Conselho de administração para franqueadores

09/05/2013

A exigência de profissionalização nas franqueadoras nacionais. Saiba mais no Portal do Franchising

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 33

Por Adir Ribeiro

O franchising está crescendo a taxas bastante expressivas e isso vem exigindo cada vez maior profissionalização das franqueadoras nacionais.

Abrir o capital na bolsa, associar-se a um concorrente ou vender parte do negócio para um fundo de investimento? Acelerar a expansão das franquias ou arrumar a empresa? Contratar gente nova ou reforçar o programa de treinamento? A vida de qualquer empresário ou executivo é repleta de dilemas como estes.

A tomada de decisões nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, principalmente se o assunto em questão provocar reflexos de longo prazo nos negócios. Muitos empresários, especialmente de pequeno ou médio porte, acabam carregando este peso sozinhos. É a chamada solidão do poder.

No entanto, existem várias formas de resolver esse problema e uma delas é usar uma moderna ‘ferramenta de gestão’. São os conselhos consultivos (conselhos de administração para franqueadores) que, como o próprio nome sugere, servem para assessorar o empresário com opiniões qualificadas sobre temas delicados. Há até pouco tempo este era um instrumento utilizado apenas por grandes corporações, mas o cenário está mudando.

Entre as redes franqueadoras que já utilizam essa ferramenta um exemplo é a Casa do Construtor, especializada em locação de equipamentos para a construção civil. Com cerca de 70 unidades e em plena fase de expansão, a empresa percebeu que montar um conselho consultivo seria útil para abrir espaço a novas ideias e agregar valor ao negócio, além de proporcionar maior conhecimento aos seus principais executivos e diretores. Não por acaso, entre várias outras ações, a Casa do Construtor é uma das redes de maior destaque em 2010, tendo conquistado importantes prêmios.
Vale destacar que é extremamente comum no sistema de franchising a existência de conselhos de franqueados, mas não é disso que estamos nos referindo. É um conselho consultivo para a franqueadora, para ajudar seus empresários e principais lideranças.

Em mercados muito competitivos e que exigem rápidas decisões e conhecimento muito atualizado, como o franchising, é bem adequada a formatação de um conselho, pois ajuda a identificar corretamente as oportunidades de negócio, a analisar a concorrência e pode, de fato, ajudar a fazer a diferença nos resultados de longo prazo.

É importante, no entanto, ressaltar as diferenças entre os tipos de conselhos. Empresas de capital aberto, por exemplo, precisam manter obrigatoriamente um conselho administrativo que atua como um órgão fiscalizador da diretoria executiva. Determinadas decisões só podem ser colocadas em prática se aprovadas pelos membros do conselho.

O consultivo, no entanto, é de livre constituição e serve para apoiar as decisões da diretoria ou sócios. Não há poder de decisão nem de veto. A opinião qualificada de pessoas que são de fora da empresa pode ser crucial. Entretanto, é preciso ter em mente que os conselheiros não estão lá como meros avalistas das decisões da diretoria. É preciso criar um ambiente que propicie o debate franco e que a empresa aproveite bem o conhecimento discutido e maximize o investimento feito nessa estrutura.

Outro ponto importante é a formação do grupo: normalmente composto por empresários de outros segmentos, consultores, especialistas de notório saber, como acadêmicos por exemplo. É fundamental formar um time que se complemente e de preferência que agregue conhecimentos que a diretoria ou o empresário não tenham. Confiança é outro quesito que não deve ser esquecido. O aconselhado precisa confiar e respeitar seus conselheiros para que os bons resultados colhidos sejam compartilhados por todos.

* Sócio-diretor da Praxis Education, empresa especializada em conhecimento em franchising, arejo e canais de distribuição. (www.praxiseducation.com.br)

 

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