Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Em expansão no País, Grupo Bonaparte completa 15 anos no mercado de franquias

10/09/2013

Consolidado no mercado de franquias, o Grupo Bonaparte completa, neste ano, 15 anos de atuação no setor de alimentação. Ao longo do tempo, a empresa pernambucana expandiu para outras três regiões brasileiras: Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Além da rede de restaurantes Bonaparte, o empreendimento desenvolveu mais duas marcas no ramo da gastronomia, Donatário e Monalisa. Hoje, a franqueadora mantém 71 lojas em 16 estados e irá inaugurar mais cinco unidades até o final do mês em Alagoas, Amapá e Bahia.   
 
Entre as novidades do plano de expansão está o retorno das operações da rede no estado de Alagoas, com a abertura da franquia Bonaparte no Maceió Shopping. “O Grupo já esteve presente em Alagoas, saiu do mercado e agora nós estamos retornando de uma forma muito mais madura, com um parceiro, que é o Sig Andrade Neto e a esposa Patrícia Duarte, apaixonados pela marca”, afirma o diretor presidente do Grupo Bonaparte, Leonardo Lamartine. “Vamos ter um sucesso no mínimo dobrado do que a gente teve anteriormente nesse estado e achamos que a loja será muito recebida pelos nossos clientes”, conta Sig Neto.  

Até o início de setembro, a marca Bonaparte também chega ao Amapá Garden, no Amapá, sob a administração de José Cláudio Balducci. No dia 15 de setembro, a Bahia ganha três franquias no Shopping Outlet: um Donatário, um Monalisa e um Bonaparte, comandados pelo casal Patrícia e Rui Falcão. Eles também são os responsáveis pelo Donatário que abriu no dia 13 de agosto no Shopping Paralela, em Salvador. 
 
Com a inserção de quatro novas lojas em Salvador, segundo Lamartine, “a Bahia vai aumentar de 27 para 31% a representação da rede no Brasil, superando Pernambuco, até a abertura de novas franquias nesse último estado”.  A rede planeja abrir até o segundo semestre de 2014 unidades pernambucanas em Vitória de Santo Antão, Paulista, Olinda e Camaragibe. 
 
“As cidades de médio porte têm uma demanda reprimida, principalmente referente à alimentação. As pessoas do interior consumiam muito na capital. Quando levamos essa demanda para a porta delas, ampliamos esse trabalho de fidelização nessas cidades”, explica o diretor presidente do Grupo. A empresa hoje possui 12 lojas em regiões de médio porte.     
 
HISTÓRICO
De acordo com Leonardo Lamartine, os primeiros cinco anos da empresa foram de ajustes nos quesitos operação de loja e trabalho de campo. Até os dez anos de existência, o Grupo analisou novos mercados e adquiriu conhecimento e experiência para atuar neles. “Temos a operação hoje muito bem dominada, sabendo como atuar no mercado, sempre com ajustes para ter melhorias contínuas”, pontua Lamartine.          
 
Ao longo dos anos, a empresa agregou elementos mais joviais à marca Bonaparte e posicionou a rede de restaurantes como opção destacada no mercado gourmet. “A proposta da bandeira é oferecer uma gastronomia diferenciada em meio à realidade que o cliente encontra hoje na praça de alimentação”, afirma o gerente de Marketing e Desenvolvimento Empresarial, Luiz Barreto Bisneto.
 
Segundo o gerente de Marketing, os pratos são preparados na hora e os insumos são especiais. “Oferecemos um produto diferenciado e característico da alta-gastronomia como o risoto de tomate-seco, presunto de Parma e carnes nobres como picanha argentina e filé mignon. E nós servimos isso em uma praça de alimentação”, destaca Bisneto.
 
MARCAS
Bonaparte – Primeira marca do Grupo Bonaparte, a rede de restaurantes também foi a primeira franquia a realizar o fluxo de expansão Nordeste-Sudeste. Hoje, está presente nos estados de Alagoas, Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe. O menu é diferenciado, apresentando ingredientes nobres com preços acessíveis. Embora a sua proposta seja a de oferecer serviço ágil, o Bonaparte não abre mão do rigor no preparo dos pratos.
 
Donatário – Especializada em frutos do mar, a marca também contempla opções como peixe, filé e frango. Mas o grande diferencial está nos camarões, servidos sem casca e preparados na hora, mantendo a textura e o sabor dos crustáceos. Cerca de 50% da marca foi adquirida pelo Grupo no primeiro semestre de 2004. As primeiras unidades do restaurante foram instaladas em shoppings na Bahia e em Pernambuco. Atualmente, o Donatário opera na Bahia, no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco, Piauí e Sergipe.
 
Monalisa – Inspirada na culinária mediterrânea, a gastronomia da marca é diversificada e detalhista como a dos países dessa região. O Monalisa mantém lojas no Acre, na Bahia e no Ceará.

NOTÍCIAS RELACIONADAS