Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

9 dicas para quem vai visitar a Expo Franchising ABF Rio

06/09/2019

Se você está procurando uma franquia para investir, nada melhor do que visitar uma feira especializada para entrar em contato com o mundo do franchising.

As feiras, como a Expo Franchising ABF Rio, são uma ótima oportunidade para falar com os responsáveis pelas marcas, conhecer diversos tipos de negócios e, quem sabe, descobrir o empreendimento ideal para o seu perfil.

Este ano, a feira de franquias do Rio acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, e terá a presença de 200 redes dos mais diversos tipos de negócios.

A expectativa da organização do evento é movimentar R$ 120 milhões em negócios e receber 22 mil visitantes.

Para te ajudar a aproveitar melhor a Expo Franchising ABF Rio, separamos algumas dicas do Ricardo José Alves, que foi diretor da Regional Interior de São Paulo da ABF (2017/2018) e é CEO da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), grupo que detém as redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho.

Confira:

  1. Vá com tempo

Não adianta correr: a feira de franquia é grande e, justamente por isso,  é uma oportunidade única para você entrar em contato com diversas marcas, até aquelas que você nem imaginava que existisse.

“Ao andar pela feira, você vai se deparar com uma série de opções de negócios nos mais variados segmentos e terá a oportunidade de conhecer mais sobre o setor de franquias e conversar com muitos empresários. Por isso, vá sem pressa”, ressalta o CEO da Hallipar.

  1. Além dos estandes

A Expo Franchising ABF Rio conta com outras atrações que podem contribuir para que você aproveite mais a feira, como palestras e apresentações de cases de sucesso.

A programação completa você encontra aqui.

  1. Olhe para todos os segmentos

Como já falamos anteriormente, a feira é uma ótima oportunidade para que você conheça segmentos diferentes.

“Pode ser que você tenha, inicialmente, preferência por um segmento específico de negócio, talvez por simpatia a uma marca ou produto. Visite a feira sem preconceitos e sem a tentação de olhar só as marcas que você já conhece”, completa o especialista.

  1. Leve as suas dúvidas anotadas 

Mesmo que você vá sem pressa, é preciso otimizar o tempo. Por isso, é importante fazer uma pesquisa antes da feira e anotar todas as suas dúvidas.

“Para ganhar tempo e não se perder no mar de informações que você receberá durante a sua visita, leve as suas dúvidas anotadas. Dessa forma, você conseguirá conduzir as conversas a partir das informações que julgar serem importantes para tomar qualquer decisão”, explica.

  1. Não tenha medo de perguntar

Esse é o momento para entrar em contato com os executivos da franqueadora, por isso, pergunte absolutamente tudo o que você entender ser necessário para conhecer o negócio.

Peça detalhes sobre o desempenho financeiro da marca, sobre as taxas, ações de marketing e, principalmente, o tipo de suporte que é oferecido aos franqueados antes e depois de o negócio ser fechado.

“O nível de transparência com que as informações são passadas pode ser um bom filtro para o candidato a franqueado”, comenta Ricardo José Alves.

  1. Invista mais de um dia na feira 

Um dia não é suficiente para explorar tudo pela feira. Além disso, quando você voltar para casa, mais dúvidas surgirão.

Por isso, invista mais de um dia na feira. Revisite as marcas que mais te agradaram e procure esclarecer todas as questões que ficaram pendentes.

  1. Visite lojas antes de voltar para a feira 

Houve alguma marca que te chamou a atenção? Então, antes de voltar para a feira, dê uma passadinha por uma loja da franquia!

“Procure observar como é a relação com os clientes, a qualidade dos produtos e/ou serviços e até mesmo a postura dos funcionários”, ressalta Ricardo.

  1. Converse com franqueados

Muitos franqueados também estarão presentes na Expo Franchising ABF Rio. Por isso, este é o melhor momento para você conversar com eles e entender como será a sua rotina como dono de um negócio.

Lembre-se que é o franqueado que vive o dia a dia da marca e tem a experiência do relacionamento com o franqueador, então, ninguém melhor que ele para que você possa confirmar se todas as informações passadas pelas marcas procedem..

  1. Não feche negócio na feira 

Comprar uma franquia é uma decisão muito importante.

Afinal, você vai investir seu tempo e seu dinheiro e, por isso, o que se espera é um bom resultado, certo?

Por isso, não deixe se envolver pela empolgação do momento.

“Volte para casa, avalie as propostas, veja a que mais atende ao que você gostaria de fazer, ao que você espera de retorno e a que está mais próxima do seu poder de investimento. Cuide bem do seu sonho e do seu dinheiro. Aproveite a feira e sucesso!”, finaliza o  CEO da Halipar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS