Veja a seguir, as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades
A pesquisa as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades realizada pela ABF, reuniu 1.300 (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores), cujas redes respondem por cerca de 60% do faturamento do setor. Feito especificamente com as redes associadas, o levantamento é fruto de um novo banco de dados da entidade, mais detalhado e profundo, cujo sistema de inteligência de mercado irá possibilitar a extração de recortes ainda mais sofisticados. O levantamento reflete a própria evolução do sistema de franquias no Brasil.
Nesta pesquisa, a ABF já aplicou o novo sistema de classificação dos segmentos do franchising, realizado com base em fontes de referência como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), entidades internacionais correlatas, universidades e institutos de pesquisa.
Um dos mais consolidados e, individualmente, o mais representativo, o segmento Alimentação domina a lista das 50 maiores marcas de franquias no Brasil, com 36% das redes; a seguir estão os segmentos Serviços Educacionais, um dos precursores do franchising brasileiro, com 18% das marcas listadas; Moda, reconhecido pela criatividade, pesquisa e inovação, com 14% das redes, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, que vem apresentando taxas expressivas de crescimento nos últimos anos, com 12% das marcas.
De acordo com o levantamento, as lojas são o principal ponto comercial, adotado por 94% das 50 maiores marcas da ABF, e 6% correspondem aos demais formatos.
O estudo apontou que 68% das franqueadoras listadas têm mais de dez anos de atuação no mercado:
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das marcas que figuram na lista da ABF (74%) possui o Selo de Excelência em Franchising (SEF) e 49% delas conquistaram a chancela mais de dez vezes. Referência para o mercado, o SEF é a importante chancela do setor no Brasil e é conferido às redes pela ABF a partir de uma pesquisa específica feita diretamente com os franqueados.
Confira abaixo as 50 maiores marcas de franquias no Brasil por unidades em operação:
Fonte: Associados ABF
* Marcas que não submeteram as informações ao sistema de auditoria eletrônica da ABF