Tendências de negócios 2020 ditam caminhos para investir em franquias
20/02/2020
Após um período turbulento, o Brasil finalmente está entrando nos eixos e, consequentemente, gerando oportunidades para negócios.
Por isso, fique de olho nas tendências de negócios para 2020!
Em 2019, o varejo acumulou um acréscimo de 6,3% na receita nominal, enquanto o segmento de serviços registrou um aumento de 0,9% em seu volume, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para Tarso Cruz, diretor de operações da Inova Franquias, há bastante otimismo em relação a este ano.
“Os juros baixos são o principal aspecto que deve impactar as franquias em 2020, tanto pelo consumo aguçado das famílias como pela intenção de investimento no setor privado”, destaca o especialista.
Segundo as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor deve ter um crescimento de 8% em seu faturamento em 2020, além de um aumento de 6% em unidades e empregos e um acréscimo de 1% no número de redes.
Com as expectativas em alta, este se torna o momento ideal para você investir na sua franquia e começar a lucrar.
Quais as principais tendências de negócios para 2020?
Para o diretor da Inova Franquias, o desempenho da Construção Civil, do varejo e do segmento de serviços em 2019 apontam que esses segmentos devem seguir se consolidando e gerando oportunidades.
Tarso também destaca como tendências de negócios 2020 as franquias digitais, como, por exemplo, as de meios de pagamentos, delivery e de tecnologia no geral.
“Como possuem o investimento mais acessível e solução que o mercado demanda devemos ver esse tipo de franquia em destaque”, explica.
De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 80% dos brasileiros buscam uma alimentação mais equilibrada, enquanto 71% afirmam a preferência por produtos saudáveis, mesmo que mais caros.
“Estamos passando por um grande processo de reeducação alimentar que está trazendo boas oportunidades para quem quer investir em alimentação saudável.
Modelos como casa de Pokes, Lanches naturais e sucos estão cada vez mais em alta”, comenta Tarso Cruz.
E o franchising?
Nos últimos anos, o franchising se modernizou para atender às principais demandas do mercado.
Com isso, surgiram oportunidades até para aqueles investidores com um capital menor para investir.
“É válido reforçar que o sistema de franquias depende de um relacionamento transparente entre franqueado e franqueador, gestão de uma marca consistente e um plano de expansão efetivo, que traga resultados e seguranças para o Franqueado e o Franqueador”, comenta o especialista da Inova Franquias.
Tendência de negócios 2020 na sua região
Em um País com dimensões continentais como o Brasil, não é tudo que faz sucesso em todos os lugares.
Um produto muito bem visto pelos paraenses, por exemplo, pode não fazer o menor sentido para quem vive em Santa Catarina.
Ou seja, é preciso avaliar muito bem antes de investir em uma franquia e identificar se aquele negócio é uma tendência para a sua região.
“Algumas formas mais simples como pesquisa de mercado através de entrevistas e dados do IBGE podem ajudar bastantes na análise da região para tomada de decisões, mas com ferramentas mais arrojadas de geomarketing é possível determinar com maior precisão se determinada região é realmente interessante”, destaca Tarso Cruz.
Tecnologia nas franquias
A tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos.
Hoje os negócios estão cada vez mais conectados e geram novas oportunidades para empreendedores.
Ao mesmo tempo, aqueles que não investem em novas tecnologias acabam ficando para trás e correm o risco de até fechar as portas.
Há muitas marcas de franquias no mercado que estão se adequando aos desafios da Transformação Digital e oferecendo sistemas mais robustos, que beneficiam o franqueador e também o cliente final.
Outras já entenderam a importância de ficar de olho no que o consumidor quer.
Com um dia a dia cada vez mais corrido, as inovações permitiram oferecer diversos produtos e serviços de forma mais ágil e, muitas vezes, entregando diretamente na casa do cliente.
O delivery segue como uma grande tendência de negócio para 2020.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) mostra que os pedidos via aplicativo movimentam R$11 bilhões por ano no Brasil.
Mas hoje a entrega em casa não fica mais restrita somente aos alimentos, por isso, fique atento se a franquia que você irá comprar oferece essa opção.
“O mercado de delivery é uma conveniência que vem se tornando uma necessidade e os negócios que não se atentarem a estas tecnologias podem perder mercado”, ressalta Tarso.
Te falamos as tendências de negócios 2020, agora é hora de começar a procurar.
Para ajudar, fizemos uma lista cheia de opções, clique nas franquias de interesse e entre em contato com quantas quiser:
Franquia Ginástica do Cérebro
Anúncio A rede franquias Ginástica do cérebro é uma rede de escolas que oferece cursos e treinamentos de Ginástica do Cérebro. O curso é para todas as idades, que visa potencializar seu cérebro, desenvolvendo capacidades cognitivas como memória, raciocínio lógico, foco, atenção e resolução de problemas. Atua na prevenção do alzheimer e outras demências, além de afastar alguns declínios característicos do idoso.
