Proximidade com o franqueado é fundamental para alertar rapidamente sobre métricas que fogem ao padrão
Por Nadim Farid
Um dos diferenciais da ORAL UNIC é a equipe de consultores de campo, enquanto algumas redes chegam a ter um consultor para atender 40 unidades franqueadas, a nossa tem um profissional para cada 12 franquias.
O custo dessa prática pode não ser dos mais baixos, mas essa estratégia é fundamental para mantermos uma gestão de alta performance em cada unidade.
Por meio de um sistema totalmente automatizado, que permite a visualização de todos os números da operação em um dashboard, o consultor de campo, assim como o próprio franqueado, consegue ver todo e qualquer desvio de padrão.
Isso significa que os índices com baixa performance saltam aos olhos, e logo agimos para mudar esse comportamento. Isso é feito com cada uma das mais de 90 unidades da rede.
Dessa forma, a responsabilidade pela alta performance de cada clínica é compartilhada entre franqueado e franqueador, minimizando erros comuns.
Quer um exemplo?
Às vezes, um franqueado pode achar que está indo bem porque ele converte muitos interessados em nossos serviços em pacientes.
Ok, essa é, de fato, uma meta importante a ser alcançada, mas ela, sozinha, não diz muito.
Mesmo que converta um bom índice de pacientes, o faturamento pode ficar aquém do esperado caso o tíquete médio esteja baixo.
O sistema vai mostrar isso, e o consultor de campo vai ajudar o franqueado em ações que o apoiem na melhora dessa métrica.
Vale lembrar que os franqueados das nossas operações são dentistas e, às vezes, eles não têm essa percepção de gestão de negócio tão apurada.
Então, a automatização aliada à consultoria de campo ajuda o franqueado a compreender cada métrica, o que faz toda a diferença para uma gestão de alta performance.
E tudo de maneira ágil, pois o gestor da unidade recebe avisos no celular sobre o que precisa melhorar.
Os números da rede comprovam a eficiência desse método. Em 2020, quase dobramos o número de unidades abertas, chegando a 93 clínicas em dezembro.
A maior parte das 100 unidades comercializadas no ano passado foi vendida, inclusive, para quem já é franqueado – mais um indicador de que nosso modelo de gestão tem, também, aprovação da rede.
Outro destaque é que nunca fechamos uma unidade, dentro do segmento de odontologia, esse é um fato quase inédito que reforça a eficácia do nosso plano de negócio. Nosso “sell-out” chegou a R$ 370 milhões em 2020, 80% superior a 2019.
* Nadim Farid é CEO da Oral Unic, rede de clínicas odontológicas premium fundada em 2016 e hoje com mais de 90 unidades em operação