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Franquia de açaí que cresceu 400% em 2017 chega à SP e busca parceiros

04/06/2018

Franquia de Açaí - Jah do Açaí

Em um cenário de instabilidade econômica como o que o Brasil vive atualmente, alcançar o sucesso com negócios não é uma tarefa simples. Porém, há alguns exemplos que destoam desse momento de imprevisibilidade e conseguem crescer de forma acelerada ainda assim. A razão? Um bom planejamento estratégico, expansão eficiente e um produto que não sai de moda. Foi assim que a franquia mineira Jah do Açaí viu seu faturamento crescer 400% em 2017, na comparação com 2016. E agora, para manter esse ritmo, a rede desembarca no Estado de São Paulo e busca parceiros para consolidar a ascensão.

Atualmente com 29 unidades em operação, a marca faturou R$ 6,5 milhões no ano passado. O montante é quatro vezes maior se comparado às receitas obtidas em 2016, quando a franquia arrecadou R$ 1,6 milhão. Parte desse sucesso é atribuído a um modelo operacional baseado em um item de baixo custo, no caso o açaí, e a fatores internos como, por exemplo, a produção própria dos alimentos e sorvetes, além do diferencial no serviço, já que o próprio cliente pode se servir nas lojas.

Segundo um dos sócios da rede, Rafael Corte, tudo isso também é feito com o objetivo de oferecer um suporte confiável e que passe segurança para os franqueados.

“Sempre dizemos que estamos correndo uma maratona e nossos passos têm que ser pensados como tal, de forma estruturada e segura para não colocarmos nossos franqueados em situações de risco, mas também rápido o suficiente para não perdermos oportunidades.”

 

Para dar sustentação aos novos franqueados, a Jah do Açaí pretende abrir um escritório em São Paulo para acompanhar os parceiros mais de perto. Uma nova unidade fabril, também no Estado, está nos planos da franquia para os próximos meses. De acordo com Corte, a planta servirá para diminuir custos logísticos com a entrega do produto para as unidades franqueadas.

 

Sazonalidade e criatividade

Um outro fator que dá base para a boa margem de lucratividade da franquia e o seu crescimento é a criatividade na hora de elaborar o cardápio. Por se tratar de um país com dimensões continentais, há muitas variações climáticas entre uma região e outra. O açaí, que tem maior apelo durante os dias quentes, por exemplo, não deixa de ser consumido no inverno. Entretanto, o apelo ao produto pode ter uma leve queda nos períodos mais frios do ano e é aí que entra o papel da franquia para manter a lucratividade do negócio mesmo nessas épocas.

“Como nossa operação é enxuta e nossos produtos possuem margem alta, o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas consegue ser alcançado mesmo nos meses mais frios. De qualquer forma, precisamos de novidades para continuarmos mantendo nossas lojas cheias. Em 2017, por exemplo, lançamos um produto novo: o waffle, que passou a ser vendido no mesmo modelo de autosserviço. Foi uma experiência satisfatória. Este ano, além do waffle, lançaremos o fondue, sempre mantendo a identidade do negócio, de excelência na qualidade dos produtos e atendimento ágil com preço competitivo.”

 

Ao Portal do Franchising, a marca informou que outros produtos podem ser adicionados ao cardápio no curto prazo. Antes de chegar às lojas, a rede estuda a viabilidade e aceitação do item para com os clientes.

  • Franquia de açaí - Jah do Açaí
    Praças de alimentação podem ser excelentes ambientes para montar uma franquia Jah do Açaí

 

Feira ABF e novo formato

Em busca de bons parceiros para efetivar seu crescimento, a Jah do Açaí participará, pela primeira vez, da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina, que acontece entre os dias 27 a 30 de junho, em São Paulo.

A fim de surpreeender os visitantes do evento, a rede vai montar uma mini loja modelo em seu estande no Expo Center Norte, local onde acontecerá a feira. Segundo Corte, a participação da marca na exposição visa ganhar reconhecimento dos investidores.

“Participaremos da feira e levaremos uma estrutura diferente. Vamos montar uma mini loja no estande. Assim, nos mostraremos de forma mais ativa e inteira pela primeira vez no Estado e vamos em busca de conquistarmos nosso objetivo de sermos reconhecidos pela qualidade, excelência no serviço e custo baixo junto a clientes e franqueados”.

 

Com a participação na ABF Expo e demais estratégias, a Jah do Açaí estima chegar até o final de 2018 com 50 unidades em funcionamento. Se atualmente 29 estão abertas, isso significa que a marca pretende abrir pelo menos mais 20 lojas até dezembro deste ano.

 

A primeira loja em SP

Recentemente, a franquia inaugurou a sua primeira unidade em solo paulista. A cidade escolhida foi Piracicaba, a 158 quilômetros da capital. Outra loja, dessa vez em formato de quiosque, deve entrar em operação nos próximos meses em um grande shopping-center do interior de São Paulo.

Franqueado e sócio da nova loja de Piracicaba, o engenheiro Ricardo Leite foi o escolhido para alçar a bandeira da marca na região e se diz entusiasmado com o início da empreitada.

“Empreender é uma outra escola. É totalmente diferente da carreira executiva. Mesmo que a franquia te facilite muito o trabalho, já que os caminhos a seguir são frutos de orientação, a dinâmica do dia a dia e os desafios são constantes. Porém, as recompensas são bastante consideráveis. É um sonho que você acaba sonhando não só por você, mas pela sua família, pelas pessoas próximas.”

 

Se tudo der certo, Leite quer abrir outras unidades da Jah do Açaí na região. O engenheiro ainda se divide entre o cargo executivo e o empreendedorismo. Quando o negócio crescer, ele pretende focar totalmente nos negócios.

 

A franquia

A Jah do Açaí foi fundada em 2007 na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). Em 2010, o “açaí turbinado” foi criado, um modelo de self-service ainda com açaí de tigela, em que o cliente poderia turbinar o açaí com frutas, balas, coberturas e outras guloseimas. A máquina soft foi introduzida logo depois permitindo ao cliente a liberdade de montar como quiser.

O processo de franchising da marca começou em 2016 com a união à marca Penguins, com os sorvetes e picolés artesanais. A primeira unidade da Jah do Açaí/Penguins foi inaugurada em Belo Horizonte (MG) e a partir daí a rede começou a crescer alcançando várias cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Com 29 unidades em operação e previsão de abertura de outras 20 até o final do ano, a marca tem investimento inicial sugerido para abertura de uma unidade em torno de R$ 140 mil. O retorno do aporte, de acordo com a rede, acontece a partir do oitavo mês de funcionamento. Em média, cada unidade franqueada fatura R$ 37 mil por mês.

 

Raio x

Investimento: a partir de R$ 140.000,00
Taxa de Franquia: R$ 30.000,00
Royalties: 5% sobre faturamento
Propaganda: 2% sobre faturamento
Retorno investimento: a partir de 8 meses
Lucratividade: 20% a 60% sobre o faturamento
Média de faturamento mensal: R$ 37.000,00

 

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Por Publieditorial

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