Franquias de ensino não param de inovar e serem ainda mais atrativas

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquias de ensino, segmento consolidado do franchising

Inovação no franchising: como as franquias de ensino estão se reinventando

27/06/2019

O tradicional modelo “giz e lousa” ficou no passado. Hoje as franquias de ensino inovam para atender às atuais demandas da sociedade.

Elas estão cada vez mais no mundo digital, aproveitando as oportunidades para oferecer um ensino de qualidade e atingir mais consumidores.

Isso é o que mostra a pesquisa “Diagnóstico Setorial de Educação 2019”, da ABF.

Uma das apostas na educação é a oferta de cursos híbridos, com parte das aulas presenciais e parte online.

O modelo já é adotado por 35% das franquias.

12% das franquias de educação também apostam no modelo home-based, onde não há ponto comercial e as aulas podem ser na casa do franqueado ou na do aluno.

Cursos bilíngues, aulas in school (aulas em estabelecimentos de ensino parceiros) e em período integral também fazem parte das tendências do mercado.

“Nunca se falou tanto em educação e no franchising não é diferente.

Atentas a tudo o que envolve a sociedade em geral, as franquias educacionais criam diversas oportunidades de negócios para quem deseja empreender”, afirma Sylvia Barros, coordenadora do Comitê de Educação da ABF.

“Educação é uma questão de propósito. Sabemos que estamos contribuindo para a evolução das pessoas e formando cidadãos para o mundo”, completa.

Segundo dados do IBGE, quase 70% da população brasileira está conectada a internet.

Para atender esse público conectado, a maior parte (68,5%) das redes possuem plataformas digitais em sua metodologia de ensino, segundo a pesquisa da ABF.

Em termos de carga horária, o estudo identificou uma diferença clara entre as redes de treinamento, capacitação e cursos profissionalizantes, cuja carga semanal média é superior a 10 horas, enquanto as de idiomas é de até 4 horas.

A quantidade média de alunos por unidade se mostrou representativa, com 61,4% com mais de 200 estudantes.

 

Tempo de retorno

O estudo trouxe dois dados importantes para candidatos a franqueado no setor:

  • Para 53,2% dos franqueados da amostra, o ponto de equilíbrio ocorre, em média, entre 6 meses e 1 ano;
  • Para 57% dos franqueados o prazo médio do retorno sobre o investimento ocorre entre 1 e 2 anos.

Além disso, o ticket médio em 2018 foi de R$308,36, 9,5% do que no ano anterior.

“Esses dados evidenciam um segmento com indicadores sólidos e opções de investimento atrativas tanto em termos de rentabilidade, como em termos de tamanho”, avalia Vanessa Bretas, gerente de Inteligência de mercado da ABF.

A interiorização é outra forte tendência no segmento de Serviços Educacionais.

Segundo a gerente de inteligência de mercado da ABF, há uma presença maior de marcas de educação em cidades menores.

São regiões onde há demanda por ensino de idiomas, profissionalizante, tecnologia e outros ramos de atuação das franquias do segmento.

 

Pioneiros no franchising

O segmento de Serviços Educacionais é um dos pioneiros no franchising brasileiro.

Há representantes com décadas de história e 8 redes entre as 50 Maiores.

De acordo com dados da ABF, as redes de franquias de educação faturaram R$ 11,400 bilhões em 2018.

Já no primeiro trimestre de 2019, a receita foi de R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 8,1% em relação a igual período do ano passado.

Em número de unidades, Serviços Educacionais contabilizou 15.979 operações, o que corresponde a 10,4% do total de 153.704 unidades do setor de franquias.

Quanto ao número de marcas, o segmento registrou 279 (9,7% das 2.877 redes do franchising).

As franquias de educação ainda tem um bom espaço para ganhar no mercado.

Dados do British Council indicam que apenas 1% dos brasileiros tem alguma fluência em inglês.

Já em outro estudo, a Nielsen apurou que 8% da população têm intenção de estudar o idioma.

Mas não são só as escolas de idiomas que tem potencial para crescimento.

“Identificamos que, além das tradicionais escolas de idiomas, estão crescendo subsegmentos como escolas de tecnologias (robótica e programação), capacitação profissional e treinamento, reforço escolar e tutoria”, ressalta Vanessa Bretas.

 

Franquias de ensino – VIA CERTA

O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil, oferecendo mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VIA CERTA

 

Franquias de ensino – MAPPLE BEAR

Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o  objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

Franquias de ensino – CTRL+PLAY

Ctrl+Play é uma escola de programação e robótica para crianças e adolescentes. Fundada em 2015, na cidade de Campinas/SP, a Ctrl+Play nasceu com o objetivo revolucionar o mercado da Educação Brasileira. Nossa metodologia e estrutura formam um espaço de criação e novas ideias.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CTRL+PLAY

FRANQUIA BRITISH AND AMERICAN

BRITISH AND AMERICAN adota o conceito de que é possível superar as expectativas de seu negócio, através da excelência de seus serviços, investimento em tecnologia e no aprimoramento constante de seus colaboradores, tornando-se um referencial no ensino da língua inglesa, consolidando a sua participação no mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida da comunidade e da sociedade como um todo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRITISH AND AMERICAN

FRANQUIA UNITED INSTITUTE

United Institute foi fundada em 2008 e desde então é referência de ensino para adultos. Considerada uma das melhores escolas de inglês, a United tem como objetivo principal aperfeiçoar a qualificação dos profissionais que desejam ingressar ou já se encontram no mais exigente mercado de trabalho.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA UNITED INSTITUTE

 

FRANQUIA CHAT IN ENGLISH

A franquia de escolas de inglês Chat in English é um investimento para quem pretende se tornar referência em ensino e participação na sociedade, atuando em um mercado em franca expansão, com investimento acessível, retorno consideravelmente rápido e boa margem de lucro.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHAT IN ENGLISH

FRANQUIA INSTITUTO EMBELLEZE

Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos. O segmento é forte, gera oportunidades de empregos e a realização do sonho do negócio próprio. Todavia, o crescimento dessa área também expõe seu ponto fraco: a carência de profissionais qualificados para suprir a grande demanda dos salões de beleza.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INSTITUTO EMBELLEZE

FRANQUIA EDUCATEC BRASIL

Rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes nas áreas de Administração, Beleza, Contabilidade, Comércio, Informática e Idiomas.
Disponibilizamos aos interessados em franquia, formatos de negócio estrategicamente adaptados ao perfil da cidade e ao nível de investimento que será aplicado, podendo optar por uma franquia com todos os cursos ou segmentada por áreas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EDUCATEC BRASIL

FRANQUIA GRAU T

Uma proposta de ensino única para um mercado em plena expansão. O Grau Técnico surgiu em 2010 com uma proposta pedagógica inovadora, logo se tornando a primeira franquia de cursos técnicos no Brasil associada à ABF. O Grau Franchising oferece vantagens e condições que tornam a sua franquia diferenciada e uma das mais desejadas no segmento da Educação.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRAU T

FRANQUIA HC SCHOOL

A HC School identificou uma grande oportunidade no mercado brasileiro. O país conta com centenas de bandeiras no segmento, porém, nem cinco por cento da população domina o idioma mais influente do mundo. Em 2018, a HC School viesse se tornar uma franquia, a partir daí, todos os processos foram aprimorados e padronizados para que o padrão de qualidade das unidades piloto se replicasse em todo país.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HC SCHOOL

Franquias de ensino – CEBRALOG

Desde a sua fundação há 16 anos, o CEBRALOG foi a empresa de consultoria e treinamento em logística e Supply Chain, manufatura e comércio exterior que mais cresceu no Brasil. Com projetos em quase todos os Estados brasileiros, construindo uma sólida base de clientes, majoritariamente composta por empresas de médio e grande porte.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CEBRALOG

 

Franquias de ensino – ACTIONCOACH

ActionCOACH nasceu em 1993 com a ideia de ajudar os pequenos e médios empresários a melhorarem seus resultados, otimizar seus negócios e melhorar sua qualidade de vida, tendo de volta seu tempo livre. Em pouco tempo, a ActionCOACH consegue se posicionar em tal nível que sua fama começa a crescer até chegar à Nova Zelândia, Ásia e Estados Unidos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACTIONCOACH BRASIL

 


Para saber ainda mais sobre as franquias de ensino, veja algumas matérias abaixo: