Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Vai investir em uma franquia? Entenda os principais termos financeiros e jurídicos

22/05/2019

Termos importantes para conhecer quando for investir em uma franquia

Você sabe o que é capital inicial, taxa de franquia, taxa de royalties? Se pensa em investir em uma franquia, é bem importante, porque vai ouvir bastante a respeito.

Numa negociação e nos contratos de franquia surgem novas palavras que muitos empreendedores desconhecem e precisam ser bem entendidos, pois no dia a dia da relação com a rede serão muito utilizadas.

 

Entenda os termos para investir em uma franquia

Para começar, é preciso ter o capital inicial – não confunda com a banda de rock nacional, por favor.

Esse é o dinheiro que vai servir para colocar a operação de “pé”, ou seja, reforma, primeiro estoque, taxas para a franqueadora, etc.

Também é preciso ter uma reserva de dinheiro para o capital de giro.

Nunca coloque a corda no próprio pescoço.

A franquia é um investimento seguro, mas não é garantia de sucesso, avalie todos os seus recursos antes de investir.

Financiamento sem colchão pra eventualidades pode destruir sonhos e vidas, daí é bom não investir tudo o que se tem.

A taxa de franquia é uma cobrança única que valida o contrato entre a rede e o franqueado.

Serve também como um custo pela transferência de know-how da franqueadora.

Ao final do acordo, a renovação pode constar uma nova cobrança da taxa de franquia. Os contratos costumam girar em torno de 5 anos.

A taxa de royalties é uma cobrança mensal paga a franqueadora calculada com base em uma determinada porcentagem do faturamento bruto da unidade, na maioria das vezes (em alguns casos, pode haver uma taxa fixa ou outro mecanismo).

Esse valor corresponde ao uso da marca e a transferência contínua de know-how (ou enquanto durar o contrato) entre franqueador e franqueado.

Existem algumas outras taxas que variam entre as redes, como franqueado, é seu direito, garantido pela lei de franquias, ter acesso livre aos fundos derivados dessas cobranças (como o conhecido Fundo de Propaganda), inclusive se às informações de como os valores estão sendo utilizados e por quais motivos.

Não dê bobeira, se informe bem!

 

O que é COF?

Você escolheu uma marca e agora sabe o que fazer?

Ao decidir por uma rede e conversar com franqueador, partimos para as negociações do contrato de franquia.

Essa é uma etapa muito importante, é preciso ficar bem atento pois a relação precisa ser transparente e boa para ambas as partes.

Essa transparência começa com o franqueador entregando todas as informações do negócio através de um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF).

Ela pode ser analisada junto a um advogado ou contador, para melhor entendimento.

Segundo o diretor Jurídico da ABF Rio, Gabriel Di Blasi, todas as questões jurídicas durante o processo de negociação precisam ser avaliadas com muita cautela.

“A COF é o conjunto de todas as informações inerentes àquele negócio. Considerando que o franqueado necessita saber onde e como irá investir seu capital, torna-se necessário que todas as informações, de forma transparente, constem nesse documento”, diz Di Blasi.

 

DiBlasi alerta que, de acordo com a Lei de Franquias 8955/94, o franqueado tem 10 dias para analisar a COF com calma antes de assinar o contrato.

 

Entre as principais cláusulas especificadas da COF estão:

  • Direitos e obrigações gerais de ambas as partes
  • Suporte oferecido pela franqueadora (manuais, treinamentos, consultoria de campo, entre outros)
  • Formas de abastecimento e relação com fornecedores
  • Seguros e garantias
  • Balanços financeiros
  • Valores de taxas
  • Investimento inicial
  • Layout
  • Questões de benchmark (sigilo, confidencialidade e não concorrência)

 

Além disso, o diretor destaca a importância de se ter um bom advogado para analisar a cláusula de não concorrência, nos contratos de franquia, também chamada de cláusula de barreira, que descreve o que é permitido ou não ao franqueado após o fim do contrato de franquia, em relação àquela franquia.

“Não raro, o ex-franqueado fica proibido de trabalhar direta ou indiretamente em um estabelecimento do mesmo ramo de sua antiga franquia por determinado período. Tal cláusula existe especialmente para resguardar e evitar a concorrência desleal, que poderá ser praticada pelo ex-franqueado no território que ele atuava como franqueado. Contudo, a sua redação precisa ser muito bem trabalhada, o melhor é que seja feita por um advogado especialista no assunto”, finaliza.

 

Agora que você conhece os termos, veja uma lista de que selecionamos para você conhecer e investir em uma franquia:

Franquia Authentic Feet

Franquias em Minas Gerais - Authentic Feet

 Anúncio  Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

 

Investir em uma franquia – Gendai

Em 1996, o Gendai adotou o sistema de franquias, sendo desde então associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede ainda está em franca expansão, mas atualmente, já conta com lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Mato Grosso do Sul.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GENDAI

 

Investir em uma franquia – Orthopride

A franquia Orthopride foi concebida já com foco no tratamento ortodôntico, passando a desenvolver um processo de produção e atendimento personalizado, elaborando na área técnica excelência e na área comercial mecanismos de alta aceitação de seus pacientes e que fizeram a mesma a atingir a marca de 2.000 (dois mil) pacientes já no primeiro ano de funcionamento na unidade de Duque de Caxias/RJ, tudo isso em razão do grande diferencial na qualidade técnica de atendimento e no tratamento diferenciado aos seus pacientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHOPRIDE

Investir em uma franquia – Acqio

A Acqio é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento eletrônico. Fundada em 2014, a Acqio conta com sedes em SP, PE, PB e RS e atende milhares de clientes em todo território nacional, com mais de 350 Franqueados espalhados em todo o Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQIO 

 

Franquia Barela

franquias de baixo custo 2019 - barela

Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BARELA

 

Franquia CI Intercâmbio

Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CI INTERCÂMBIO

Franquia Bella Gulla

Franquias de Doces e Salgados: FRANQUIA BELLA GULA

Bella Gula é uma marca consolidada, com mais de 30 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de ser a franquia mais premiada do Rio Grande do Sul, com 5 selos de Excelência em Franchising da ABF e está há 10 anos consecutivos entre as 10 melhores franquias do país pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

QUERO MAIS INFORMAÇÕE  DA FRANQUIA BELLA GULLA 

Franquia Maple Bear

Franquia Maple Bear

Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o  objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

Franquia Bono Pneus

A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BONO PNEUS

 

Franquia Billy The Grill

Franquias de hamburgueria - Billy The Grill

BILLY THE GRILL foi lançado em 2010, resultado da incansável vontade e persistência dos seus fundadores em lançar e administrar uma atividade comercial na área da alimentação que refletisse sua visão e valores de trabalho: serviço de alimentação com oferta de refeições rápidas, fartas e saborosas – comida brasileira, com sabor caseiro – e bom atendimento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BILLY THE GRILL

Investir em uma franquia – CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CNA

 

Temos alguns artigos que entram mais no detalhe de cada um destes termos, além de e-books que você pode baixar e conhecer ainda mais sobre franchising e se sentir mais seguro para investir em uma franquia.

Veja a lista abaixo e clique nos conteúdos relacionados:

 

Separamos artigos de outros sites com textos bem interessantes, um deles é o do Sebrae, que fala sobre franquias e gerenciamento de negócios.

 

O outro site é o da Endeavor, que também tem esse ótimo texto sobre franquias:


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.