Grande parte do sucesso das franquias vêm da dedicação dos empreendedores e das pessoas diretamente ligadas a elas no dia a dia, afinal, empresas são feitas de pessoas e para pessoas.
Mas além do esforço diário do trabalho do franqueado, outra parte fundamental do sucesso das franquias inclui muita pesquisa, planejamento e obediência às regras do mercado quando atendem o consumidor final e, principalmente, quando prestam serviços para outras empresas.
Todas as franquias seguem normas e leis, porém as franquias de prestação de serviço têm essa característica de forma bastante marcante: ao ter como foco a entrega de soluções e experiências para seus clientes, sejam eles consumidores ou corporações, elas precisam seguir vários preceitos ligados ao seu próprio segmento de mercado e às leis vigentes.
De acordo com Maurício Matsumoto, consultor de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), quando as franquias de prestação de serviços são procuradas e consultadas é porque elas já atendem vários parâmetros de exigência técnica das empresas grandes, inclusive as auditadas.
“Não só essas franquias, assim como todas as que tem como público alvo as grandes companhias, devem ter regras e normas mínimas de governança de forma a atender os requisitos de garantia da qualidade, segurança, e, muitas vezes, também rastreabilidade”, explica ele.
Tudo isso é uma forma importante de garantir o controle em todas as etapas da cadeia econômica, da qual as franquias de prestação de serviços para empresas fazem parte, esclarece Matsumoto.
“Todos os cuidados necessários são divulgados na demanda dos serviços e passam por um filtro. Todo esse processo é padronizado pelo franqueador e seguido pelos franqueados”, afirma o consultor do Sebrae-SP.
Quando existe alguma exigência fora do manual de operação da franquia ela deve ser direcionada pelas franquias de prestação de serviços para empresas ao franqueador para avaliação e adequação do atendimento.
“Para negociações mais delicadas é recomendado que o próprio franqueador atenda ou acompanhe o franqueado. Assim como temos algumas referências ISO no mercado em geral que são regularmente solicitadas, hoje já é uma realidade a necessidade das empresas, inclusive as franqueadas, se adequarem para as novas exigências ESG (Environmental, Social and Governance), por exemplo”, destaca o consultor.
Dentro do sistema do franchising brasileiro, que teve faturamento 16,8% maior no segundo trimestre de 2022 quando comparado ao mesmo período de 2022, as franquias de serviço (incluindo franquias de prestação de serviços para empresas) também se destacaram: o faturamento no segmento foi 11,8% maior comparado ao mesmo período do ano passado.
De forma geral, toda a economia teve pontos de retomada associados ao retorno presencial do comércio e serviços após os períodos mais agudos da pandemia e o segmento de serviços foi uma delas.
As franquias de prestação de serviços para empresas devem estar sempre um passo à frente tomando cuidados fundamentais, como:
– Conhecer todos os aspectos técnicos do negócio para garantir a qualidade do serviço e para ter condições de fazer correções e ajustes em caso de necessidades ou problemas;
– Manter atualizada e organizada toda a documentação comercial para garantir sua contratação por parte de empresas e organizações de maior porte: como, por exemplo, certificados de autorização de funcionamento em cada município (CNPJ e, em alguns casos, registro na junta Comercial, política de privacidade e de segurança da informação (em caso de prestação de serviços de tecnologia, alvará do Corpo de Bombeiros e Alvará da Vigilância sanitária (no caso de manuseio de alimentos e serviços de saúde);
– Sempre ficar atentas aos termos de contrato para garantir uma relação equilibrada com clientes e fornecedores. O contrato deve ter itens claros como: forma de pagamento (mensalidade, anuidade ou pacote para cada solução contratada), quanto ao ajuste de termos de serviço (formalizar adendos de forma transparente); regras detalhadas quanto à ampliação dos serviços ou encerramento;
Com uma rede de agências digitais composta de mais de 60 unidades que atende empresas no Brasil e no exterior com serviços de consultoria de marketing digital, criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais e outros serviços, a Guia-se vem desenvolvendo soluções cada vez mais próximas dos clientes-empresas. Isso porque cada uma delas tem necessidades diferentes conforme seu ramo de atuação.
A franquia de serviços atende empresas promovendo e modernizando o empreendedorismo em todo país, oferece soluções e oportunidades de negócios para Internet, tais como consultorias de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados e remarketing, mídias sociais, hospedagens em sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços relacionados.
Já a franquia Casa Escritório Limpo, criada em 2015, conta com 14 unidades, sendo 11 próprias.
A franquia de prestação de serviços para empresas atende casas, apartamentos e escritórios em geral e dispõe um serviço direcionado a pequenos espaços, com o intuito de oferecer uma operação mais barata ao contratado e ao contratante, sendo uma alternativa para empresas que não disponibilizam recursos para ter um funcionário destinado a este serviço.
Quando necessário, a franquia customiza serviços para a necessidade dos clientes, o que torna o atendimento ágil e sempre demandando pelo cliente para atender suas necessidades diante de mudanças constantes pelas quais muitas empresas passam.
A marca, associada à ABF desde 2019, oferece baixo custo para quem deseja investir, departamentos de marketing, administrativos e financeiro centrados na marca, com o intuito de deixar o franqueado mais focado na operação.
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