Feira de franquia, saiba como tirar o máximo de proveito deste evento
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
feira de franquia 2022

Dicas de especialistas para tirar o máximo de uma feira de franquia

10/06/2022

Conheça um passo a passo para visitar  uma feira de franquia, evento que mostra formas assertivas para reunir conhecimento e deslanchar seu negócio no mundo-pós pandemia

 

Uma feira de franquias é o lugar ideal para aprender mais sobre o mercado, trocar informações com outros investidores e anotar dicas de quem já tem prática no negócio.

Afinal, é nesse tipo de evento que as marcas dos mais variados segmentos apresentam seus produtos e serviços.

Num mundo impactado por uma pandemia o visitante de uma feira de franquias deve estar atento ao amadurecimento do mercado porque hoje as marcas devem estar muito mais preparadas para negócios com multicanalidade, proporcionando ao investidor negócios mais robustos.

Seguindo as dicas de especialistas sobre como aproveitar melhor a feira de franquias, o empreendedor pode esclarecer direto na fonte todas as dúvidas sobre como se tornar um franqueado de sucesso. Confira a seguir algumas dicas:

 

Autoconhecimento para aproveitar informações do evento

Antes da visita à feira é fundamental se fazer alguns questionamentos para a tomada de decisão, recomenda Fernando Loureiro, diretor de Expansão da Loureiro Consultoria em Franquias.

Ao iniciar os preparativos para ir à feira, é importante fazer a si mesmo questões como:

– Sirvo para ser um franqueado e o que eu espero de uma franquia, além do lucro?

– Como eu me vejo daqui a 3 a 5 anos neste novo segmento que pretendo escolher?

– O produto ou serviço se adequa ao meu perfil de empresário?

– Qual meu perfil de franqueado? Sou Investidor? Gestor? Operador?

 

Estude o mercado de franquias com antecedência

Sabendo o que quer, é chegada a hora de levantar alguns dados para ter um conhecimento prévio do funcionamento das franquias.

Ter essas informações auxilia no direcionamento das perguntas para se encaixar da melhor forma nesse universo promissor, que é o setor de franquias.

Alguns exemplos de conteúdo que podem ajudar na preparação para visitar a feira são o Guia de Franquias AssociadasABF Educação e E-Books completos sobre temas como “Lei de Franquias”, “Cartilha O que é Franquia?” e “Como Adquirir uma Franquia”.

Com conhecimento geral sobre o mercado, o visitante terá uma visão mais objetiva e poderá planejar sua visita de forma mais organizada, de acordo com Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt.

Isso é importante porque o setor é bastante amplo: é um setor que já recuperou uma boa parte dos impactos da Pandemia, com crescimento de 10,7% em 2021 e de 9,1% no volume total de unidades.

 

Mapa da feira torna seu planejamento mais objetivo

O franchising no Brasil fatura mais de R$ 185 bilhões, com 171 mil unidades no País que geram quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Diante de um campo vasto e promissor como esse, é fundamental saber em que segmento específico o futuro empresário vai investir.

Saber onde fica cada marca no evento é fundamental para um melhor aproveitamento do seu tempo durante a visita à feira.

Isso pode ser feito por meio do site da feira, que traz as marcas, eventos e demais atividades disponíveis em cada dia, além do mapa completo  para saber qual o espaço exato onde procurar os dados que necessitam.

Sabendo quais marcas interessam, é interessante que o visitante visite sites e perfis de redes sociais dos expositores para conhecer melhor o que cada uma oferece em termos de benefícios.

 

Saiba como se inserir na nova realidade Mundial

Com a pandemia, a visão de negócios e as expectativas de franqueadores, franqueados e consumidores mudaram muito.

Por isso, hoje em dia no contexto pandêmico e de transição para um momento pós-pandemia, não basta somente o varejo tradicional com um bom negócio, explica Fernando Loureiro, diretor de Expansão da Loureiro Consultoria em Franquias.

A marca deve ter opções saudáveis e estruturadas com delivery e e-commerce bem definidos. Por isso, o visitante da feira deve saber:

– Se a Marca oferece estrutura e orientações para sistemas de delivery e e-commerce e desenvolvimento de aplicativos que contemplam as duas soluções que vieram para ficar com a pandemia

– Quais as atividades e ações que a marca proporciona para o futuro franqueado conhecer in loco os sistemas e operações de entregas, estoque e transporte de produtos para os consumidores

– Parcerias ou treinamentos para a implantação do delivery e e-commerce no novo negócio que o candidato a franqueado pretende iniciar

Planeje as visitas aos estandes e palestras mais focados nos seus objetivos

Por reunir muita informação em poucos dias de duração, a feira deve ser visitada com um certo preparo do futuro franqueado.

É fundamental se inteirar das atrações e destaques para aproveitar ao máximo todo o volume de conhecimento e contatos. Este ano a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, por exemplo, retorna com mais espaço e novas marcas.

De 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, a feira terá 400 marcas expositoras dos segmentos de Alimentação, Educação, Saúde, Beleza, Turismo, Entretenimento, Tecnologia e outros e o credenciamento online já está aberto.

No espaço haverá uma série de palestras, congressos e seminários apresentados por experts do segmento, por isso é importante se preparar antes da visita.

O primeiro passo para fazer a visita e as perguntas certas aos expositores e experts é estudar sobre como funciona uma franquia, como começou o sistema, como está o mercado e todos os conceitos envolvidos no segmento.

A pesquisa pode ser feita no Portal do Franchising, que tem várias seções informativas especiais e completas repletas de informações para quem pretende investir no setor e para quem já é franqueado e deseja se manter constantemente atualizado.

 

Esclareça as dúvidas com quem mais entende

Ao escolher uma ou mais franquias, a presença no local dos representantes ou sócios daquela marca deve ser aproveitada o máximo possível.

Esclareça as dúvidas que possam ter aparecido na sua pesquisa prévia sobre a franquia, pergunte sobre investimento, lucro, faturamento, retorno e o dia a dia da operação.

Perguntas que podem ser feitas e itens a serem avaliados junto às marcas:

– Como a marca está posicionada no mercado dentro do segmento? (Essa questão é importante para avaliar se é um negócio de tendência de mercado ou modismo passageiro)

– Avaliar a experiência do franqueador e suporte oferecido

– Analisar lucratividade e retorno do investimento.

–  Quais são os pré-requisitos para eu fazer parte da rede?

– Quanto de tempo será necessário para se dedicar ao negócio?

– Verificar se tem capital suficiente para iniciar a operação (investimento + capital de giro).

–  Levar em consideração marcas com Selo de Excelência da ABF

É de praxe que durante o evento as marcas peçam que os candidatos a franqueado preencham um cadastro, pois é por meio dele que as franqueadoras entram em contato com os empreendedores para fornecer propostas, dados e materiais mais exclusivos que são importantes para a decisão de fechar o negócio e iniciar o seu empreendimento.

Além do contato direto com o possível modelo de negócio que será iniciado, é muito útil conhecer as outras atrações e espaços temáticos como é o caso da Arena do Conhecimento, repleta de apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil; o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil;  e o Montando Minha Franquia, que reúne fornecedores do sistema de franchising como, por exemplo, ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.

 

Conheça novas novas marcas na feira de franquia

Novas marcas e atrações complementares completam a sua visita.

Além de manter o foco nas franquias de interesse, estar bem planejado e com o mapa da feira em mãos pode ajudar a gerenciar melhor o tempo da visita à feira e permitir, até mesmo, visitar marcas novas que se apresentarão este ano na feira.

A organização da ABF Franchising Expo 2022 vem recebendo muitas franquias estreantes no evento e estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 8% do número de redes no setor registrado em 2021.

Muitas vezes, uma conversa inesperada e um novo modelo de negócio podem ser o start de um projeto bem-sucedido.

 

Confira alguns expositores na feira de franquia:
 

Franquias de suplementos — Dr. Shape

Franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada, podendo explorar a loja física, delivery planejado, a única do segmento com clínica de emagrecimento e estética corporal. SAIBA MAIS

 

Franquia Johnny Rockets

Johnny Rockets é uma cadeia de restaurante casual diner americana.

Seguindo o conceito dos tradicionais american diner dos anos 50 até os dias atuais, fez de nossa marca um ícone do mercado de alimentação. SAIBA MAIS

 

Franquia Mr. Black Café

Rede de cafeterias especializada em cafés especiais com presença nacional.

Nosso plano de expansão contempla todo o território nacional através do sistema de franchising. Saiba mais

 

Franquia Orgânica Body Spa

Orgânica Body Spa Express é o modelo de franquia construído para quem deseja empreender em um dos segmentos e mercados que mais crescem no mundo, de forma rápida, prática e rentável. SAIBA MAIS

 

Visite na feira de franquia – Franquia Via Certa

O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquias de cuidadores — Terça da Serra Casa de Repouso

A Terça da Serra Residencial Sênior é a maior rede de residenciais para idosos no Brasil, presente em vários estados. SAIBA MAIS

 

Boulangerie Carioca

Inspirada nas sofisticadas padarias da França, a Boulangerie Carioca reúne o conceito de boulangerie – pâtisserie, que ao longo do dia ganha ares de bistrô parisiense. SAIBA MAIS

 

Pinta Mundi Tintas

A Pinta Mundi Tintas é uma rede varejista e franqueadora de lojas de tintas e acessórios para pintura, há 30 anos no mercado.

Faça parte de uma rede de sucesso. SAIBA MAIS

 

Visite na feira de franquia — Liz Lingerie

Especializada em lingeries, a Liz tem como um de seus grandes diferenciais: a inovação em seus produtos, sempre com foco em alta tecnologia, altíssima qualidade, respeito ao meio ambiente e colaboradores. SAIBA MAIS

 

Franquias de sucos — Cosechas

Cosechas é uma franquia de bebidas naturais com um estilo e marca que estabelecem novos padrões para o paladar e a dieta sadia.

Um negócio que deu tão certo que está presente no Brasil e no exterior. SAIBA MAIS

 

Franquia Puket

A Puket é muito mais que uma rede de lojas meias, lingeries, homewear, pijamas, moda praia e acessórios de moda, somos referência em produtos que unem famílias e conectam pais e filhos. SAIBA MAIS

 

Franquia Mapa da Mina

A rede franquias Mapa da Mina têm fabricação própria de semijoias se destaca pela qualidade dos produtos e valores acessíveis a todos os públicos. SAIBA MAIS

 

Franquias de estética — Giolaser

Com a franquia Giolaser, você investe em uma franquia de sucesso que tem o diferencial de oferecer tudo o que seu cliente precisa em um só lugar: depilação, estética, beleza e principalmente bem estar. SAIBA MAIS

 

Franquias de créditos — Vazoli

A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas. SAIBA MAIS

 

Franquias de colchões — I Wanna Sleep

Faça parte da rede de apaixonados pelo bom sono, conforto e bem-estar. A tecnologia e o aconchego dos nossos produtos refletem na nossa expansão. SAIBA MAIS

 


 
Viu como aproveitar uma feira de franquia? Confira outros artigos que irão te ajudar a empreender: