10 dicas para quem vai visitar a ABF Franchising Expo
24/05/2019
Um dos momentos mais importantes do ano para empreendedores é a semana da ABF Franchising Expo.
O tradicional evento de franquias de São Paulo, que esse ano acontece no Expo Center Norte entre os dias 26 e 29 de junho, é um bom momento para entrar em contato com as marcas, tirar as dúvidas e, quem sabe, encontrar aquele negócio dos seus sonhos.
Durante os quatro dias de evento, mais de 400 marcas dos mais diversos segmentos de franquias estarão expostas!
Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT, ressalta que uma das vantagens do evento é justamente a possibilidade de conhecer várias marcas num mesmo local.
“O empreendedor acaba economizando tempo pois não precisa entrar em contato com cada marca individualmente. Além disso, a disposição das equipes em mostrar o negócio é grande”. completa.
Separamos dez dicas para te ajudar a aproveitar a feira ainda mais. Confira:
1 – Estude sobre franquias
Parece óbvio, mas o primeiro passo é conhecer o mundo do franchising.
Entender como funciona uma franquia no Brasil, o que é uma microfranquia, a origem do sistema, como está o mercado e os conceitos envolvidos ajudam a não ficar perdido quando chegar ao evento.
A feira é grande e o tempo é curto, não é mesmo? Por isso, é importante ter tudo planejado.
Vale a pena entrar no site oficial da feira e verificar as marcas participantes. Assim, você pode selecionar as que mais te chamam a atenção.
Além disso, você deve pesquisar as franqueadoras antes mesmo do evento. Visitar os sites, as redes sociais e ver os comentários podem te ajudar a ter uma ideia das marcas que mais tem a ver com o seu perfil.
3 – Use o mapa como seu melhor aliado
Como a gente já disse, a feira é muito grande.
Assim, ficar perdido durante o evento não é uma tarefa difícil.
“Se a pessoa já sabe em qual segmento deseja investir, pode mapear as marcas presentes para conhecer mais a fundo cada uma”, ressalta Lyana Bittencourt.
Não é porque o roteiro está fechado que você vai deixar de conhecer as marcas que te chamaram a atenção durante a ABF Franchising Expo, não é mesmo?
“Algumas franquias são lançadas na feira e acabam chamando a atenção pelo efeito novidade”, conta Lyana.
Então, aproveite o momento e pare para conhecer as novas marcas. Mas cuidado para não perder o foco!
5 – Tire todas as suas dúvidas
Esse é o momento para entrar em contato com os executivos da franqueadora.
Por isso, aproveite para tirar as dúvidas, inclusive aquelas que ficaram quando você fez a pesquisa prévia sobre a marca.
Pergunte sobre investimento, lucro, faturamento, retorno, o dia a dia da operação, enfim, pergunte tudo!
6 – Preencha o cadastro solicitado no stand
Durante o evento, as marcas pedem que os candidatos a franqueado preencham um cadastro.
É por meio desse cadastro que as franqueadoras entram em contato com os empreendedores.
Por isso, não fique com medo!
“Ao final da feira, a franqueadora aciona as pessoas que demonstraram interesse na franquia. Caso ela não entre em contato, o empreendedor pode acionar a marca diretamente”, ressalta a especialista.
7 – Explore as outras atrações da feira
Além dos stands das marcas, a ABF Franchising Expo conta com outras atrações que podem contribuir para você.
A Arena do Conhecimento, por exemplo, conta com especialistas em franchising que te ajudam a entender melhor o setor e também a escolher qual a melhor franquia para o seu perfil.
Uma das principais vantagens da ABF Franchising Expo é ter em um mesmo local diversos perfis de pessoas, desde os responsáveis pelas marcas até os entusiastas do franchising.
“A feira acaba sendo também um evento de relacionamento. O empreendedor pode aproveitar para se relacionar com pessoas que estão no mesmo momento que ele e com outros executivos”, ressalta Lyana.
Assim, aproveite para conversar e trocar contatos com empreendedores, franqueados, especialistas e outras pessoas que estejam no evento.
