Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Nas prateleiras, 270 opções de investimento

25/09/2014

O Globo – Carolina Mazzi – 21/09

Feira de franchising, que acontece de quinta a sábado, no Rio, tem de fast-food a consultoria de marketing digital

Apesar da estagnação econômica do último ano, o mercado de franquias continua em pleno vapor. A elevação de renda tem atraído empreendedores que tradicionalmente não investem no setor, como jovens e idosos integrantes da classe média. É o que afirma Rubens Slavisky, diretor de negócios da Expo Franchising ABF Rio, que acontece de quinta a sábado no Rio de Janeiro.

Este cenário tornou possível o antigo sonho dos brasileiros de ter o seu próprio negócio. E as franquias são uma ótima opção para quem não pode arriscar muito: o empresário lida com uma marca já consolidada no mercado e tem suporte na instalação e administração do empreendimento diz.

Os números confirmam: de acordo com os dados da própria ABF, o segmento cresceu 11,9%, contabilizando RS 115 bilhões de faturamento em 2013. A quantidade de redes aumentou em 11,4%, chegando a 2.703 franquias.

E a edição de 2014 da feira tem acompanhado este movimento. Segundo os organizadores, serão 270 expositores, número 5% maior que o do ano anterior. Cerca de 27 mil pessoas devem circular pelos corredores do Riocentro, onde o evento acontece das 14h às 21h. A expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 190 milhões em negócios (5% a mais que em 2013).

Microfranquias em destaque

Slavisky ressalta o crescimento das microfranquias (redes que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil) como um dos destaques do ano. O setor já é responsável por 5,11% da receita total do franchising brasileiro e atingiu R$ 5,9 bilhões em faturamento em 2013.
Na edição de 2014, estarão presentes 36 representantes de microfranquias. Uma delas é a Elefante Verde, rede de marketing digital, cujo investimento inicial não chega a 45 mil.
Até pouco tempo atrás, era impossível montar uma franquia com pouco capital. Nossa ideia era criar um modelo de negócio enxuto, que precisasse de pouco investimento e desse um bom retorno afirma Fábio Duran, sócio-fundador da marca, que esteve pela primeira vez na feira no ano passado. A gente conseguiu vender sete unidades na edição passada. Atualmente, já temos 45 franquias.

Há também empresas tradicionais que criam versões mais baratas de seus empreendimentos. Como a Amor aos Pedaços, que inaugurou sua primeira franquia há 25 anos e vai aproveitar a feira para mostrar aos potenciais compradores um novo modelo de negócio.
É uma versão mais em conta da loja tradicional, com os mesmos produtos, mas ocupando um espaço físico menor, o que diminui não só o custo de instalação, mas também o aluguel em um shopping, por exemplo explica Ivani Caralezi, presidente da companhia.

A estreia de 80 companhias

O Brasil é o terceiro país com maior número de franquias do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Presente nas últimas cinco edições da feira, a rede de lanchonetes Subway participa do evento carioca comemorando sua 100ª loja na cidade. Roberta Damasceno, gerente nacional da marca, ressalta que eventos como este contribuem para o crescimento das marcas. “Diferentemente de outros setores, o franchising está em plena expansão. E geralmente fechamos muitos negócios nas feiras. Sempre vale participar, até para fazer contatos com outros expositores e serviços”.

Este ano, serão 80 novas empresas na feira. Um dos estreantes é o empresário Marco Vidal, que apresenta a sua marca de comida japonesa 2GO.

É um formato de refeições rápidas e baratas e de fácil instalação. Vamos oferecer todo o suporte de distribuição. Acredito que a feira é um ambiente perfeito para lançar uma idéia como esta, que considero inovadora diz o empresário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS