Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Você abraça a sua equipe como um piloto de Fórmula 1?

12/04/2019

Você abraça a sua equipe

Empreender no setor de franquia e definir uma meta esportiva são duas coisas aparentemente muito diferentes, mas na verdade há muita sinergia entre elas.

Recentemente, fui convidado por uma rede internacional de franquias para fazer uma palestra justamente com foco nesse paralelo entre o esporte e o mundo das franquias – duas áreas em que atuo há muitos anos.

Além de CEO da MD | Make a Difference, uma agência de comunicação especializada em varejo e redes de franquias desde 1997, sou maratonista há mais de 10 anos.

Daí a inspiração – para a palestra e para este artigo.

Quando um atleta (amador ou não) toma a decisão de atingir um objetivo no esporte, seja correr uma maratona, concluir o Caminho de Santiago de Compostela ou encarar uma desafiadora prova de triathlon, é preciso traçar uma estratégia e manter a disciplina.

Há uma série de etapas a serem cumpridas que não são a prática do esporte escolhido em si.

É preciso, por exemplo, fortalecer a musculatura para encarar o desafio e isso requer treinos e mais treinos de musculação (o que nem todo atleta acha legal de fazer).

É recomendável consultar um nutricionista, para dar outro exemplo, porque uma alimentação alinhada ao objetivo ajudará a alcançar melhores resultados na prova e pode contribuir para que você inclusive, conclua seu objetivo.

A diferença está nos detalhes da preparação.

Então, veja quantas pessoas apoiam o atleta. Tem o treinador do esporte-fim, o instrutor de musculação, o nutricionista, o massagista, o fisioterapeuta e por aí vai.

No setor de franquias é a mesma coisa. Estamos falando de um modelo de negócio onde não se empreende sozinho. Aliás, é exatamente o contrário disso.

Ao escolher uma rede de franquia, o futuro franqueado vai contar com todo o suporte do franqueador para administrar seu negócio. Um franqueador experiente, que já testou o que funciona (e o que não funciona) para que o franqueado não precise passar por esses erros e acertos.

Outro pilar importante do setor de franchising são os fornecedores: empresas e profissionais especializados em franquias, com ampla experiência neste nicho e que também já conhecem o que funciona melhor.

E, por fim, o franqueado precisa de uma equipe ponta firme. E, acredite, cada um que está no dia a dia da operação faz muita diferença para o sucesso (ou fracasso) do negócio. Assim como em uma equipe de Fórmula 1.

Quando um piloto de Fórmula 1 termina uma corrida, o que ele faz assim que sai do carro? Abraça sua equipe.

Quem está assistindo a prova mal vê o rosto do cara que aperta o parafuso do pneu do carro do piloto, mas o que essa pessoa faz é fundamental para o desempenho do atleta.

E mais: está nas mãos desse profissional a vida do piloto. É só pensar o que um parafuso solto em um pneu a 300 quilômetros por hora pode causar.

Você abraça a sua equipe? Não literalmente, tem muita gente que não é de abraço (rs). Mas você elogia quando os resultados estão dentro ou acima do esperado? Você é próximo de cada funcionário, a ponto de confiar seu negócio a ele? O piloto confia a vida dele ao time.

Algo para se refletir, não?

Apaixonado por franquias e esporte, quis reunir esses dois mundos não só na palestra (que citei lá em cima) e não só neste artigo. Levei isso para a vida.

Há cerca de quatro anos criei o Move, um grupo que reúne profissionais do setor de franquias em desafios periódicos estimulando as pessoas a praticarem esporte e fazerem networking.

A edição atual, que acontece ao longo do mês de abril, tem mais de 100 atletas amadores envolvidos – todos ligadas ao franchising.

Gente que trabalha, tem a vida atribulada que a maioria tem, e mesmo assim vai encontrar tempo para correr, caminhar e fazer musculação em busca de pontos.

Uma competição saudável, que promove encontros divertidos e uma vida mais saudável.

O Move, por sua vez, deu origem a F.Run, a primeira corrida de rua do franchising, que vai acontecer no dia 30 de junho em São Paulo.

Vamos reunir diversas marcas do setor de franquias e se tudo der certo mais de 3 mil corredores. Vem correr com a gente e levar o esporte para a sua vida e a sua empresa? Fica o convite!

 

Autor: Denis Santini

CEO da MD | Make a Difference, primeira agência de comunicação especializada em franquias e redes, professor do MBA da FIA e franqueado da L’Occitane Au Brésil e do Rei do Mate. Ainda encontra tempo para correr maratonas e jogar tênis. Idealizador do grupo de esportes Move e da F.Run, primeira corrida de rua do franchising brasileiro