Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF e Provar/FIA divulgam pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no segundo trimestre de 2008

11/08/2008

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no segundo trimestre de 2008 e a expectativa de expansão para o próximo trimestre. Realizada em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Felisoni & Associados, a pesquisa avaliou os resultados a partir de uma amostra de 60 redes de franquias.

Consolidam a amostra os seguintes ramos de atividade: Alimentação; Cosméticos e Perfumaria; Educação e Treinamento; Limpeza e Conservação; Vestuário; Beleza, Saúde e Produtos Naturais; Construção, Materiais e Serviços; Escolas de Idiomas; Negócios, Serviços e Conveniência; Hotelaria e Turismo; Móveis, Decoração e Presentes; Comunicação, Informática e Eletrônicos; e Serviços Automotivos.

Do total da amostra de redes participantes da pesquisa, 28% são do segmento de alimentação; 13%, de educação e treinamento; 10% correspondem ao segmento de Beleza, Saúde e Produtos Naturais e, outros 10% são de Escolas de Idiomas; 7% referem-se a Negócios, Serviços e Conveniência; seguido por Limpeza e Conservação, também com 7%. Os demais segmentos representam juntos 25% da amostra.

Nesta 5ª edição, 8.320 lojas estão representadas, das quais 97% são unidades franqueadas. Para o terceiro trimestre do ano, as projeções indicam um crescimento médio de 6,14% na expansão das redes, comparativamente ao segundo trimestre que foi de 3,96%.

A pesquisa aponta, ainda, que na composição da amostra a participação das lojas próprias diverge entre os segmentos, sendo maior para Limpeza e Conservação com 10%; e Beleza, Saúde e Produtos Naturais com 9%.

Considerando a distribuição das lojas por segmento, participantes da pesquisa, destacam-se Cosméticos e Perfumaria com 30% e Escolas de Idiomas com 28%.

Em relação ao faturamento das redes, os resultados apurados no segundo trimestre indicam crescimento de 18,7% comparado ao mesmo trimestre de 2007. Considerando os dados projetados para o terceiro trimestre, a expectativa é de elevação de 17,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Nessa edição da pesquisa, houve uma maior participação de empresas dos segmentos de Alimentação; Educação e Treinamento; Beleza, Saúde e Produtos Naturais e de Escolas de Idiomas, permitindo a consolidação dos resultados de cada um.

Entre as redes do setor de Alimentação foi apurado um aumento de 6,86% no número de lojas no segundo trimestre deste ano e as projeções para o terceiro é de crescimento em torno de 8,4%. Em relação ao faturamento, no segundo trimestre esse setor registrou um crescimento de 7,9% sobre o mesmo período de 2007. A previsão é de que para os meses de julho, agosto e setembro/2008 esse segmento obtenha um faturamento 9,6% superior ao mesmo período de 2007.

O crescimento do número de lojas, no setor de Educação e Treinamento no segundo trimestre de 2008 foi de 3,82% e a expectativa de aumento das lojas para os próximos três meses é de 10,8%. As empresas participantes deste segmento apresentaram taxas elevadas no crescimento do faturamento comparadas ao segundo e terceiro trimestres de 2007. Registraram um faturamento de 31,7% de abril a junho/2008 sobre o mesmo período de 2007. Já para o terceiro trimestre a amostra revelou que a variação no faturamento deverá ficar em torno de 39,6% se comparado ao mesmo período de 2007.

O segmento de Beleza, Saúde e Produtos Naturais obteve crescimento de 5,94% no número de lojas e de 17,5% no faturamento em relação ao segundo trimestre do ano passado. Para os meses de julho a setembro deste ano, a expectativa é de uma variação de 18,3% no faturamento e de 7,9% no número de lojas em relação ao mesmo período de 2007. Em relação ao segundo trimestre o crescimento esperado no faturamento é de 6,1%.

As redes de Escolas de Idiomas, por sua vez, obtiveram crescimento de 5% no número de lojas nos meses de abril a junho e apresentaram uma expectativa de aumento de 6,23% para o terceiro trimestre. No que diz respeito ao faturamento dessas redes, no segundo trimestre houve uma evolução de 12,6% sobre igual período de 2007. A expectativa de crescimento  do faturamento desse segmento para o terceiro trimestre é de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Para os demais segmentos, a amostra registrou uma variação de 2,47% no número de lojas no segundo trimestre deste ano e projeção de aumento de 4,8% para os próximos três meses. No que se refere ao faturamento, a pesquisa apontou um aumento de 21,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2007. A expectativa de faturamento para o próximo trimestre de 2008 é de 19,8% sobre o mesmo período de 2007.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, o estudo é uma excelente ferramenta para os empresários do setor medirem o desempenho do seu segmento de atuação durante o ano. Além disso, temos uma base de dados que está aumentando a cada trimestre, tornando a amostra mais representativa.

 

Por: Redação DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS