O que faria você trocar uma carreira sólida na área financeira por uma completamente nova, mas como chefe, na área educacional? Pois é, essa dúvida pairou por alguns meses na cabeça de Murilo Natal, hoje franqueado da rede InFlux English School na cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro. Há três anos, ele resolveu apostar em uma franquia de educação, que parece ter dado certo: “com a InFlux, atualmente, o meu faturamento líquido é no mínimo três vezes superior”.
Mas como ele chegou até esse estágio? O primeiro passo foi a resignação. Ou melhor, a falta dela. Apesar de ter um emprego fixo com ganhos acima da média da população em geral, Natal queria alçar voos maiores. Oferecer um vida mais confortável para a família e realizar alguns sonhos, como viagens, por exemplo, estavam também no projeto. Foi então que ele decidiu pesquisar pelo mercado de franquias.
Em uma visita à ABF Expo, maior feira de franquias de América Latina e que acontece anualmente em São Paulo, conheceu de perto o modelo operacional da rede de educação InFlux. Segundo Natal, a conexão foi instantânea.
“A InFlux tinha um propósito diferente, eles não estavam lá apenas para captar mais um franqueado, estavam procurando pessoas com perfil e valores que se encaixavam na proposta da marca. Ou seja, entregar um serviço de qualidade, com resultados comprovados.”
Além disso, o empresário conta que buscava investir em uma marca com responsabilidade social, onde o objetivo principal era fazer a diferença na vida dos clientes. Com essa premissa e confiante no que ouviu de representantes da franquia, decidiu investir os recursos que havia juntado durante anos como agente bancário no negócio.
Esforço e resultado
Logo no início da empreitada, Natal descobriu como era diferente ser dono do próprio negócio. O fato da renda da empresa depender diretamente da atuação do franqueado o levou a concentrar todos os esforços na franquia. Adicionalmente à essa força de vontade, Natal conta que seguir as normas e regras da rede e acrescentar paixão àquilo que estava fazendo fizeram o negócio decolar.
“Você ser funcionário é salário garantido e horário definido para começar e encerrar a jornada. Como empresário, o rumo do negócio está na sua mão. Por mais que a franquia tenha um modelo de operação viável e seguro, o capitão é você. Se o barco afundar, a chance de que o franqueado não conseguiu gerenciar bem o negócio e subestimou a gestão elaborada pela marca é enorme. No entanto, se você se dedicar bastante e seguir o propósito da rede, suas chances aumentam consideravelmente”.
Por falar em dedicação, quando abriu as portas da sua unidade em Uberlândia, Natal chegava a trabalhar muitas horas a mais do que trabalhava na época de bancário. O suporte da InFlux, no caso, também foi muito importante para ele ter as diretrizes corretas para que o negócio decolasse, principalmente por conta da crise econômica e política que o país atravessava em 2014, quando sua unidade começou a funcionar.
Mesmo assim, em apenas dois anos o franqueado conseguiu atingir um nível de rentabilidade satisfatório para a franquia. De acordo com o Natal, o investimento que ele aportou na abertura do negócio está em vias de ser recuperado totalmente, e com a indicação de que o cenário se mostra, neste momento, mais otimista para os próximos anos. Em questão de renda, o ex-bancário já tem o que comemorar:
“No meu emprego anterior eu tirava, em média, de 6 a 8 salários mínimos. Hoje, com a inFlux, o meu faturamento líquido é no mínimo 3 vezes maior.”
Segundo a InFlux, que é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), o aporte inicial para abrir uma unidade padrão da rede é de R$ 195 mil.
O mercado
O setor de escolas de idiomas cresce de forma acelerada no Brasil. Segundo um ranking global de proficiência, só 2% da população brasileira possui fluência em mais de uma língua, como português e inglês ou outra. Por outro lado, a concorrência no mercado de trabalho aumentou vertiginosamente nos últimos anos, levando profissionais a investir em novas línguas como diferencial positivo na hora de se candidatar à uma vaga de emprego.
Vale lembrar também que, de acordo com um levantamento do site de vagas de trabalho Catho, só um diploma de fluência em uma língua estrangeira pode fazer com que seu salário aumente até 49%. Dependendo do nível hierárquico da vaga, essa diferença pode chegar até a 62%, ressaltando a importância de possuir domínio sobre uma língua não nativa no mercado de trabalho.
Entre as franquias, recente estudo da ABF mostrou que as redes franqueadoras do segmento de Serviços Educacionais cresceram 5,6% em faturamento no ano passado, em comparação à 2016. Somadas, as receitas das marcas foi de R$ 10,8 bilhões no período.
Só a InFlux, entre 2015 e 2017, viu o número de unidades avançar 16%. Se o levantamento for desde 2010, a alta é de 98%. Atualmente, a marca possui 135 franquias espalhadas por vários cantos do País e está em busca de parceiros para abertura de novas escolas, com foco nas regiões Nordeste e Sudeste.
Sistema InFlux
Criada em 2004, a franquia InFlux English School abriu suas portas em Curitiba com o objetivo de facilitar e modernizar a educação de idiomas no Brasil. Isso levou seus fundadores a um método inovador de ensino, que une duas das mais eficazes abordagens conhecidas no aprendizado de línguas: abordagem Comunicativa e Lexical. Assim, chegaram a um modelo capaz de ensinar inglês em nível avançado em apenas dois anos e meio. Desde então, mais de 45 mil alunos passaram pelas unidades da rede.
A confiança no método é tão grande que a cada novo aluno a InFlux atesta um contrato de “Compromisso de Aprendizado”. Firmado inclusive em cartório, o compromisso é fazer com que o estudante atinja, ao menos, 700 pontos no Test of Englih for International Communication (TOEIC). A prova é uma das avaliações mais respeitáveis do mundo para medir a proeficiência do aluno no novo idioma. Ela é utilizada em mais 130 países.
Além da satisfação dos clientes, a InFlux trabalha diariamente no desenvolvimento de ações de relacionamento com seus franqueados. Em 2017, a marca foi contemplada pela sétima vez com o Destaque do Selo de Excelência em Franchising da ABF, além de ter recebido o prêmio de Melhor Franqueadora do Brasil, segundo o conselho da associação que rege o sistema de franchising no País. Para chegar a este resultado, a ABF calcula o nível de satisfação dos franqueados para com a marca e outros quesitos que, juntos, formam o “conjunto da obra” para a contemplação.
No que compete a Natal, da franquia de Uberlândia, a franquia deve receber novos prêmios nos próximos anos.
“Com a inFlux, somos estimulados a melhorar constantemente e fazer as coisas de forma diferente, buscando inovar sempre. [A franquia] fez com que eu conquistasse novos amigos e passamos a fazer parte de algo muito maior. Outra mudança super legal que ocorreu é poder trabalhar mais próximo da minha família, inclusive tendo parte dela dentro da empresa”.
Já consolidado dentro da rede, o objetivo do franqueado agora é dar fôlego à sua futura nova unidade, com previsão de abertura para os próximos meses. Além desta, Natal estima abrir, ao menos, mais uma franquia InFlux.
Raio X da franquia
Investimento: De R$ 195.000,00 a R$ 360.000,00*
Taxa de Franquia: R$ 20.000,00 a R$ 35.000,00, a depender da configuração do negócio e pesquisas de geomarketing.*
Royalties: sem royalties
Propaganda: 5%*
Retorno investimento: Entre 18 e 36 meses
Lucratividade: 30%
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Por Publieditorial