Tendências de negócios 2020 – Franquia Pinta Mundi Tintas
Anúncio A Pinta Mundi Tintas é uma franquia de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil, como a Sherwin-Williams, Suvinil e Coral. um negócio de baixa complexidade, rentável e que caiu no gosto dos brasileiros.
Em 2012, a Empório do Aço assumiu o modelo de franquias, e hoje com mais de 300 unidades no Brasil, Estados Unidos e Europa, é referência no varejo. Possui um variado mix de produtos que atende os mais diversos estilos contando com mais de 3000 opções em joias masculinas, femininas, entre anéis, pulseiras, correntes e brincos.
Desde sua fundação em 2012, a Fast Açaí experimenta um crescimento sustentável da marca, alcançando o patamar de Franquia em 2013. Com nosso sucesso, hoje somos a maior rede de franquias de açaí do Brasil, contamos com indústria própria e profissionais capacitados, mais de 140 unidades em 12 estados do Brasil, e também no Distrito Federal.
A Amaze Travel é especializada em viagens de formatura e turismo esportivo para jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Oferece um modelo de franquia home office, permitindo ao franqueado exercer outra atividade.
Se você quer investir seu dinheiro em um negócio seguro, a sugestão é que você invista em uma franquia Baff’s. Uma das grandes vantagens de investir nessa franquia é que você adquire uma empresa que já é consagrada no mercado, oferecendo o que há de melhor em alimentação fora do lar.
Baixo investimento, alto retorno, alta aceitação, pioneirismo, home based e tem muito mais.
A Bom Cupom oferece cupons de descontos no verso da nota fiscal de supermercados, padarias e outros estabelecimentos. Os descontos são de estabelecimentos próximos, o que movimenta a economia local e potencializa o retorno. Atualmente são mais de 70 franquias espalhadas por mais de 20 estados no Brasil.
Tendências de negócios 2020 – Franquia Brasil Nutri Shop
A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos da América Latina!
Tenha sua Própria Loja de Suplementos Online, sem se preocupar com estoque ou entregas. Com baixo custo de adesão você vai se tornar franqueado, vai fazer o seu horário e só administrar e recebe por vendas!
A Tribbu Fit Food nasceu em 2016 com a visão de fabricar e comercializar produtos saudáveis, nutritivos e saborosos tendo também como objetivo gerar oportunidades de sucesso a todos os envolvidos.
CLIQUE AQUI para mais informações sobre esta franquia
Franquia Magrass
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
Tendências de negócios 2020 – Franquia Pello Menos
Anúncio O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
Tendências de negócios 2020 – Franquia ActionCoach
A ActionCOACH nasceu em 1993 com a ideia de ajudar os pequenos e médios empresários a melhorarem seus resultados, otimizar seus negócios e melhorar sua qualidade de vida, tendo de volta seu tempo livre.
Em pouco tempo, a ActionCOACH consegue se posicionar em tal nível que sua fama começa a crescer até chegar à Nova Zelândia, Ásia e Estados Unidos.
A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas de outros bancos e cartões (consignados).
Tendências de negócios 2020 – Franquia Imaginarium
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
Uma proposta de ensino única para um mercado em plena expansão. O Grau Técnico surgiu em 2010 com uma proposta pedagógica inovadora, logo se tornando a primeira franquia de cursos técnicos no Brasil associada à ABF.
A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios. A rede nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina, e rapidamente tornou-se nacional, com expansão para os estados do Paraná, Mato do Grosso do Sul e Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Pará, São Paulo, Paraíba, Goiás, Sergipe, Rondônia, Bahia e Minas Gerais.
Vantagens a perder de vista para a empresa e para colaboradores e/ou associados e franqueados. Firmar convênio com a rede de óticas que mais cresce no Brasil tem as suas vantagens. E muitas, diga-se de passagem. A Óticas Carol, com mais de 1000 lojas presentes em 24 estados brasileiros, oferece uma série de facilidades e benefícios para as empresas conveniadas.
Oferecendo a mesma qualidade exigida pelos importadores, mas a preços populares, a franquia Vivenda do Camarão leva ao alcance de todos o riquíssimo valor proteico e as baixas calorias do camarão.
É muito importante destacar que os camarões utilizados pela Vivenda são cultivados em fazendas especializadas e não recebem nenhum tipo de conservante.
Trata-se de um alimento altamente saudável, sem químicas e da mais alta qualidade.
Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente. A rede também foi a primeira escola de inglês a investir em publicidade e propagandas na televisão, além de ser uma das primeiras a oferecer cursos de espanhol. Foi na década de 90 que a Fisk deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e funcionários e a continuidade da marca.
Fundada em 2006, a Franquia Artwalk pertence ao Grupo Afeet, que, à época, percebeu a falta de um player forte em seu nicho no país, detectando a oportunidade de implementar uma rede de sneaker stores no Brasil.
Atuando há mais 30 anos no mercado de controle de pragas e vetores urbanos, a Franquia ASTRAL é líder na América Latina. Nossa rede de franquias possui hoje mais de 62 unidades, distribuídas por 20 estados brasileiros, licenciado para a EUROPA e licenciando para os EUA.
