Segundo ABF, cerca de 62% dos municípios brasileiros já contam com unidades franqueadas.
O número é um avanço de 6% em relação ao último dado apresentado em junho de 2022
Com a consolidação do home office no pós-pandemia, muitos brasileiros migraram para o interior do Brasil na busca por mais qualidade e menor custo de vida.
Em paralelo a esse êxodo urbano, muitas redes também encontraram nesse movimento uma oportunidade para expandir com a interiorização, a fim de atender esse novo público e, de quebra, ainda desinflar suas operações das capitais.
Não à toa, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 62% dos municípios brasileiros já contam com unidades franqueadas.
O número é um avanço de 6% em relação ao último dado apresentado em junho do ano passado e corresponde a 3.452 cidades.
Nesse sentido, as franquias em formato container têm chamado a atenção dos investidores pelo custo x benefício, a rápida instalação, a versatilidade e a liberdade geográfica que o modelo oferece.
Veja abaixo 5 franquias que investem nesse formato:
American Cookies:
A American Cookies, rede de franquias brasiliense com mais de 50 lojas espalhadas por 11 estados brasileiros, aposta em um modelo de container mirando no interior.
O novo formato, aposta em uma base de caixa produzida em aço, alumínio ou fibra, que oferece uma estrutura já pronta, proporciona mais liberdade geográfica para o franqueado, já que a estrutura, de fácil e rápida instalação, pode ser levada de um estado para outro em um caminhão.
Com investimento inicial a partir de R$ 190.000 mil e projeção de receita de até R$ 100.000,00 tem como objetivo atender, principalmente, cidades menores de até 50 mil habitantes e municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.
Rei do Mate
Em 1978, foi fundada a primeira loja pelo empresário Kalil Nasraui, na famosa esquina paulista das Avenidas Ipiranga e São João.
Com apenas 20 m², conquistou os primeiros consumidores com uma receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá.
Foi sucesso na década de 1980, tornando-se um ponto tradicional no Centro Paulistano.
Por mais de uma década, Rei do Mate manteve sete lojas próprias e mudou o hábito de consumo de chá dos paulistanos.
A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que fosse multiplicado como franquia.
Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a mais de 100 – e o café e o pão de queijo foram incorporados ao cardápio.
Hoje, Rei do Mate conta com mais de 300 lojas instaladas em 19 Estados.
Com 45 anos de fundação e com 31 anos de franchising, é a maior rede de casa de mate do país.
Em 2023 foi eleita a Melhor franquia do Brasil e por 24 anos consecutivos recebeu o Selo de Excelência da ABF, ambos pela Associação Brasileira de Franchising.
Sodiê Doces
A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país e 100% brasileira, possui atualmente 360 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA.
Está presente no franchising desde 2006.
Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana.
Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva).
A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais).
Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.
Topper
Desde 1975 no mercado esportivo da América do Sul, a Topper protagonizou alguns dos momentos mais importantes do futebol e rugby, como o patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol e Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Atualmente, é fornecedora de bolas dos principais campeonatos estaduais, além de patrocinar o Sesi Franca Basquete, atual campeão da NBB.
Principais produtos: chuteira, tênis, bolas, vestuário.
Rainha
Fundada em 1934, a Rainha conta com DNA brasileiro que tem histórico no vôlei profissional, com o patrocínio da Seleção Brasileira, na década de 80.
Pioneira no segmento esportivo com o lançamento do tênis Rainha System, primeiro sistema de tecnologia 100% brasileiro no mercado, além de contar com modelos icônicos, como Mont Car, Iate e VL 2500.
Principais produtos: vestuário, tênis casuais e esportivos e acessórios.
Fonte: Broto Comunicação