Mafalda Ramos é uma franqueada part time e fatura R$ 80 mil mensais
Residente há dois anos no Brasil, a portuguesa Mafalda Ramos, 50, sempre desejou ter o próprio negócio e trabalhar com autonomia, e foi no Brasil que ela colocou seu sonho em prática.
Devido à formação em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve, e um mestrado em marketing turístico, optou por ser franqueada da TZ Viagens, a maior rede de franquias de agências de viagens multimarcas no Brasil.
Com essa parceria, prosperou: em 2023, faturou R$ 80.000 mensalmente, e investiu apenas R$ 5 mil para abertura do negócio.
Em outubro de 2021, após pesquisar a fundo as opções de franquias disponíveis no mercado, comprou uma unidade da rede que, em 2023, fechou o ano com 220 franquias.
“Quando eu conversei com a equipe da TZ Viagens pela primeira vez, marcaram uma entrevista imediatamente.
Apresentaram-me os dados da empresa e explicaram como tudo funcionava.
Foi um ‘combo’ de coisas que me ajudou a sentir confiança na marca”.
Além do cuidado com o qual foi tratada, outro fator mostrou-se essencial para que Mafalda enxergasse a rede como o meio ideal para realizar os seus sonhos.
“A questão de ser um investimento relativamente baixo em comparação com o preço inicial de uma agência de viagens também foi bastante atrativo”.
Por R$ 5 mil, a portuguesa comprou um negócio em terras brasileiras.
Para ela, empreender também é a possibilidade de trabalhar com flexibilidade:
“A minha agência funciona somente em part time. Na maior parte das vezes, trabalho durante o horário noturno e aos sábados”.
Aliado ao estilo home based, Mafalda concilia as demais tarefas do cotidiano.
Embora divida-se entre dois empregos, o futuro está na TZ Viagens.
“Quero dedicar todo o meu tempo à agência porque desejo uma vida mais livre”.
Para além de sua competência na gestão de um empreendimento, Mafalda possui todo o apoio necessário para manter os números altos.
“O suporte é excelente.
Temos rede de apoio, fornecedores sérios, há constantemente treinos de capacitação para os destinos e sistemas, e eles repetem-se”.
Para ela, todo esse cuidado é essencial para manter um negócio de portas abertas.
“Uma pessoa pode entrar nesse ramo sem qualquer conhecimento porque, com estudo, é possível adquirir as competências necessárias para ter um negócio de sucesso.
Nos sentimos protegidos e acolhidos.”
Após quase três anos de empreendimento, Mafalda sabe quais as dificuldades que pode enfrentar – questão que surge para todo e qualquer empreendedor – e relembra os percalços do começo.
“Angariar os clientes.
Abrir um negócio contando com amigos e conhecidos é um erro terrível, para amadores.
E tem a falta de compreensão sobre o negócio como um todo, a nossa falta de conhecimento para alguns destinos.
Eu acho muito importante vendermos os destinos com os quais nos sentimos confiantes, então ver algo sem procurar nos informar sobre o destino, pode dar errado porque não saberemos responder ao cliente, e a nossa insegurança é visível.
Temos que ter conhecimento sobre aquilo que estamos vendendo.”
Para 2024, Mafalda revela uma meta pessoal.
Quer faturar o dobro do ano passado, quando alcançou seis dígitos de faturamento.
“Estou trabalhando para isso.
Quero crescer para, o mais breve possível, me dedicar 100% à agência.“
Com anos de experiência no ramo, a empreendedora aconselha quem deseja ter o próprio negócio. Segundo ela, é preciso ser consciente de que tudo se consegue, mas que não há caminho fácil.
“É preciso ser muito entusiasta, resiliente e passar por aquela fase inicial que é mais difícil.
Não temos clientes, não sabemos usar o sistema, ficamos frustrados.
Não foi fácil para mim e acredito que não seja para ninguém.
Mas com determinação, entusiasmo e disponibilidade para ouvir as pessoas, somado às técnicas de venda, empatia, simpatia e bom humor, tudo se consegue.”
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Fonte: ACCrux