Sucesso no mundo todo, a rede de franquias de roupas Intimissimi não poderia ficar de fora do mercado fashion brasileiro. Criada em 1996 na Itália pelo grupo Calzedonia, a marca possui mais de 3.800 lojas espalhadas por mais de 40 países. No Brasil, são 41 lojas que geram um faturamento médio mensal em torno dos R$ 160 mil.
Líder na América do Sul em produção de arames, a Belgo Bekaert é uma associação da ArcelorMittal (líder mundial na produção de aço) e Bekaert (líder mundial em tecnologia de transformação e revestimento de arames).
A marca Artex é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento.
Em 2016 a Franquia Artex deu continuidade a expansão, agora no segmento de franchising, abrindo ao mercado a oportunidade de começar um novo negócio já consolidado, com um público consumidor estabelecido e produtos consagrados.
A FastFrame / Moldura na Hora é uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres e espelhos, com mais de 300 lojas no mundo todo.
Chegou ao Brasil em 1996 com um sistema especializado em prestações de serviços de emolduração em apenas uma hora.
Trouxe também produtos inovadores de alta qualidade, que estabelecem um forte diferencial competitivo através da utilização de sofisticados equipamentos e materiais.
Quer ter seu próprio negócio? Conheça a franquia Henrimar, que atua há 30 anos no mercado de piscinas de fibra pré-moldadas, sendo a única indústria a obter a Certificação ISO 9001 para todos os modelos de piscinas, além de estilo próprio, design exclusivo, acabamentos de altíssimo nível.
A franquia Dr Faz Tudo foi criada para abrir as portas dos serviços de manutenção rápida de imóveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia.
Com experiência no Mercado, a franquia Mmartan conduz o processo de implantação de uma nova unidade de forma organizada e ágil, para que o parceiro de negócios possa entrar no Mercado o mais rápido possível, com o menor custo possível e com a garantia da qualidade exigida pela Mmartan.
É a maior rede especializada em produtos exclusivos de cama, mesa e banho do país e possui um mix de produtos que combinam cores e texturas, coordenabilidade e versatilidade, modernidade e tradição, conforto e elegância.
Tendências de negócios 2020 – Franquia Casa do Construtor
Com a responsabilidade de ser referência no mercado, a Rede Casa do Construtor se permite ter ao seu lado parceiros que também advogam os mesmos princípios.
É este o perfil dos nossos franqueados, dos nossos fornecedores, todos consagrados em seus segmentos, dos nossos colaboradores, dos nossos amigos e clientes.
Com 5 anos no mercado, o BILLY THE GRILL demonstra seu comprometimento através dos prêmios já conquistados. Participou e conquistou o Selo de Excelência em Franchising em 2015, pela primeira vez.
Somamos mais de 80 lojas. Aliando design diferenciado, preço justo, qualidade e rapidez, desenvolvemos um novo método de lavagem sem uso de água, tornando possível lavar um veículo em 18 minutos.
A Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.
O pioneirismo da Rede PBF está na proposta pedagógica e também na utilização do sistema de franquia.
A Rede também conta com uma equipe especializada de consultores do Departamento de Franquias que visitam as unidades em todo o País para prestar o suporte adequado aos franqueados.
A Padaria Pet é uma rede franqueadora que comercializa produtos de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. O negócio possui cinco unidades em operação e planeja alcançar 80 franqueados em 2018. Em seu modelo de microfranquia, chamado DOG Shop, o franqueado se torna um revendedor dos produtos da rede.
Atualmente a Now! Nutrição Esportiva possui, somente na cidade de São Paulo, 9 lojas próprias e 2 franquias.
Associar-se a uma marca que já carrega um nome tão forte no mercado é uma das maneiras mais garantidas de obter retorno no seu investimento, além de poder usufruir de toda a estrutura, facilidade e segurança oferecida pela franquia.
Venha você também fazer parte desse time de gigantes e sentir os resultados do seu esforço.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília.
Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias.
A loja conta com o mix de produtos mais completo e variado do país, que inclui produtos diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos esportivos.
Tendências de negócios 2020 – Franquia Mundo Verde
Com 30 anos, a franquia Mundo Verde se consolidou como pioneiro e líder na proposta de desenvolver e incentivar o conceito de vida saudável, através da alimentação, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina.
São mais de 390 lojas em todo o Brasil e um variado mix de produtos, que inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, funcionais sem glúten e sem lactose), complementos alimentares e suplementos para atletas.
Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada com maior capilaridade ao franqueado, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.
Tendências de negócios 2020 – Franquia Nação Verde
Muito mais do que uma franquia de produtos naturais. Criamos soluções para melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso através da criação de produtos mais naturais que substituem produtos artificiais ou prejudiciais à saúde.
Após uma década difundindo um estilo de vida saudável e proporcionando um espaço pioneiro de bem estar, a República da Saúde se propôs a criar uma rede de alimentação que simplifica a rotina através de uma experiência única TO GO a Flow Fresh To GO.
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014.
Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.