Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

18/11 – Semana Global do Empreendedorismo na sede da ABF

19/11/2008

No último dia 18 de novembro,  o auditório da associação foi palco da apresentação: Internacionalização do Sistema de Franquia Brasileiro, do especialista Paulo César Mauro, da Global Franchise.

Com larga experiência no desenvolvimento de canais de distribuição, através do sistema de franquias, o especialista dissertou sob o tema Internacionalização do Sistema de Franquia Brasileiro.

O especialista falou sobre os modelos e alternativas de expansão internacional, tais como franquia regional; franquia de conversão; joint-venture, rede própria e licenciamento de marca. Apontou os passos para quem deseja expandir internacionalmente, devendo levar em conta avaliação do potencial; experiência internacional; definição dos mercados alvo; registro de marca; preparação de material das franquias, a importância em fazer um business plan para o país de interesse, implantação de unidade piloto e expansão da rede.

Paulo Cesar Mauro também mostrou as diferenças de franquias no exterior dando exemplos de territórios, taxas e verbas, treinamento/suporte, manuais e suprimentos. Além de falar sobre as diferenças de pontos comerciais, marketing, aspectos tributários, legais, controles e até taxas de financiamento para quem deseja levar sua marca para outro país.

O consultor abriu o leque das diversas oportunidades internacionais sem deixar de esclarecer as vantagens e riscos, fazendo um panorama das qualidades de um bom parceiro internacional e mostrando cases de franquia em diversas partes do mundo.

Para Eduardo Chvaicer, empreendedor que tem como atual objetivo trazer ao Brasil uma marca americana, cuja estratégia não permite dar mais detalhes,  participar deste evento foi extremamente oportuno. `Pretendo fazer o caminho inverso e conhecer o cenário, os pontos das negociações, o que propor e o que pedir. Acredito que essas orientações vão me ajudar a entrar no mercado`, afirma o empresário.

Para a associada Scheila Carol Amaral Fernandes, da Vico Farma, participar dos eventos realizados ou apoiados pela ABF sempre lhe dão a oportunidade de absorver conhecimento e disseminar as boas práticas do franchising aos seus colaboradores. `Às vezes ficamos em situações muito confortável e trocar experiências nos faz crescer`, afirma Scheila.

A Semana Global do Empreendedorismo trouxe a ABF um perfil bem diversificado de pessoas interessadas em conhecer o espírito empreendedor presente nos negócios que envolvem o sistema de franquia, é o caso do investidor Pedro Antônio Tomelleri, diretor da Palazzo Do Diet Light, empresa com sede em Monteiro Lobato, interior de São Paulo, que fabrica produtos de baixo teor calórico destinados para diabéticos ou pessoas que desejam perder peso.

O investidor deseja formatar um braço de sua empresa em franquia, e contou ao portal da ABF que a empresa já está despertando interesse no mercado italiano. `Resolvi participar da semana global, em especial desta palestra para poder entender os parâmetros que devem ser adotados tanto na formatação de uma franquia quanto na expansão internacional`, conta Tomelleri que já inclui em seus planos associar-se a entidade tão logo formalize sua primeira franquia.

`Todos nós sabemos o quanto é difícil ter um negócio próprio, despertar a atitude empreendedora que existe em cada pessoa é muito importante e a ABF permite com atividades como estas fazer as pessoas pensarem em empreender e fazer de maneira segura“ conclui Paulo Cesar Mauro.

 


Redação DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS