Empreendedor: prepare-se para o novo mundo

09/12/2013

Site oficial da ABF-Associação Brasileira de Franchising, com todas as informações sobre o setor. Guia de franquias com excelentes oportunidades de negócios

Por Caito Maia

Apenas alguns anos atrás, se um empreendedor quisesse saber como estava o seu negócio no mercado, bastava monitorar o faturamento e a concorrência do setor.

Numa conta básica, na comparação com o seu principal concorrente, conseguiria saber sua porção no mercado, o market share.

Para entender o mundo de hoje, no entanto, agregue a essa conta básica dois fatores: a mudança de comportamento do consumidor, bem como uma mudança crucial na concorrência, que agora vem de todos os lados, de baixo e de cima também.

Na Chilli Beans, por exemplo, eu concorro mais com empresas que têm o mesmo tíquete médio que o meu, do que com a companhia que vende o mesmo produto. Assim, camisetas e celulares, por exemplo, são grandes concorrentes dos meus óculos e relógios

E não é só isso. Produtos e serviços também competem na cesta do consumidor, menos nos períodos de ‘vacas gordas’, mais quando é preciso ‘apertar o cinto’.

Essa mudança no cenário agregou desafio ao dia a dia dos empresários. Cada vez mais, é preciso trabalhar para atrair esse consumidor, e superar sua expectativa.

Se uma boa relação custo-benefício e bom atendimento já foram diferenciais, pulverização do produto, fácil acesso à marca, experiência no ponto de venda e cuidado no pós-venda passam a ser os novos requisitos que o empreendedor deve perseguir nesse novo mundo. E boa sorte nos negócios!

Quer aprofundar-se neste assunto?
Participe do curso “Marketing de Experimentação em Varejo e Franchising”, para informações clique aqui!

Avaliação