Descubra por que o Selo ABF é o mais importante para as franquias
23/01/2020
Link Copiado
Se você está pesquisando sobre franquias, provavelmente já viu o “Selo ABF” em algum lugar.
Se não viu, vai se deparar com ele em algum momento!
Isso porque o Selo ABF ou Selo de Excelência em Franchising (SEF) é um reconhecimento importante concedido às franquias, que o estampam com orgulho nas fachadas das unidades da rede.
De uma forma geral, representa o compromisso da franqueadora com seus franqueados.
Para receber a chancela, as redes fazem uma inscrição e os seus franqueados respondem a uma pesquisa, na qual avaliam o apoio das redes em diversos aspectos, como:
processo de seleção,
suporte e treinamento,
custo-benefício da marca,
retorno do investimento,
e outros itens.
Após isso, o nível de satisfação dos franqueados é avaliado e comparado com as demais redes da mesma categoria e a marca é chancelada se tiver bons resultados.
O SEF possui quatro categorias:
Mega – contempla as marcas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades em operação e que atuam no franchising há ao menos 15 anos.
Máster – redes que contam com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos.
Sênior – marcas que possuem acima de 15 franqueados, de 30 operações e ao menos 5 anos no franchising.
Pleno – referente às redes de franquias com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no mercado.
Dessa forma, o Selo da ABF estimula as redes a melhorarem cada vez mais, independentemente do seu tamanho.
De acordo com a entidade, o Selo de Excelência em Franchising evoluiu muito ao longo dos anos, acompanhando as inovações do mercado, metodologias de pesquisas e particularidades de nosso setor.
Para oferecer mais conveniência aos franqueados, uma das transformações mais recentes foi a troca de metodologia da pesquisa, que passou a ser respondida online.
Esta inovação incluiu a contratação de um novo instituto de pesquisa, que é referência mundial em pesquisas e especialista em metodologias online, a Nielsen.
Deu para perceber que quem manda no Selo é o próprio franqueado, certo?
Assim, quando você vir uma marca chancelada com o Selo da ABF, saiba que aquela rede se importa com o franqueado e busca formas de inovar e oferecer um suporte de excelência!
Confira algumas curiosidades sobre o Selo da ABF:
De acordo com a ABF, há 2.877 redes de franquias no Brasil, sendo que menos de 10% são chanceladas com o Selo;
Desde quando surgiu, o Selo da ABF já chancelou 425 marcas;
As marcas mais chanceladas foram a Yázigi, que conquistou o prêmio pela primeira vez em 1990 e recebeu a chancela 28 vezes; e o CNA, que também foi chancelado 28 vezes e vem recebendo o SEF de forma consecutiva desde 1992.
Abaixo selecionamos algumas franquias chanceladas em 2019 para você conhecer:
Selo ABF – Franquia Yoggi
Destaque no segmento de frozen yogurt e sobremesas sem corantes artificiais, conservantes e aromatizantes, o Yoggi se consolidou como destino para quem procura produtos verdadeiros.
Com 10 anos de experiência e know-how, a franquia de Yoggi é uma oportunidade excelente para quem busca um novo negócio.
Fundada em 2006, a Franquia Artwalk pertence ao Grupo Afeet, que, à época, percebeu a falta de um player forte em seu nicho no país, detectando a oportunidade de implementar uma rede de sneaker stores no Brasil.
A Artwalk é focada em calçados de moda, casuais e sneakers, e disponibiliza ainda um mix complementar de ‘Ts’(camisetas), caps (bonés), meias descoladas e mochilas.
A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000 e com mais de 40 lojas próprias em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além de cerca de 300 parceiros no restante do país.
O BILLY THE GRILL foi lançado em 2010, resultado da incansável vontade e persistência dos seus fundadores em lançar e administrar uma atividade comercial na área da alimentação que refletisse sua visão e valores de trabalho: serviço de alimentação com oferta de refeições rápidas, fartas e saborosas – comida brasileira, com sabor caseiro – e bom atendimento.
O Damásio Educacional, com sede em São Paulo/SP, é a expressão de mais de 40 anos de qualidade em cursos preparatórios para concursos jurídicos, públicos e Exame de Ordem, e oferece também cursos de Pós-Graduação em Direito.
A FastFrame / Moldura na Hora é uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres e espelhos, com mais de 300 lojas no mundo todo. Chegou ao Brasil em 1996 com um sistema especializado em prestações de serviços de emolduração em apenas uma hora. Trouxe também produtos inovadores de alta qualidade, que estabelecem um forte diferencial competitivo através da utilização de sofisticados equipamentos e materiais.
