Segmentos de crescimento para o empreendedorismo feminino

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Veja os 5 segmentos com maior expectativa de crescimento para o empreendedorismo feminino em 2023

18/11/2022

19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, e os setores mais apostados foram alimentação, beleza, estética e moda

19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada em 2014 e faz parte de uma campanha das Organizações das Nações Unidas (ONU) contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Entretanto, já existem milhares de mulheres que comemoram esse dia tendo seu próprio negócio. No Brasil, elas são mais de 30 milhões, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feita em parceria com o Sebrae.

Diariamente, muitas mulheres tentam se reinventar no mercado de trabalho e descobrir novas fontes de renda para que possam ter o seu sustento garantido. Um exemplo de sucesso é o da Luzia Costa, que hoje é CEO da maior rede de estética facial da América Latina, a Sóbrancelhas, com mais de 200 unidades.

De acordo com levantamento do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), a quantidade de representantes femininas na função cresceu 40%. Assim sendo, atualmente, o gênero feminino constitui 48% deste mercado no país. Outro dado importante aponta que a maior parte das novas empresárias têm idade entre 22 e 35 anos, e os setores mais apostados para o empreendedorismo feminino foram alimentação, beleza, estética e moda, se mantendo em 2023.

 Luzia, antes de se consolidar no mercado do segmento da estética, passou por várias situações de aperto, onde teve carrinho de lanche, pizzaria, vendeu biscoitos caseiros, e mesmo perdendo tudo, não desistiu. Ela começou a adentrar esse mundo com uma tenda de massagem na praia, em Ubatuba-SP. “Depois de muita luta, paguei as minhas dívidas dos negócios que não estavam dando certo, e foi onde decidi abrir uma sala para atender as clientes. A partir daí, foi degrau por degrau, até me tornar quem sou hoje. Meu maior objetivo como empreendedora é transformar a vida das mulheres pelo mundo” ressalta a CEO.

Mesmo com o movimento feminino crescendo no empreendedorismo, existe uma triste realidade no Brasil, onde muitas enfrentam dificuldades no mercado de trabalho, sobretudo com a questão da remuneração. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres recebem cerca de 22% a menos do que homens, mesmo que executem as mesmas funções e com o nível de escolaridade seja superior.

Para adentrar no mercado, é necessário ver qual segmento mais se encaixa no seu perfil e que gere bons frutos. Pensando nisso, Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, cita 5 segmentos que são tendências para o empreendedorismo feminino em 2023. Confira abaixo:

 1- Beleza / Estética: Com o Brasil, sendo o 4º maior mercado de beleza do mundo, fica fácil entrar nesse mercado e ter uma carreira de sucesso. Basta escolher a área que você mais se encaixa.

 2- Clube de assinatura: Está super em alta esse modelo de negócio, pela comodidade e experiência de compra diferenciada. Ele funciona da seguinte forma: uma empresa entrega produtos todo mês para seus associados mediante o pagamento periódico;

3- Bem-estar: Entre as áreas que podemos destacar para este tipo de negócio, estão: nutrição, delivery fitness, yoga, personal trainer, grupos de atividades físicas, academias somente para mulheres e muito mais. Vai de acordo com o perfil e escolha da empreendedora;

 4- Moda: Um mercado que não é novidade para o público feminino é o da moda. Com o mercado se reinventando todos os dias, são várias áreas que a empresária pode escolher para dar início ao seu negócio;

5- Alimentação: Uma área que sempre é certeira com as estratégias certas é a alimentícia. Se você tem um certo talento na cozinha, é legal investir num negócio no formato delivery para começar.

O mercado para as mulheres empreenderem não é um trajeto fácil, pois são muitos os desafios enfrentados diariamente, mas mesmo assim, elas fazem a diferença e se destacam nos seus segmentos.

Feliz dia para todas as grandes empreendedoras do Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS