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Sem medo de empreender, elas se tornaram empresárias de sucesso no comando de franquias da SBCoaching

12/07/2019

SBCoaching seja franqueado

Sabrina Mendonça trocou o cargo de diretora em um escritório de advocacia para abrir sua própria empresa e, em duas semanas, faturou 25 mil 

Alessa Médes apostou todas suas fichas em uma unidade de franquia e, em menos de um ano, atingiu R$ 1 milhão de faturamento anual

 

Duas mulheres com histórias de vida distintas, mas uma coisa em comum.

Elas aceitaram o desafio de empreender com todas suas habilidades, competências e garra.

Mais que uma oportunidade de negócio, elas enxergaram o empreendedorismo como a porta para uma vida onde fosse possível harmonizar trabalho, carreira, família, satisfação pessoal, missão e propósito.

O resultado?

Duas bem-sucedidas empresárias que, a seguir, compartilham suas histórias com o intuito de inspirarem outras mulheres. 

Para Sabrina Mendonça, franqueada da SBCoaching em São Paulo, o sonho de empreender começou muito cedo.

Ainda menina, ouvia seus pais falando de chefe, horários e já pensava: “nossa, eu quero ter uma empresa que faça a diferença na vida das pessoas, que valorize cada uma delas e possa gerar prosperidade,” relembra Sabrina.

 A menina cresceu e apostou na faculdade de Direito.

Já formada percebeu que não sabia como abrir a própria empresa, conseguir clientes e fazê-la funcionar.

Embora o sonho de fazer a diferença na vida das pessoas ainda fosse forte, sentia que precisava aprender mais.

Optou por trabalhar em um escritório de advocacia onde ficou por 15 anos e chegou ao cargo de diretora administrativa financeira. 

Nesse período, casou, teve filhos e os desafios aumentaram.

Ao ter que desempenhar múltiplos papéis, como profissional, mãe e esposa, sentiu que tinha muita deficiência na gestão de seu tempo.

Foi, então, que contratou um coach para orientá-la nessa questão.

Além de resolver o problema, percebeu o que era importante naquele momento e tomou uma decisão: estava pronta para investir em seu próprio negócio. 

Optou por abrir uma Consultoria Empresarial Familiar e, ao traçar o plano de negócio, passou a refletir sobre como ia levar uma bagagem de 15 anos de mundo corporativo para empresas de menor porte, empresas familiares e empreendedores.

O que garantiria que essas pessoas realmente entendessem a importância daquele trabalho para entrarem em ação?

“Percebi que era justamente isso que um coach fazia, então, em 2017, realizei meu primeiro treinamento na SBCoaching. Fiz toda a grade de cursos que eles ofereciam para desenvolvimento de carreira, liderança e negócios,” explica.

Em 2018, a SBCoaching tinha acabado de lançar sua microfranquia, sem royalties, apenas com valor de entrada. Sabrina viu a oportunidade de desenvolver em sua empresa a mesma qualidade que a SBCoaching aplica em seus negócios.

“Fiz minha inscrição em maio de 2018 e iniciei o meu treinamento como franqueada no mês seguinte. Em aproximadamente duas semanas pós-treinamento, tive o retorno dos R$ 25 mil investidos. Com três meses de franquia em funcionamento, alcancei um faturamento médio maior que em meu cargo como diretora. Em novembro de 2018, fiz o upgrade da franquia e pude me tornar uma Trainer Oficial da SBCoaching, ou seja, eu também poderia ensinar às pessoas aquilo que um dia aprendi. Fechei o ano com a sensação de estar a caminho do que sempre sonhei”, comemora. 

“Este ano, comecei a gerar empregos, montei uma sala de treinamentos e tracei uma grande meta do que eu quero (e vou) atingir: ultrapassar meus limites, como fiz em 2017, quando decidi empreender. A diferença é que, hoje, tenho todo o apoio do time da SBCoaching. Tenho certeza que aquela empresa que sonhei, ainda menina, está tomando forma”, finaliza.

Já Alessa Médes começou sua carreira profissional como psicóloga, especialista em recursos humanos. Durante oito anos atuou intensamente nesta área, como gerente de RH em empresas multinacionais.

