Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

A importância de bons fornecedores para o sucesso de uma unidade franqueada

28/02/2020

bons fornecedores para franquias

Na hora de abrir uma franquia, é muito importante contar com parceiros que te ajudem a colocar os negócios nos trilhos.

Claro, como franqueado, você tem o apoio da franqueadora, mas em alguns momentos é preciso solicitar a ajuda de outros especialistas.

Tarso Cruz, diretor de operações da Inova Franquias, destaca que o mundo de franquias pode ser de muito sucesso.

Mas, para isso, é preciso ter os recursos certos para tomar as decisões corretas.

Assim, em muitos momentos você pode, e deve, solicitar a ajuda de parceiros especializados para que possa ter o seu negócio com segurança.

Um fornecedor bastante solicitado no setor é o consultor de franquias.

“Ele pode ajudar a mapear as afinidades no negócio e objetivos, além de revisar as finanças e fazer uma boa lista das Franquias que mais se encaixam no perfil do empreendedor”, explica Tarso.

Fabiana Estrela, diretora de capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), também destaca a importância do consultor.

“O empreendedor conta com o conhecimento e experiência do profissional para auxiliar na decisão de investimento, já que o consultor pode ter uma visão mais acurada em relação a temas como sustentabilidade financeira, tamanho do mercado potencial, concorrentes e qualidade do suporte prestado pela franqueado”, explica a diretora.

A franqueadora muitas vezes irá exaltar os seus pontos positivos, mas a experiência do consultor pode te ajudar a decidir se aquele negócio é o ideal para o seu perfil.

“Além disso, o consultor ainda pode ajudar com uma visão mais de longo prazo e para colocar de pé um plano de negócios para a unidade franqueada, o que é muito recomendável”, destaca Fabiana.

Outro profissional bastante solicitado pelos empreendedores é o advogado especialista em franchising.

“O advogado faz uma análise em detalhes da Circular da Oferta de Franquias e do Contrato de Franquias, deixando bem claro as condições e os riscos envolvidos.

Ele pode também checar a veracidade de alguns documentos e condição econômica da franqueadora e seus sócios, fatores também bem importantes”, comenta a diretora.

Além desses dois profissionais, há empreendedores que contratam serviços de geolocalização para ajudar na melhor escolha do ponto e também os que buscam por um consultor financeiro.

Como é possível ver, esses profissionais são os selecionados, principalmente, no período anterior a compra da franquia.

Mas dependendo do negócio você pode precisar de fornecedores também no dia a dia.

Neste caso, é importante ficar atento às recomendações da franqueadora.

No contrato, está descrito quais são os profissionais homologados, as indicações e também se você pode escolher quem deseja contratar.

 

Como saber se o fornecedor é de confiança?

 Quando você for contratar o seu fornecedor, é preciso ficar bastante atento para encontrar um profissional sério.

O primeiro passo é checar se é um fornecedor associado à ABF, o que pode ser feito aqui mesmo no Portal do Franchising, acessando o Guia de Fornecedores Associados ABF.

André Luis Soares Pereira, sócio-fundador do GSPP e membro da comissão de fornecedores da ABF, destaca que a entidade tem uma grande preocupação em relação aos fornecedores.

“A contratação de um profissional externo pode fazer toda diferença na operação, desde que esses fornecedores tenham qualificação suficiente para prestar tais serviços.

Por isso, a ABF criou uma comissão de fornecedores que preza, primordialmente, por mostrar para o mercado a importância da contratação de bons profissionais”, explica Pereira.

Além de verificar os profissionais da ABF, você também pode pedir indicações para pessoas que usaram os serviços.

Assim, sua experiência com o fornecedor tende a ser ainda melhor.

Temos aqui no Portal do Franchising um Guia de Fornecedores com várias categorias para você buscar o que precisa na hora de comprar uma franquia.

CLIQUE AQUI para acessar o guia, ou acesse abaixo a categoria desejada:

 

E lembrando, o franchising é sustentado pelo seguinte tripé:

pilares do franchising

Só o bom equilíbrio dessa relação, permite o crescimento e padronização contínuo das redes de franquias.