Tintas MC faz fusão com rede de tintas da Bahia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Tintas MC faz fusão com rede de tintas da Bahia

Tintas MC faz fusão com rede de tintas da Bahia e passa ter nove unidades na região

23/01/2024

A fusão foi feita com a rede D´Cores que possui quatro unidades, e mais duas serão inauguradas ainda em janeiro

A Tintas MC, maior rede de lojas de tintas da América do Sul vai ampliar a presença da sua marca no Estado da Bahia.

A empresa acaba de fechar uma fusão com a rede local D´Cores, uma revenda exclusiva da Sherwin Williams, presente no Estado com quatro unidades (Lauro de Freitas, Alagoinhas e duas em Salvador).

A D´cores está no mercado baiano há seis anos e vem fazendo frente aos grandes concorrentes locais.

Com um faturamento anual de R$ 10 milhões, a proprietária da rede, Juliane Borges Duarte, quer, com a fusão, dobrar esse faturamento no primeiro ano.

As conversas iniciaram no segundo semestre de 2023, mas o martelo foi batido em outubro.

Com esse acordo, a Tintas MC passará a ter nove unidades na Bahia.

Quatro lojas da D´Cores, três unidades de franquias (Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória e Irecê), além das duas lojas que serão inauguradas nesta semana, em Lauro de Freitas e Camaçari, respectivamente, em parceria com a D´Cores.

Foram investidos no total R$ 5 milhões, montante que será usado na abertura das duas novas unidades e no processo de expansão da marca em parceria com a D´Cores.

“Todo o investimento ficou no negócio, pois os sócios acreditam que o momento é estruturar nosso crescimento.

Devemos aportar nestes próximos cinco anos mais de 10 milhões”, ressalta o CEO da Tintas MC e do Grupo Aliar, Renato Sá.

O CEO ainda explica que o investimento vai além do valor da participação societária, que será de 50% para cada empresa e que o objetivo é expandir na Bahia e ter nos próximos cinco anos mais de 20 lojas na região.

“A transação reforça a presença da franquia na Bahia e no Nordeste e ratifica nosso core business na região, além de nos dar um conhecimento maior do mercado local”, salienta Renato.

Sem data determinada para a finalização dessa transição, essas lojas receberão o nome de D´Cores + Tintas MC.

“Foi a forma que encontramos para começar a sinalizar os nossos clientes dessa nova fase da loja”, explica Juliane.

“Vamos revolucionar o mercado de tintas da Bahia”, garante a empresária.

Renato esclarece que não tem pressa em transformar a D´Cores em Tintas MC, a ideia é caminhar juntos com os nomes conectados por um tempo.

“Entendemos que terá um momento ideal para alguma alteração, mas como a Tintas MC ama cores, adoramos o nome deles junto com o nosso”, diz o CEO.

Para a empresária, essa fusão dará muita força para o negócio, pois aumenta a participação no mercado e amplia as ofertas de produtos para os clientes, que encontrarão as melhores marcas em um único espaço.

 

Um mercado valioso

Após estudos, a Tintas MC levantou que a Bahia tem capacidade de consumir 50 milhões de litros de tintas por ano.

Outra pesquisa animadora veio do projeto “Bahia de Oportunidades”, feito pelo CREA-BA.

Segundo os estudos o Estado tem potencial de crescimento, e hoje, já é responsável por 5% do PIB da construção civil nacional, tendo a maior rentabilidade dentro do Nordeste.

Renato explica que a decisão entre comprar ou fazer uma fusão foi uma decisão bem estratégica e ir para um novo estado sozinho não é um caminho tão simples, a empresa já fez isso em outras regiões e a tentativa de ir de mãos dadas com quem é do local, entende a região e vive intensamente tudo isso, encurta o caminho para o sucesso.

Por isso, a Tintas MC pensou em fazer a fusão e não uma aquisição.

“Mas o fator principal é ter encontrado uma sócia na Bahia que tem valores muito próximos dos nossos e detectamos uma energia e vontade de fazer algo grande que nos conectou”, ratifica o CEO.

Hoje, a Tintas MC tem 220 lojas, sendo 120 franquias e 100 próprias, e a empresa quer fechar 2024 com mais 60 unidades e acredita que parcerias como essa vão ajudar a rede a alcançar sua marca.

O faturamento da marca ficou acima dos R$ 500 milhões, em 2023 e a expectativa é dobrar até o final de 2024.

 

Fonte: Ana Paula Marçal

NOTÍCIAS RELACIONADAS