Empreendedora investe R$5 mil em franquia e fatura milhões

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Empreendedora que investiu R$ 5 mil em franquia atinge faturamento de milhão em 12 meses

22/02/2024

Mafalda Ramos é uma franqueada part time e fatura R$ 80  mil mensais

Residente há dois anos no Brasil, a portuguesa Mafalda Ramos, 50, sempre desejou ter o próprio negócio e trabalhar com autonomia, e foi no Brasil que ela colocou seu sonho em prática.

Devido à formação em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve, e um mestrado em marketing turístico, optou por ser franqueada da TZ Viagens, a maior rede de franquias de agências de viagens multimarcas no Brasil.

Com essa parceria, prosperou: em 2023, faturou R$ 80.000 mensalmente, e investiu apenas R$ 5 mil para abertura do negócio.

Em outubro de 2021, após pesquisar a fundo as opções de franquias disponíveis no mercado, comprou uma unidade da rede que, em 2023, fechou o ano com 220 franquias.

“Quando eu conversei com a equipe da TZ Viagens pela primeira vez, marcaram uma entrevista imediatamente.

Apresentaram-me os dados da empresa e explicaram como tudo funcionava.

Foi um ‘combo’ de coisas que me ajudou a sentir confiança na marca”.

Além do cuidado com o qual foi tratada, outro fator mostrou-se essencial para que Mafalda enxergasse a rede como o meio ideal para realizar os seus sonhos.

“A questão de ser um investimento relativamente baixo em comparação com o preço inicial de uma agência de viagens também foi bastante atrativo”.

Por R$ 5 mil, a portuguesa comprou um negócio em terras brasileiras.

Para ela, empreender também é a possibilidade de trabalhar com flexibilidade:

“A minha agência funciona somente em part time. Na maior parte das vezes, trabalho durante o horário noturno e aos sábados”.

Aliado ao estilo home based, Mafalda concilia as demais tarefas do cotidiano.

Embora divida-se entre dois empregos, o futuro está na TZ Viagens.

“Quero dedicar todo o meu tempo à agência porque desejo uma vida mais livre”.

Para além de sua competência na gestão de  um empreendimento, Mafalda possui todo o apoio necessário para manter os números altos.

“O suporte é excelente.

Temos rede de apoio, fornecedores sérios, há constantemente treinos de capacitação para os destinos e sistemas, e eles repetem-se”.

Para ela, todo esse cuidado é essencial para manter um negócio de portas abertas.

“Uma pessoa pode entrar nesse ramo sem qualquer conhecimento porque, com estudo, é possível adquirir as competências necessárias para ter um negócio de sucesso.

Nos sentimos protegidos e acolhidos.”

Após quase três anos de empreendimento, Mafalda sabe quais as dificuldades que pode enfrentar – questão que surge para todo e qualquer empreendedor – e relembra os percalços do começo.

“Angariar os clientes.

Abrir um negócio contando com amigos e conhecidos é um erro terrível, para amadores.

E tem a falta de compreensão sobre o negócio como um todo, a nossa falta de conhecimento para alguns destinos.

Eu acho muito importante vendermos os destinos com os quais nos sentimos confiantes, então ver algo sem procurar nos informar sobre o destino, pode dar errado porque não saberemos responder ao cliente, e a nossa insegurança é visível.

Temos que ter conhecimento sobre aquilo que estamos vendendo.”

Para 2024, Mafalda revela uma meta pessoal.

Quer faturar o dobro do ano passado, quando alcançou seis dígitos de faturamento.

“Estou trabalhando para isso.

Quero crescer para, o mais breve possível, me dedicar 100% à agência.“

Com anos de experiência no ramo, a empreendedora aconselha quem deseja ter o próprio negócio. Segundo ela, é preciso ser consciente de que tudo se consegue, mas que não há caminho fácil.

“É preciso ser muito entusiasta, resiliente e passar por aquela fase inicial que é mais difícil.

Não temos clientes, não sabemos usar o sistema, ficamos frustrados.

Não foi fácil para mim e acredito que não seja para ninguém.

Mas com determinação, entusiasmo e disponibilidade para ouvir as pessoas, somado às técnicas de venda, empatia, simpatia e bom humor, tudo se consegue.”

 

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Fonte: ACCrux