Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

13 franquias de turismo para você surfar num mercado de R$ 200 bilhões

28/02/2018

Franquias de turismo

Que tal investir em um mercado que fatura mais de R$ 190 bilhões por ano?

O mercado de turismo no Brasil impressiona pela capacidade econômica e pelas possibilidades que oferece.

Após a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, em 2014 e 2016, respectivamente, o País deu um salto turístico bastante representativo, e que pode também representar para você uma grande oportunidade de negócio através das franquias de turismo.

Segundo um estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), o Produto Interno Bruto (PIB) do turismo brasileiro deve crescer, em média, 2,9% nos próximos 8 anos.

Isso significa que o faturamento do setor chegará a um montante de R$ 251,8 bilhões, que representariam 3,7% do PIB total do País.

Atualmente, essa taxa gira em torno de 1,6%.

Mesmo assim, o avanço é considerado mais lento que o de países vizinhos como Peru e Chile, cujas previsões de crescimento médio anual até 2026 é 5,8% e 3,4%.

Atualmente, o Brasil detém a 10ª maior indústria de turismo do mundo, atrás somente de países como Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Reino Unido e França; e junto com México, Itália e Espanha.

Vale ressaltar que, por conta de sua extensão territorial, nosso País é um dos únicos que ainda podem ter novos lugares explorados e melhor aproveitados pelas empresas de turismo.

Ou seja, há uma lacuna considerável a ser preenchida por empreendedores brasileiros principalmente na área de agências de viagens.

E este fator estará ainda mais fortalecido nos próximos anos por conta da recuperação econômica do Brasil, cujo PIB, de acordo com o Banco Central, pode subir até 3% neste ano, em comparação com 2017.

Em miúdos, com o reaquecimento da economia, os níveis de desemprego caem e os gastos familiares crescem, o que leva o consumidor a ter mais possibilidades de adquirir produtos ou serviços de maior valor agregado, como pacote de viagens ou passeios com amigos e entes queridos.

Apesar de ter sofrido uma retração de 9% entre 2015 e 2016, o número de viagens internacionais partindo do Brasil avançou, na análise estimativa da Euromonitor, cerca de 2% em 2017, na comparação com o ano anterior.

O total de brasileiros que viajaram para o exterior alcançou 9,2 milhões no ano passado.

Até 2022, esse número deve crescer cerca de 3% ao ano, segundo a empresa de inteligência de mercado.

Ainda assim, a maioria das viagens (96%) continuam sendo as domésticas, totalizando 223,2 milhões em 2017.

Uma pesquisa do Ministério do Turismo mostra que as cidades brasileiras mais visitadas em 2018 serão: São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Se contabilizadas todas as viagens nacionais e internacionais partindo do País, o PIB do setor, de acordo com o Sebrae, tem previsão de crescimento de até 2,3% para este ano (veja quadro abaixo).

Franquias de turismo

Segmentos

Agora que você viu que o setor de turismo é um dos mais promissores da nossa economia, é importante estudar um pouco sobre como funcionam as franquias de turismo.

Entre voos, hotéis, restaurantes e passeios, os pacotes de viagens devem abranger características que atraiam o público consumidor.

No Brasil, agenciadoras costumam oferecer opções para os seguintes segmentos (dos quais você também poderá trabalhar):

  • Turismo Cultural
  • Turismo de Negócios
  • Turismo LGBT
  • Ecoturismo
  • Turismo Rural
  • Turismo de Aventura
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo Religioso
  • Turismo da Terceira Idade

Os dois últimos segmentos têm demandado uma profunda atenção do setor.

O Turismo da Terceira Idade, por exemplo, vem sendo impulsionado pelo processo de envelhecimento da população mundial — inclusive no Brasil — e pelo fato desse público possuir maior renda, estabilidade e disponibilidade de tempo.

Já o Turismo Religioso movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano no Brasil e é classificado pelo Ministério do Turismo como “atividade turística de corrente da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.”

 

Tendências

Algumas tendências podem ser observadas neste mercado.

A primeira delas, como mencionado acima, é o rápido crescimento do Turismo da Terceira Idade.

Hoje, o País possui mais de 27 milhões de pessoas com mais de 60 anos. De acordo com um relatório do Banco Mundial, em 2050 esse número terá mais do que dobrado, para 65 milhões.

