Se você está aqui, lendo este texto, provavelmente está enfrentando a difícil missão de escolher a franquia perfeita para investir.
Essa não é uma tarefa fácil, já que são quase 3 mil redes no franchising, ou seja, tem muita opção boa aí!
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos os segmentos do setor de franquia vem apresentando variação positiva nos últimos anos.
No terceiro trimestre de 2019, os valores faturados por cada segmento são os apresentados na tabela abaixo:
Para te ajudar nessa escolha tão importante, vamos dar algumas dicas de forma que você encontre a franquia perfeita para você.
Quanto você está disposto a investir?
Esta deve ser uma das mais, senão a mais, importantes decisões a se tomar.
José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO, recomenda que o investidor sempre leve em conta o capital necessário para montar o negócio – inclusive o capital de giro.
“É preciso ter em mente que ele precisará de uma reserva para se manter até que o negócio consiga lhe pagar um pró-labore ou mesmo que a empresa comece a distribuir lucros.
Esse período varia de negócio para negócio”, destaca o especialista.
O franchising possui negócios nas mais variadas faixas de investimento inicial.
Diversos fatores influenciam no preço, como:
o reconhecimento da marca,
a necessidade de estoque,
o ponto comercial,
a complexidade da operação
e o treinamento necessário para o desenvolvimento do negócio.
Se o seu investimento inicial não é tão alto, você pode apostar em uma microfranquia.
Essas franquias mais baratas tem as mesmas possibilidades de retorno de um modelo tradicional, a diferença está somente no capital necessário para começar o negócio.
Mas se você tem um valor mais elevado para investir no seu negócio, há outros modelos de negócios que podem ser mais interessantes para você.
Quais seus gostos e suas necessidades?
Uma das melhores partes de investir em uma franquia é poder trabalhar em um segmento que você gosta.
No franchising, você pode ter um negócio que lida com idosos, que oferecem diversões para crianças, que cuidam de jardins, que garantem saborosas experiências gastronômicas, que oferecem benefícios para clientes e empresas, enfim, são diversos ramos disponíveis.
Dessa forma, é preciso fazer uma autoanálise para identificar os seus gostos e como seria o modelo de trabalho ideal para você.
Há pessoas que buscam, por exemplo, uma franquia somente para complementar a renda.
Neste caso, precisa ser uma operação que não exija a presença no local.
Outras pessoas querem passar mais tempo em casa com a família e por isso optam por franquias home office.
Mas há aquelas que querem se dedicar ao negócio e participar da operação diretamente.
O diferencial do franchising é possuir todos esses modelos disponíveis para você decidir o que encaixa melhor com o seu perfil.
Como avaliar se é um bom negócio?
Não basta só ter afinidade, é preciso avaliar o mercado de uma forma geral.
Afinal, não adianta você ter um produto que é muito legal, mas não tem público.
Por isso, você precisa cruzar informações sobre o que você quer e o que a sua região precisa.
Identificando essas oportunidades de negócios e alinhando com as suas paixões, suas chances de ter um bom retorno aumentam consideravelmente.
“Quando um negócio se torna franquia ele já está consolidado. Desta forma, costumo dizer aos investidores que, ao adquirir uma franquia, eles compram 50% do sucesso.
Os outros 50% dependerão de sua capacidade e do seu empenho na implantação do negócio”, conclui José Carlos Semenzato.
As vezes é bom pensar se existe franquia perfeita, ou se existe a franquia que é perfeita para você, ou seja a ideal depois de feitas todas essas escolhas.
Pense bastante nisso!
E agora pra te ajudar, vamos listar várias franquias perfeitas de diversos segmentos, veja abaixo:
Franquia Liz Lingerie
Especializada em lingeries, a Liz tem como um de seus grandes diferenciais: a inovação em seus produtos, sempre com foco em alta tecnologia, altíssima qualidade, respeito ao meio ambiente e colaboradores.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
Após conquistar a excelência na produção dos produtos, atingir grande escala de produção e conquistar amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil, a Franquia Tip Top iniciou em 2005 o estudo para implantação de uma rede nacional de lojas franqueadas.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
Clube Melissa é muito mais do que uma loja. Ele é moda, arte e design. É onde um cheiro desperta memórias. O lugar que dá vida ao nosso universo. Clube Melissa é um ambiente feito para quem — como a gente — ama o plástico.
A help! é uma rede de franquias de empréstimo focada em atender aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, com o objetivo ser uma solução multi serviços de crédito. Uma empresa com a credibilidade e a excelência do Grupo BMG, uma das maiores instituições financeiras do país.
Além das peças para uso medicinal e lifestyle, a UV.LINE possui produtos voltados para esportes como surf, ciclismo, corrida, triatlho, stand up paddle e natação. A marca tem presença nacional com mais de 500 pontos de venda de atacado, 27 lojas sendo 14 próprias e 13 franquias.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A Clube Morena Rosa é o modelo de franquia do Grupo Morena Rosa, com 26 anos de mercado. Reune o melhor da moda premium num único espaço com as grifes Lebôh, Maria Valentina, Morena Rosa e Zinco.
A franquia Capodarte é a marca premium do grupo Paquetá; está presente em 52 dos principais shoppings do Brasil e 6 ao redor do mundo. A marca vive um momento de franca expansão e principalmente, de satisfação por parte das suas consumidoras e franqueados.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
Com um investimento inicial de R$ 280 mil é possível abrir uma unidade da rede Magic Feet, cujo grupo a qual a marca pertence (Grupo Afeet) também é dono das lojas Authentic Feet e Artwalk. A Magic Feet é uma rede de franquias de roupas voltadas ao público infanto-juvenil.
A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios. A rede nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina, e rapidamente tornou-se nacional, com expansão para vários estados.
Na franquia Croasonho a relação comercial entre franqueador – franqueado representa uma parceria onde ambos trabalham para o bem comum do negócio. Forma-se uma sinergia em busca da conquista do sucesso pleno respeitando sempre os princípios e normas do sistema de franchising Croasonho.
A marca Touch busca se diferenciar pela versatilidade ao oferecer produtos novos com certa periodicidade. Focada no conceito fast fashion, os produtos imprimem em seu DNA a inovação.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
Durante todos estes anos a franquia Puket se mostrou um modelo de sucesso no mercado brasileiro, recebendo por mais de 10 anos consecutivos o selo de excelência em franchising da associação brasileira de franchising.
A franquia Usaflex, há 18 anos pioneira e líder na fabricação de calçados femininos com conforto, inovação e moda, iniciou seu projeto de Franquias em 2015 e hoje conta com 44 operações em funcionamento em 25 cidades do Brasil. Tem como objetivo chegar a 340 unidades franqueadas no prazo de seis anos.
Baixo investimento, alto retorno, alta aceitação, pioneirismo, home based e tem muito mais.
A Bom Cupom oferece cupons de descontos no verso da nota fiscal de supermercados, padarias e outros estabelecimentos. Os descontos são de estabelecimentos próximos, o que movimenta a economia local e potencializa o retorno. Atualmente são mais de 70 franquias espalhadas por mais de 20 estados no Brasil.
A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos da América Latina!
Tenha sua Própria Loja de Suplementos Online, sem se preocupar com estoque ou entregas. Com baixo custo de adesão você vai se tornar franqueado, vai fazer o seu horário e só administrar e recebe por vendas!
A Ceofood é uma Fintech Brasileira que atua no segmento de aplicativos e delivery gastronômico. Sendo franqueado Ceofood, você investe em um mercado crescente e inovador, além de ganhar de forma recorrente sobre todas as vendas com o aplicativo. Invista no mercado de tecnologia e tenha uma alta projeção de lucratividade!
Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.
A franquia Dr Faz Tudo foi criada para abrir as portas dos serviços de manutenção rápida de imóveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia.
A Dr Jardim foi criada para abrir as portas dos serviços de manutenção de jardins e piscinas com novos conceitos de qualidade, segurança, zelo e garantia. Nos países mais ricos, a prestação de serviços de cuidados de jardins e piscinas é vista como um assunto de saúde e patrimônio. O sistema é profissionalizado e centralizado para que o proprietário possa ser atendido com rapidez, segurança e responsabilidade em todas suas necessidades.
Se você é um médico, enfermeira, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou técnico em enfermagem encontrará na franquia Home Angels sua oportunidade de fazer um upgrade em sua carreira ao aliar à sua formação, novos conhecimentos que lhe permitirão atuar sinergicamente com sua atividade. Se você é um empreendedor, receberá treinamentos necessários para gerir todos os assuntos relacionados ao negócio.
O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.
Completando 4 anos em operação no franchising, a rede Maria Brasileira celebra o reconhecimento como a líder do segmento, sendo a maior e melhor rede de franquias de limpeza e cuidados do Brasil, presente em 22 estados com mais de 160 unidades franqueadas.