9 – Não faça nada por impulso
Comprar uma franquia é uma decisão muito importante.
Afinal, você vai investir seu tempo e seu dinheiro e, por isso, o que se espera é um bom resultado, certo?
Por isso, não adquira uma franquia sem ter certeza absoluta de que aquilo é o que você realmente quer.
“Há que ter a cautela de não deixar a Expo ser sua única fonte de pesquisa. Na feira as marcas mostram o seu melhor e o empreendedor tem que ir além antes de se decidir em qual marca investir”, alerta a especialista do Grupo BITTENCOURT
10 – Leia todo o material recebido na ABF Franchising EXPO
Após a feira, você já terá feito um filtro das marcas que mais lhe chamaram a atenção e, assim, vai poder aprofundar os conhecimentos nas que mais se interessou.
Por isso, aproveite o momento para ler o material que recebeu e as anotações que fez durante o evento.
“As franqueadoras hoje tem utilizado de bastante transparência ao passar as informações sobre o negócio e o candidato tem que tirar todas as dúvidas que tiver antes da assinatura do contrato”, ressalta Lyana.
Temos alguns artigos, além de e-books que você pode baixar e conhecer ainda mais sobre franchising e se sentir mais seguro para ir visitar a ABF Franchising Expo.
E se você quiser conhecer algumas marcas antes de visitar a ABF Franchising Expo, veja essa lista abaixo:
Visitar a ABF Franchising Expo – Franquia Authentic Feet
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
O BILLY THE GRILL foi lançado em 2010, resultado da incansável vontade e persistência dos seus fundadores em lançar e administrar uma atividade comercial na área da alimentação que refletisse sua visão e valores de trabalho: serviço de alimentação com oferta de refeições rápidas, fartas e saborosas – comida brasileira, com sabor caseiro – e bom atendimento.
Consolidada em todas as regiões do Brasil, num contínuo movimento de expansão pelo território nacional, a Casa do Construtor é uma das marcas mais laureadas dos últimos anos.
Inaugurada em 1993, conta com mais de 200 unidades espalhadas por quase todos os estados brasileiros. Nossa meta é alcançar a marca de 1.000 unidades no país.
O DIA está presente em 5 países: Argentina, Brasil, China, Espanha e Portugal, com mais de 3960 franquias, 7700 lojas, que atendem em media mais de 155 milhões de cliente por ano. Só em nosso país, onde está presente desde 2001, possui mais de 1000 lojas divididas em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. São mais de 34 anos no varejo mundial convertidos em força e poder de negociação, para proporcionar a consumidores e franqueados um completo mix de produtos com os preços mais atrativos do mercado.
Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira , hoje conta com quase 200 unidades no País e está em 25 estados brasileiros. Surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança.
Sterna é um gênero de ave que mais viaja no mundo. Em seus 34 anos de vida, essa pequena espécie de apenas 100g viaja o equivalente a 3 viagens, ida e volta, entre a Terra e a Lua, ou simplesmente dá 60 voltas ao mundo. O Conceito da franquia Sterna Café vem do mundo das viagens dos seus fundadores que viajaram mais de 60 países experimentando novos sabores e vivenciado a cultura de cada um deles, buscando referências para proporcionar um ambiente agradável e uma viagem no mundo dos cafés.
Com mais de 20 anos de experiência em franchising, a Depyl Action se tornou uma marca reconhecida e consolidada no mercado. Hoje, é referência nacional em serviços de depilação, por proporcionar uma experiência única, 100% focada em não somente satisfazer, mas também encantar nossos clientes em cada detalhe.
Engana-se quem pensa que para ser um franqueado OdontoCompany precisa ser formado em odontologia. De acordo com a rede, 40% dos proprietários de unidades atuais não possuem formação na área da Saúde. Entretanto, é imprescindível ter afinidade com a área e dedicação ao negócio.
Visitar a ABF Franchising Expo – FRANQUIA VIA CERTA
O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil, oferecendo mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética.