Franquia de spinning quer renovar conceito de bem estar no Brasil
23/04/2018 | Publieditorial
Uma nova rede de franquias promete movimentar o mercado de academias boutique no Brasil nos próximos anos. Inspirada em uma marca de sucesso nova-iorquina, a Spin’n Soul traz ao País um novo conceito de bem estar e pretende conquistar parceiros e clientes através do coaching emocional, que agrega os cuidados relativos à saúde com um equilíbrio mental, intensificando o processo de bem estar no corpo e mente dos alunos.
Criada há três anos pelos empresários Daniel Nasser, Fábio Tutundjian e João Bordon, ambos sócios-diretores da marca, a franquia de spinning planeja surfar na tendência de intensificação pela busca do bem estar por parte dos brasileiros. As aulas na rede incorporam um componente mental/emocional que inspira os participantes das atividades utilizando baixa luminosidade, criando um ambiente semelhante à luz de velas. Assim, segundo a Spin’n Soul, cria-se um ecossistema de “cardiosantuário”, onde os spinners podem cuidar do corpo e da alma.
As aulas aplicadas têm duração de 50 minutos, mas contam com intervalos anaeróbicos que visam o trabalho muscular do corpo inteiro. Dessa forma, de acordo com a rede, foca-se na busca, principalmente, da definição de abdômen, ombro, tríceps, bíceps e costas. Ao mesmo tempo, o spinner mantem os batimentos cardíacos elevados com objetivo de queima de gordura.
Os instrutores da Spin’n Soul recebem treinamento periódico para aperfeiçoar as práticas de internalização, inteligência emocional e coaching motivacional. “São verdadeiros coaches de corpo e mente, sempre promovendo uma terapia mental durante o treino, crescimento e relaxamento enérgico/espiritual”, garante a franquia.
Para Nasser, um dos idealizadores da rede, há uma forte movimentação de busca pelo bem estar observada não só em empresas voltadas aos cuidados da saúde, como em companhias que atuam em outros mercados, o que fortalece a franquia de spinning na operação desse tipo de atividade.
“Esse mercado está crescendo cada vez mais e com certeza já virou tendência. Diversos segmentos estão em busca do conceito de bem-estar e não apenas academias, mas também áreas voltadas para nutrição, turismo, hotelaria. Com certeza essa é a tendência do momento e esse mercado não vai parar de crescer.”
Principal modalidade é o spinning. Atividade é capaz de trabalhar inúmeras partes do corpo
Colaboradores passam por treinamento periódico para atualização de métodos e inovações
Ambientes da academia boutique são leves e tem luminosidade controlada para trazer sensação de leveza
Daniel Nasser, da Spin'n Soul: "queremos formar uma cadeia de academia boutique"
Mercado
Além das novidades atribuídas em aula, a Spin’n Soul planeja também aproveitar um mercado em ascensão no mundo todo. Estima-se que produtos e serviços ligados ao bem estar movimentem mais de US$ 3 trilhões por ano ao redor do planeta.
No Brasil, há mais de 70 milhões de pessoas com excesso de peso, sendo 10% considerados como obesos. O impacto desse problema na ponta chega a R$ 1,5 bilhão por ano, gastos majoritariamente em cuidados com tratamentos e medicamentos.
Para evitar chegar nestes níveis, os brasileiros estão modificando seu estilo de vida incluindo o bem estar entre os fatores primordiais para uma vida saudável. E as academias boutique, como a Spin’n Soul, devem se favorecer desse movimento.
O envelhecimento da população brasileira também está nos radares do setor, já que a preocupação com o saudabilidade após os 60 anos tem crescido em paralelo à expectativa de vida. Hoje, em média, os brasileiros vivem até os 75 anos de idade, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Inspiração e métodos
Para criar a Spin’n Soul, os empresários Daniel Nasser, Fabio Tutundjian e João Bordon, ambos sócios-fundadores, decidiram reproduzir uma franquia de spinning que faz sucesso nos Estados Unidos. Por lá, a Soulcycle possui mais de 20 unidades espalhadas pela região de Nova Iorque.
No Brasil, a equipe formatou o negócio ao modelo de franchising e adaptou os serviços aos consumidores locais. Atualmente a rede é composta por quatro unidades (Jardins, Itaim, Ribeirão Preto e Sorocaba).
Os métodos utilizados nas atividades foram batizados de Spin’n Soul, Soul Yoga e Soul Fight.
Oportunidade
Atualmente, a estratégia da rede de franquias é levar os métodos aplicados em suas unidades para outras localidades. Até o final deste ano, segundo Nasser, a Spin’n Soul deve inaugurar outros cinco espaços sob o formato de franquia. Além disso, o empresário prevê alcançar um faturamento acima de R$ 5 milhões em 2018.
Para se tornar um franqueado da marca, não há a exigência de formação especial em educação física. Porém, a rede busca investidores que se dediquem de corpo e alma ao negócio, sempre buscando a excelência que a bandeira promove.
“A Spin’n Soul busca investidores que estejam interessados não apenas em adquirir a franquia, mas também em gerenciá-la com total dedicação e excelência.”
O investimento em uma franquia Spin’n Soul, que é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), parte de R$ 690 mil. O montante inclui capital de giro, taxa de franquia, ponto e equipamentos para montagem da unidade. O retorno do aporte, de acordo com previsão da marca, acontece a partir de 21 meses de operação.
Raio x da franquia
Investimento: A partir de R$690.000 Taxa de Franquia: R$80.000 Royalties: 9% Propaganda: 2% sobre o faturamento Retorno investimento: A partir de 21 meses Lucratividade: 20% a 30% sobre o faturamento Média de faturamento mensal:R$ 200.000,00