Uma das principais características de uma franquia é a padronização.
Quando tudo está em perfeita ordem, o padrão de qualidade é observado em qualquer uma das unidades da marca.
Garantir que todas as lojas tenham o mesmo nível de qualidade é um grande desafio para franqueadoras, que exige uma série de medidas, como a contratação de bons fornecedores para o franchising.
Por isso, para quem está querendo comprar uma franquia, é importante saber que existe um tripé muito forte no franchising:
Esses parceiros são essenciais para um negócio de sucesso, pois irão valorizar o que há de bom no negócio, ajudar na formatação da franquia e garantir que tudo funcione perfeitamente para os franqueados e os consumidores finais.
Os fornecedores têm um papel fundamental antes mesmo de uma franquia chegar ao mercado, ao auxiliar empresas tradicionais a formatarem seu projeto de expansão via sistema de franchising.
Tarso Cruz, diretor de operações da Inova Franquias, destaca que o franchising é um meio muito inteligente de expansão e investimento.
“É uma direção estratégica que irá mudar o estilo de vida do empresário, além de suas responsabilidades, visão e sua marca”, comenta.
Por isso, é sempre válido contratar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento do negócio.
Fabiana Estrela, diretora de capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e franqueadora da Caverna do Dino, explica que os fornecedores para o franchising, são os parceiros certos para ajudar a tornar o negócio mais sólido e a levar o suporte e padrão da franqueadora até a ponta.
“A marca consegue oferecer um suporte profissional e de qualidade.
Além disso, quando esta contratação é centralizada, pode haver ganhos de escala e qualidade na seleção e execução do contrato”, explica.
Com o suporte adequado, a unidade, por sua vez, oferece um atendimento ainda melhor para os seus clientes, gerando ganhos para todos os envolvidos na cadeia.
Fabiana Estrela destaca outros serviços que são muito solicitados pelas franqueadoras:
Consultor de negócios
Os consultores têm uma atuação bastante ampla nas franquias e podem contribuir significativamente para que o negócio tenha sucesso.
“O profissional pode ajudar na formatação do negócio de franquias, fazendo um estudo de franqueabilidade.
Contribui também no desenho operacional do negócio, estudo financeiro, além de suportes para problemas específicos”, explica Fabiana.
Consultor de expansão
Este profissional é importante para as redes que querem abrir novas unidades e crescer de forma saudável.
“O consultor de expansão ajuda as redes a buscarem e avaliarem candidatos a franqueado, auxiliando também no plano geral de expansão e escolha das cidades e mercados alvo”, destaca a especialista da ABF.
Fornecedor de TI
A tecnologia é essencial para qualquer negócio nos dias de hoje.
Por isso, é importante encontrar um parceiro responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de gestão e também operacionais.
Logística
São os fornecedores responsáveis pela distribuição dos produtos e insumos necessários aos franqueados.
“É uma atividade custosa e delicada que exige muito cuidado.
Os insumos são os mais variados, deste material de escritório e limpeza, a alimentos e peças”, comenta Fabiana.
Advogados
Os advogados são fundamentais para que uma franquia consiga ficar em conformidade com as leis.
Eles atuam tanto no desenho da Circular de Oferta de Franquia (COF) e contrato de franquia, quanto no dia a dia.
“São responsáveis por fazer contratos, proteger marcas e patentes, defender as redes em eventuais litígios, além do pagamento de impostos, algo que no Brasil é muito complexo”, destaca a especialista.
Fornecedores de marketing
Em um mercado cada vez mais competitivo, a comunicação é fundamental para atrair os clientes.
Por isso, os profissionais de marketing têm ganhado um papel cada vez maior nas franquias, especialmente na área digital.
Suporte de RH
Muitas franquias estão contratando os serviços de RH para seleção e treinamento de colaboradores.
Parceiros para todas as demandas
Há outros fornecedores para o franchising que são bastante solicitados pelas franqueadoras.
Exemplo são os profissionais de Engenharia, Arquitetura e Design, que são responsáveis por montar toda a estrutura das unidades da marca, cuidando, inclusive, para que a comunicação visual esteja dentro do padrão.
Na mesma linha, há também os fornecedores de equipamentos e móveis, os profissionais de contabilidade e finanças, equipes organizadoras de eventos e as gráficas.
Além desses, as franqueadoras também costumam promover parcerias com empresas que fornecem produtos essenciais aos seus negócios.
Julio Bertolucci, diretor de Franquias da Água Doce Sabores do Brasil, explica que a rede adotou a estratégia de segmentar a operação para identificar os fornecedores estratégicos para cada área.
“Após essa segmentação e homologação dos fornecedores, trouxemos para a rede redução de preços.
Isso ocorre pois temos escala no fornecimento e, com isso, as condições comerciais são melhores”, destaca o diretor.
Além disso, Julio destaca que com a ajuda dos parceiros foi possível posicionar a marca com produtos de qualidade, garantir a segurança alimentar e promover ações de marketing assertivas.
Abner Lopes, sócio-fundador da Graviola, destaca que a rede prioriza produtos orgânicos e, por isso, precisa escolher com cautela os seus fornecedores.
“Cerca de um mês antes de inaugurarmos uma nova operação mapeamos e estudamos o local procurando pequenos fornecedores”, destaca.
Independente do segmento do negócio, todos podem ganhar ao investir no parceiro correto.
Temos aqui no Portal do Franchising um Guia de Fornecedores com várias categorias para você buscar o que precisa na hora de comprar uma franquia.
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