Outra tendência é a venda de pacotes de viagens online.

Só nos últimos cinco anos, o número de pacotes comercializados via internet aumentou 73%, segundo um levantamento da Ebit.

Em 2016, o comércio de pacotes turísticos na rede movimentou mais de R$ 30 bilhões.

No atendimento, uma grande variável de sucesso é humanizar a forma como você atenderá seus clientes, de preferência humanizando a relação entre vendedor e comprador.

O apelo emocional também tem atraído clientes ao consumo.

No turismo, esse fator pode ser decisivo na palavra final de uma venda.

Isso quer dizer que o consumidor quer mais do que apenas um pacote de passeios e oferta de traslados.

Ele buscará vivências.

O marketing (inclusive o digital) também pode ser um fator positivo na hora de você comercializar as viagens.

Mesmo no marketing para destinos, marcas, agências de turismo ou empresas, as tendências podem se aplicar com o fim de captar consumidores e seguidores, além de serem atividades que trazem engajamento também de colaboradores e marcas parceiras.

 

Recomendações

Algumas características são fundamentais para que você possa se tornar um bom franqueado do segmento de turismo e hotelaria, do qual as redes de franquias que operam como agências de viagens fazem parte.

E parte delas são: ter (ou ser) vendedores pró-ativos, já que se trata de uma venda com valor agregado.

Ou seja, o cliente comprador fará uma compra pensada e planejada. Para a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, é interessante também que o franqueado construa ou mantenha uma rede de relacionamentos com seus consumidores e parceiros.

“Como [o pacote de viagens] é uma venda onde a confiança e a segurança para o consumidor final são fundamentais, essas indicações e recomendações ajudam muito, principalmente se for turismo de intercambio cultural ou com produtos voltados ao público menor de idade”.

Além disso, a consultora considera o domínio da língua inglesa como fundamental, pois alguns parceiros podem trabalhar apenas neste idioma.

Investir na qualidade e excelência do serviço para se diferenciar da internet e da concorrência também são recomendações bastante pertinentes, de acordo com a especialista da ba|Stockler. E mais:

“Oferecer mais do que uma viagem e sim uma experiência, com dicas para o consumidor, de acordo com o seu perfil e anseios, além de fazer um pós venda encantador. Transformando seus clientes em fãs e divulgadores do seu negócio.”

Brindes como mochilas, porta passaportes e outros objetos úteis podem funcionar muito bem para que o cliente viajante tenha uma boa lembrança da sua franquia após o passeio.

Nesse sentido, a fidelização e a recomendação a outros consumidores pode ser resultado das medidas mencionadas.

 

Pronto para começar

Seguindo as dicas que o Portal do Franchising preparou para você, agora só resta assinar a Circular de Oferta de Franquia (COF) — se você não sabe o que é a COF, confira em 15 dúvidas sobre o contrato de franquia respondidas por advogados.

Antes de assinar, porém, conheça de perto como funciona a operação da franquia escolhida, o suporte que ela irá lhe oferecer e a satisfação dos franqueados atuais referente ao atendimento da rede.

Na avaliação de Stockler, observar se os serviços oferecidos ao cliente estão adequados ao mercado também pode ser um diferencial positivo.

“Avalie se o mix de ofertas oferecido é competitivo, tanto no quesito preço quanto nos serviços e quais os diferenciais que a franqueadora possui para conquistar seu público alvo. Lembrando que a internet hoje conquistou o consumidor que gosta de viajar”.

Agora que você está com as dicas em mãos, é hora de conhecer 13 redes de franquias associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) que são excelentes alternativas de negócios ligadas ao turismo e que podem te levar ao sucesso profissional.

