Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF apresenta novo projeto de exportação de franquias

20/08/2009

A ABF realizou no dia 14 de agosto, em sua sede em São Paulo, o lançamento do III Projeto de Exportação das Franquias Brasileiras, em parceria com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O evento teve como objetivo apresentar o novo programa, cujo intuito é ampliar a atuação das franquias brasileiras no mercado internacional, tanto em número de novas empresas, como em mercados atingidos. Atualmente a ABF tem mapeado 65 redes brasileiras atuando em 49 países.

O encontro contou com a participação de mais de 20 marcas associadas, dentre as quais, cinco já haviam participado nos projetos anteriores. O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, explanou sobre a importância em iniciar o processo de internacionalização das marcas brasileiras, uma vez que o mercado mostra-se maduro e competente para este fim. Ele apresentou os resultados dos dois projetos anteriores e demonstrou que as empresas participantes tiveram um excelente desempenho ao fortalecer o mercado internacional para as marcas brasileiras.

Eduardo Morita, do Grupo Ornatus, foi convidado para falar da experiência da rede Morana como participante do projeto anterior. Morita fundamentou a importância em participar de eventos internacionais com a chancela da ABF, como entidade oficial do franchising no Brasil, e do governo brasileiro, o que, segundo ele, aumenta a credibilidade perante os investidores e contatos internacionais.

Camargo apresentou as condições do novo projeto.  Para essa nova versão, as empresas poderão escolher apenas as ações de seu interesse, não havendo limite de participação. Além disso, os recursos investidos pela APEX-Brasil, a fundo perdido, minimizam o investimento dos empresários, viabilizando o acesso de um número maior de empresas.

As ações escolhidas para este projeto terão início em outubro, e vão até julho de 2010, nos seguintes países-alvo:

Missão de Prospecção:
– Costa Rica, Guatemala e Panamá: Outubro de 2009
– Turquia e Egito: Dezembro de 2009

Feira com Missões Comerciais:
– Estados Unidos (Miami): Janeiro de 2010
– Angola: Julho de 2010
 

Para potencializar a participação nas feiras ocorrerão conjuntamente rodadas de negócios, organizadas e agendadas pela ABF.  Isso permitirá não apenas a exposição de marcas e prospecção de contatos, como uma busca direcionada por investidores pré-selecionados para conhecer a sua marca e conceito. O projeto prevê ainda ações de comunicação, assessoria de imprensa e promoção das marcas participantes.

Ricardo ilustrou o novo formato do projeto com o exemplo de participação na feira de franquias de Miami, em janeiro próximo. Cada empresa participante exibirá sua marca no estande do Brasil, participará de rodadas de negócios e de ações de marketing/divulgação a um custo de US$ 1.000, mais as despesas de viagem.

No dia 25/08, 3ª feira, a ABF apresentará o novo projeto para os associados do Rio de Janeiro. O encontro, em formato de café da manhã, acontecerá na sede da seccional Rio.

Para os associados da ABF interessados em participar ou obter mais informações sobre o projeto, encaminhe e-mail para [email protected] ou entre em contato com Rogério Feijó ou Rodrigo Faria nos telefones: (11) 3020-8826 / 3020-8828 respectivamente. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS