Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF mira mercado árabe de franchising

16/07/2009

Em extensão à participação na 1ª Feira de Franquias de Macau, o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, visitou os Emirados Árabes para avaliar o mercado daquele país como porta de entrada do franchising brasileiro para o mundo árabe. Os Emirados são compostos por sete regiões autônomas e independentes, Dubai e Abu Dhabi são os dois maiores emirados.

Dubai possui petróleo pelos próximos 20 anos e também se destaca como centro logístico, financeiro e turístico principalmente na área de compras. Possui pelo menos 10 shoppings, incluindo o Dubai Mall, atualmente o maior do mundo, além de outros como o Emirates, famoso por possuir uma pista de esqui no gelo indoor. O país oferece inúmeras oportunidades para as franquias brasileiras na área de alimentação, moda, beleza e saúde e serviços em geral. Além da grande variedade de shoppings ainda há inúmeros centros de compras menores.

As empresas que querem se estabelecer em Dubai devem possuir um sócio local que deterá pelo menos 51% das ações da Cia. O direito de propriedade em algumas áreas é destinado simplesmente aos locais cuja população não passa de 100.000. A população estrangeira de Dubai é de 90%. Para obter cidadania local é preciso se converter ao Islamismo, falar e ler fluentemente o árabe e exercer função pública por pelo menos 25 anos. Como as pré-condições são quase impossíveis, todos os estrangeiros têm de renovar constantemente seus vistos.

Abu Dhabi é a capital dos Emirados e o país mais importante. Possui petróleo para mais duzentos anos com extração diária de cerca de 2,5 milhões de barris. O ritmo de construções é altíssimo e o fluxo de capitais menos dependente de capital externo do que Dubai, onde houve pequeno desaquecimento da área de construção. Abu Dhabi possui menos shoppings que Dubai mas a tendência para os próximos anos é continuar crescendo fortemente e a área comercial será uma das áreas de ponta.

A população total dos Emirados fica em torno de dez milhões de habitantes, mas atualmente o fluxo turístico expressivo sustenta todo o crescimento que esta região vem tendo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS