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A comunicação entre o consultor de campo e o franqueado

25/07/2014

A pedra bruta.

Muitas empresas franqueadoras sabem da importância e utilidade de uma forte equipe de consultores de campo para obter bons resultados na gestão da rede de franquias.

Cheklists de supervisão, planilhas, controles e análises, calendário de visitas, horas de treinamento e orientação, planos de ação, são ferramentas imprescindíveis do Consultor de Campo eficiente e focado em otimizar os resultados de cada franquia sob sua responsabilidade.

Em muitas ocasiões, é contudo mal recebido pelo franqueado que não percebe benefícios de sua atuação e parceria, não consegue avançar e contribuir com a gestão do negócio e precisa se ater ao óbvio, checar o visível, como aspectos visuais…. e tentar outra visita em nova data.

Em outras tantas ocasiões, porém, não é só bem recebido, como também solicitado e esperado, aguardado com respeito e consideração. O franqueado compreende e aproveita a extrema colaboração que o olhar treinado no negócio que o Consultor traz; quer explorar sua valiosa “caixa de ferramentas”, além de querer conhecer o repertório rico de boas práticas vistas e vividas em outras visitas pela rede. Terminam ambos fortalecidos e mais experientes, a cada nova visita planejada!

Amores e ódios à parte, a relação entre o Franqueado e o Consultor de Campo precisa estar apoiada numa comunicação regular e constante!

E ela a comunicação regular e constante, qualificada e profissional, por telefone, por email ou pessoalmente, que pode dar à relação entre Consultor de Campo e Franqueado um status de relacionamento saudável e duradouro, útil e importante para o sistema de franquias.

Esta comunicação precisa ser assertiva, ética e focada em melhorias e resultados!

Assertiva, quando expressada por fatos e dados, que assustam muitas vezes, mas, ao mesmo tempo, orientadora e esclarecedora com propostas e soluções, sem deixar o franqueado desamparado ou inseguro; ética, quando resguarda os interesses e características do franqueado e da franqueadora com igual respeito e seriedade, preserva os interesses da parceria e sua expectativa de longo prazo!

Enfim precisa ser focada em melhorias e resultados, quando traz referências da rede, estabelece metas e objetivos regularmente, ouve as ansiedades, cobra, elogia e incentiva o melhor desempenho do franqueado e sua equipe.

Esta é a comunicação que vale a pena no sistema de franquias entre o Consultor de Campo e o Franqueado.

Toda a caixa de ferramentas e estratégias da Consultoria de campo não são suficientes ou sustentáveis, se não se fizer presente uma comunicação eficiente

Esta comunicação é como uma pedra bruta que precisa ser lapidada com paciência, diariamente, em cada contato, em cada conversa, em cada visita, com as ferramentas adequadas, de forma profissional e delicada, até que se torne o diamante brilhante, de alto valor!

 

Marcia Pires – Presidente da Profranquia&Negócios

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