Ana Paula Jorge de Oliveira é a proprietária das franquias de Valinhos, Jundiaí e Vinhedo
A publicitária Ana Paula Jorge de Oliveira, 53, se orgulha em dizer: “me dediquei por quase 20 anos aos cuidados dos meus filhos”.
Foi uma decisão acertada, mas essa fase passou.
Os dois filhos já estão na faculdade e ela se viu cheia de disposição para iniciar novos projetos.
Antes de largar a carreira, Ana Paula sempre focou nas áreas administrativa e de vendas.
Com talento, sabia olhar para a operação de uma empresa sob diversas óticas.
“Quando meus filhos resolveram sair de casa para estudar, sentei com meu marido e decidi que iria investir no franchising”, revela Ana Paula, que enxerga no parceiro de vida um aliado estratégico no empreendedorismo.
A entrada no franchising
Com uma reserva financeira disponível, ela passou a buscar opções no mercado.
Viu na depilação a laser uma oportunidade.
“Pensei em investir em algo que fugisse da área de atuação da família, que é a automação.
No fim de 2019, me tornei franqueada da Maislaser”, lembra.
A primeira unidade foi em Valinhos (SP).
Logo em seguida, veio a pandemia, no entanto, Ana Paula não se intimidou.
Mudou a estratégia de captação de clientes, implementou protocolos rígidos de segurança sanitária e seguiu em frente.
“Os números apareceram mesmo no período mais delicado.
As pessoas, em casa, passaram a olhar com mais zelo pelos cuidados com a saúde e a estética”, diz.
Dados da Associação Brasileira de Franchising revelam que, em 2020, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o que menos sentiu a variação de faturamento no início da fase mais rígida da pandemia.
Só para se ter ideia, a queda em junho daquele ano foi de 1%, enquanto o setor de moda viu os números caírem 57%.
Olhar para o futuro
Mesmo com as incertezas, Ana Paula se manteve firme na ideia de ampliar a participação na rede.
Tanto que em 2021 abriu uma unidade em Jundiaí (SP) e no ano seguinte investiu na cidade de Vinhedo (SP) como a terceira operação dela na Maislaser.
“O ponto mais sensível foi, no começo, entender como a operação funcionava.
Com o tempo a gente percebeu que cada unidade tem suas características e peculiaridades.
Hoje, pensamos em estratégias amplas para as minhas três unidades, mas sempre entendendo a realidade e o momento de cada uma delas”, analisa.
Juntas, as três unidades representam um faturamento médio de R$ 300 mil por mês e a meta é acrescer cerca de 20%, o que deve representar R$ 4,3 milhões no ano.
Visão do todo com curvas no caminho
Com os números aparecendo, Ana Paula viu a necessidade de ampliar a equipe de apoio.
Atualmente, ela tem uma gerente regional que se dedica aos cuidados operacionais das unidades.
Em paralelo, a franqueada pensa a estratégia e busca novos processos para tornar o atendimento ainda mais personalizado e de qualidade.
“Todo empresário tem as dores do empreendedorismo.
É preciso entender a origem delas e focar energia para superá-las.
Eu, por exemplo, fui diagnosticada recentemente com TDAH e isso me fez aumentar ainda mais a minha entrega aos meus negócios”, revela a franqueada.
O TDAH é o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, de causas genéticas e que causa inquietação, impulsividade e falta de atenção.
Dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) revelam que cerca de 2 milhões de brasileiros vivem com o TDAH.
“O diagnóstico me fez entender o meu dia a dia nas clínicas.
Agora olho para tudo com outros olhos, entendendo que cada um é diferente, faz as coisas de forma diferente da que acho que é o certo, e chega no mesmo lugar.
Acredito que se não fosse essa demanda de atividades diferentes do meu dia a dia de mãe, não teria descoberto meu diagnóstico e nunca teria evoluído como pessoa.
Hoje sou uma empreendedora bem mais flexível e comedida, e todos saíram ganhando com isso: eu, minhas funcionárias e as empresas”, finaliza.
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Fonte: G Comunicação Estratégica