Confira:

Franquias de turismo — S7 Study

Franquia de Turismo S7 Study

Desde 1998, a S7 é uma empresa consolidada no mercado de intercâmbio e uma das mais relevantes do Brasil, sempre com o foco na qualidade, com os nossos valores acima de tudo e com muita tecnologia. A tecnologia é uma marca forte na S7. São mais de 10 sites geradores de leads e conteúdo de intercâmbio espacializado e líderes nas pesquisas orgânicas do Google.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA S7 STUDY

Franquias de turismo —LATAM Travel

Franquias de turismo - Tam Viagens

A empresa LATAM Travel, a nova marca da TAM Viagens, é uma das maiores operadoras de turismo do Brasil, faz parte do Grupo LATAM, tem atuação internacional e oferece mais de 200 destinos no Brasil e exterior.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LATAM TRAVEL

 

Franquias de turismo — Clube Turismo

Franquias de turismo - Clube Turismo

Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades Loja, Escritório e Home Office, espalhados por todas as regiões do país. A Franquia CLUBE TURISMO possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE TURISMO

 

Franquias de turismo — CI Intercâmbio

Franquias de turismo - CI Intercâmbio

Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CI INTERCÂMBIO

 

Franquias de turismo — FlyWorld

Franquias de turismo - Fly World

A franquia FLYWORLD é uma rede de microfranquias de agências de viagens e turismo, que oferece aos seus franqueados capital intelectual e condições especiais em produtos e serviços, para que possam obter sucesso empresarial, tudo isso subsidiado a quem está presente no mercado a mais de 30 anos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLYWORLD

 

Franquias de turismo — TZ Viagens

Franquias de turismo - TZ Viagens

A franquia TZ VIAGENS conta com inovadores recursos tecnológicos, aliados às melhores práticas de gestão do mercado, para oferecer sempre a melhor qualidade dos serviços e produtos comercializados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TZ VIAGENS

 

Franquias de turismo — Trust Intercâmbio

Franquias de turismo - Trust Intercâmbio

A franquia Trust opera desde o início de 2009 como Agência de Intercâmbio e Turismo, com reconhecido sucesso e forte consolidação da marca nas regiões em que atua e busca expandir sua atuação por todo o país.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TRUST INTERCÂMBIO

 

Franquias de turismo — Information Planet

Franquias de turismo - Information Planet

A Information Planet é uma empresa global, com 20 anos no mercado, presente em 13 países, fundada em Sydney- Austrália, por um brasileiro, que viveu e vive até hoje a experiência de um intercâmbista. Especialista nos destinos que opera, oferecendo orientação completa, com agências receptivas (5 agências na Austrália e 2 no Canadá).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INFORMATION PLANET

 

Franquias de turismo — Agaxtur Viagens

Franquia Agaxtur

A história da Agaxtur Viagens é também o início da história do turismo no Brasil. E hoje, ao longo de seus mais de 60 anos de tradição, a Agaxtur preserva sua história com excelência e oferece com modernidade o prazer de viajar aos seus passageiros com qualidade inigualável, fator que só a melhor operadora brasileira poderia oferecer.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AGAXTUR VIAGENS

 

Franquias de turismo — CVC Brasil

Franquia CVC Brasil

CVC faz tudo por uma boa viagem. Por isso trabalha para transformar essa experiência na melhor conquista de sua vida, através de novas tendências e ampla rede de produtos e serviços turísticos. É essa forma de pensar que estabelece a CVC como a maior operadora de turismo da América Latina.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CVC TURISMO

 

Franquias de turismo — Flytour Franchising

Franquia Flytour franchising

A Flytour Franchising oferece todo o suporte aos franqueados, com uma equipe de profissionais dedicados e consultores altamente qualificados para assessoria em todos os assuntos que englobam uma agência de viagens.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLYTOUR FRANCHISING

 

Franquias de turismo — Voe Viagens

Franquia Voe Viagens

A Voe Viagens é uma empresa moderna e dinâmica. Segurança, profissionalismo e seriedade são itens que merecem ser destacados. Estamos sempre focados em oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes, resultando assim em maior satisfação na realização do seu sonho.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VOE VIAGENS

 

Franquias de turismo —  IE Intercâmbio

Franquia IE Intercâmbio

Fundada em 1998 por dois colegas de faculdade apaixonados por intercâmbio, a IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios pelo mundo afora. As opções são diversas: cursos de idiomas, intercâmbios de estudo e trabalho, work experience, especializações, high school, universidades e viagens culturais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IE INTERCÂMBIO

 


 

Confira outros materiais que preparamos para ajudar você a escolher a sua franquia:

 


 

Por Sammy Eduardo