Franchising ganha com novas opções de ponto comercial

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Franchising ganha com novas opções de ponto comercial, mas avaliação criteriosa de cada uma delas ainda é necessária

07/07/2023

Franqueado é responsável por escolher o ponto, mas não deve dispensar o apoio da franqueadora neste processo

Há uma notícia muito boa para quem está interessado em investir numa franquia: se antes, quando se tratava de ponto comercial, as opções eram mais viáveis e pensadas para shoppings ou ruas comerciais, hoje há muitas outras opções como os street malls, estações de trem e metrô, postos de gasolina e até parques.

Quem analisa é Marina Nascimbem Bechtejew Richter, advogada e sócia do escritório NB Advogados.

“A escolha de um bom ponto comercial é um dos aspectos mais importantes antes de abrir uma franquia.
Sabemos que é difícil o negócio prosperar se não estiver num local adequado, ainda que o serviço ou os produtos sejam bons”.

Sobre o fato de existirem, atualmente, muitas opções de pontos comerciais para se instalar uma franquia, a advogada reforça que a avaliação criteriosa continua indispensável.

“São muitos os pontos a serem observados.
Numa cidade como São Paulo, por exemplo, muitas regiões viraram verdadeiros canteiros de obras.
Se você instala sua franquia num desses bairros e, de repente, a rua é interditada por uma obra ou mesmo expansão de metrô, por exemplo, as consequências podem ser bem desagradáveis”.

Outra tendência registrada em diversas cidades do Brasil são os street malls, centros comerciais a céu aberto que reúnem varejistas ou prestadores de serviços em vias ou bairros com grande concentração de pessoas.

São espaços que têm por objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas, que têm a possibilidade de acessar produtos e serviços mais perto de suas casas.

“Neste caso, é preciso avaliar bastante o custo de ocupação.
Em geral, são mais baratos que os shoppings convencionais, mas podem ser mais caros que uma loja de rua.
Cada ponto comercial terá características e necessidades específicas e tudo precisa estar na ponta do lápis”.

Apoio da franqueadora – Quando a franqueadora formata o seu negócio, ela já define qual tipo de ponto comercial é interessante para ele.

No entanto, na maioria dos contratos de franquia existe uma previsão que diz que a busca pelo ponto é responsabilidade do franqueado, até mesmo porque, na maioria das vezes, ele é quem conhece melhor a localidade que escolheu para abrir sua franquia.

De acordo com Marina, isso não significa que a franqueadora não pode apoiar a busca, antes da aprovação formal.

“Ela tem know how suficiente para indicar o que funciona ou não e o que é ou não necessário.
Vale consultar”, adverte.

“Na aprovação é diferente: a franqueadora pode aprovar ou não o ponto dependendo das características do espaço, da metragem ou do custo de ocupação”.

E o que deve fazer parte da avaliação? – Um dos primeiros aspectos que precisam ser considerados antes de definir o ponto ideal é o público potencial da região.

“Quem são essas pessoas?
Qual é a renda delas e seus hábitos de consumo?
Que tipo de facilidades são importantes?
Estes são apenas algumas informações que o franqueado deve saber antes de definir o local onde instalará sua franquia”, diz a especialista.

Também é importante conhecer a concorrência e visitar vários imóveis antes de optar por um.

“Uma vez que você definiu o ponto, avalie os custos de adaptação, do aluguel e demais despesas fixas – como condomínio, serviço de manobrista, impostos, etc.
De nada adianta ter um ponto bem localizado que pode inviabilizar a operação em pouco tempo”, finaliza Marina.

 

Fonte: Jaê Comunicação