Justamente por conta destes empregos, acabou indo morar na Alemanha e nos Estados Unidos. “Foi nesse segundo país, que fiz meu primeiro curso de coaching e me formei como master coach em uma instituição filiada à Harvard, em Boston,” afirma. 

Quando retornou ao Brasil, em 2012, se filiou à Sociedade Brasileira de Coaching, por indicação da própria universidade de Harvard.

Neste período, Alessa começou a atuar como coach e consultora, em paralelo com seu trabalho de gerente de RH, atendendo clientes à noite e também aos finais de semana.

Depois de seis meses, percebeu que estava tendo mais rentabilidade financeira com o trabalho “extra” do que com o oficial. Decidiu, então, fazer um acordo com a empresa em que trabalhava para ser terceirizada e passou a prestar consultoria para eles. 

“Abri minha empresa e passei a atender clientes como consultora e coach em tempo integral. Já no início, conquistei grandes clientes como Vale do Rio Doce, rede Globo, Phillips do Brasil e grupo Votorantim. Porém, retornei para Varginha, minha cidade natal, onde existem muitas empresas pequenas e médias. Foi aí que eu senti a necessidade de ter um nome forte no mercado para apoiar minha entrada nestas empresas menores, que me viam como muito grande pra elas”, lembra. 

Nos dois anos antes de se tornar uma franqueada SBCoaching, Alessa tinha um faturamento médio de R$ 20 mil mensais.

Em 2018, não teve dúvida em investir na franquia SBCoaching, que oferecia justamente o que ela precisava naquele momento.

“Fiz meu treinamento como franqueada em abril de 2018 e fechei o mês de março de 2019, ou seja, onze meses depois, com faturamento de R$ 1 milhão. Esse montante não era possível apenas com a minha consultoria anterior”, comemora.

Alessa explica que, agora, raramente presta consultoria de RH, focando sua atuação no coaching e na metodologia da SBCoaching. 

“Além do sucesso financeiro, me sinto realizada por conseguir conciliar este sonho de carreira com outros tão igualmente importantes como o de ter uma família. Sou grata por ser mãe de duas crianças maravilhosas e, com todas as técnicas que aprendi, poder conciliar a criação e educação dos meus filhos com a estrutura que a SBCoaching oferece. Isso é fantástico e espero que funcione como inspiração para todas as mulheres que sonham em empreender”, deseja Alessa.

 

Microfranquia é uma das que mais cresce no País 

A microfranquia da SBCoaching foi criada há um ano e quatro meses e já possui 250 franqueados.

O crescimento acelerado é motivado pelo baixo investimento e pela estimativa de retorno em média em três meses.

O formato sem custo de royalties, com suporte constante e a proposta de crescimento na rede (que garante a liberação de mais produtos exclusivos da empresa-mãe) tem agradado tanto os já franqueados como os que estão interessados em adquirir a microfranquia. 

Ao todo, a SBCoaching possui 250 franqueados nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, 194 deles no formato de microfranquias – a opção de entrada mais escolhida, embora dezenas deles já tenham avançado na rede e não sejam mais micro, como é o caso das duas empreendedoras apresentadas acima.

 

FICHA TÉCNICA – DE COACH PARA EMPREENDEDOR 

Modelo da franquia: microfranquia
Investimento inicial: R$ 35 mil
Taxa de franquia: não há
Taxa de publicidade: não há
Royalties: não há
Faturamento médio mensal: R$ 26 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 3 meses
Prazo de contrato da franquia: 2 anos (sem multa em caso de rescisão)

Contrato de franquia dá direito a: uso da marca SBCoaching Corporate, treinamento Sniper Coach, treinamento Online de Analista DISC (Motivadores, Valores e Atributos), Site, Fanpage no Facebook, Cartão de visitas (layout e 200 unidades impressas), Folder (200 unidades impressas), produtos exclusivos SBCoaching e Brian Tracy Internacional, Ferramenta de gestão de clientes Pipedrive, Acompanhamento webinar para desenvolvimento “Desafio 30”, Acompanhamento webinar para performance “Gladiadores”, Grupos Colaborativos (Rede).

 

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching) 

Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica.

Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 250 unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em cera de 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de micro franquias.

Com mais de 35 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis.

Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.

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