Fundada em 1920, a Fototica conta com quase 100 anos de história e, desde 2007, faz parte do grupo GrandVision, líder mundial no varejo ótico com sede na Holanda e mais de 6.100 lojas distribuídas em 44 países da Europa, Ásia e América Latina.
Após quase 20 anos de sucesso, a Patroni Pizza formatou seu próprio modelo de negócio e, em 2003, abriu sua operação de franchising, atendendo a uma forte demanda do mercado. Agora, já com uma expansão solidificada, a rede lança um novo formato voltado ao causal dinner, com receitas e pratos assinados por chefs renomados.
A franquia Multicoisas contribui para capacitação de profissionais, cidadania e economia do nosso país.
Franqueando seu conceito de negócios com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação destes princípios e valores, objetivando sempre o sucesso.
A franquiaAlphaGraphics, com 49 anos no mercado gráfico, com mais de 270 unidades em 6 países, tem como missão ir além do útil e chegar ao indispensável.
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.
Camisetas e acessórios oficiais e licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock.
A Piticas iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países.
A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
A Rockfeller Language Center é uma franquia de ensino de idiomas que está presente em todas as regiões do Brasil e vem se destacando por sua metodologia e modelo de negócios inovador.
Em 2004 estabeleceu a sua primeira escola na grande Florianópolis/SC e se tornou em pouco tempo referência na região por oferecer um método moderno, prático e objetivo, que possibilita ao aluno conquistar a tão sonhada fluência em Inglês e Espanhol.
A Farmácia Artesanal é uma rede de Farmácias de Manipulação com sede em Goiânia/GO, consolidada e com 47 unidades nos estados de Goiás, Tocantins, Pará e Minas Gerais.
São mais de 37 anos de experiência em medicamento manipulado, mais de 40 produtos de marca própria e chancelados com o Selo de Excelência em Franchising ABF, reconhecimento alcançado após uma pesquisa de satisfação junto aos franqueados, que envolve os mais relevantes aspectos da rede de franquias.
Líder no segmento de lavanderias, afranquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.
Uma das mais conhecidas marcas do vestuário nacional, a Hering é associada à ABF desde 1992. No ano seguinte, iniciou o processo de expansão através do modelo de franquias e hoje possui mais de 600 lojas espalhadas pelo País. A Hering Store comercializa peças de roupas voltadas ao público adulto e infanto-juvenil.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
Seja dono da sua própria cafeteria! O Sterna Café apresenta um modelo de negócio diferenciado e inovador, aliando rentabilidade, ambiente arrojado e produtos de qualidade. Prova disso é que a rede cresce a cada dia e conquista mais adeptos. Afinal, todo bom negócio, começa com um café.
A marca ARTEX é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento.
Em 2016 a franquia ARTEX deu continuidade a expansão, agora no segmento de franchising, abrindo ao mercado a oportunidade de começar um novo negócio já consolidado, com um público consumidor estabelecido e produtos consagrados.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
Em 1996, o Gendai adotou o sistema de franquias, sendo desde então associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede ainda está em franca expansão, mas atualmente, já conta com lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Mato Grosso do Sul.
A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas de outros bancos e cartões (consignados).
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
Uma proposta de ensino única para um mercado em plena expansão. O Grau Técnico surgiu em 2010 com uma proposta pedagógica inovadora, logo se tornando a primeira franquia de cursos técnicos no Brasil associada à ABF.
A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios. A rede nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina, e rapidamente tornou-se nacional, com expansão para os estados do Paraná, Mato do Grosso do Sul e Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Pará, São Paulo, Paraíba, Goiás, Sergipe, Rondônia, Bahia e Minas Gerais.
Vantagens a perder de vista para a empresa e para colaboradores e/ou associados e franqueados. Firmar convênio com a rede de óticas que mais cresce no Brasil tem as suas vantagens. E muitas, diga-se de passagem. A Óticas Carol, com mais de 1000 lojas presentes em 24 estados brasileiros, oferece uma série de facilidades e benefícios para as empresas conveniadas.
Oferecendo a mesma qualidade exigida pelos importadores, mas a preços populares, a franquia Vivenda do Camarão leva ao alcance de todos o riquíssimo valor proteico e as baixas calorias do camarão.
É muito importante destacar que os camarões utilizados pela Vivenda são cultivados em fazendas especializadas e não recebem nenhum tipo de conservante.
Trata-se de um alimento altamente saudável, sem químicas e da mais alta qualidade.
Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente. A rede também foi a primeira escola de inglês a investir em publicidade e propagandas na televisão, além de ser uma das primeiras a oferecer cursos de espanhol. Foi na década de 90 que a Fisk deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e funcionários e a continuidade da marca.