O estado fluminense faz parte do plano de expansão da marca que almeja ter cinco unidades até o final de 2023
Criar uma rede de franquias de sucesso não é tarefa fácil.
E chegar à 100ª unidade no mercado é uma missão ainda mais difícil.
Pois é exatamente esta marca que a Tintas MC está alcançando no mercado com a inauguração de sua mais nova loja no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Com apenas seis anos de atuação no franchising, a rede chega a 206 unidades, sendo 100 franquias ativas, 20 franquias em fase de obras para inauguração e 88 lojas próprias, com uma média de três inaugurações por mês.
“Inaugurar a 100ª loja sempre é um marco para uma franquia. Esse número mostra que ultrapassamos uma importante barreira”, avalia o CEO da rede, Renato Sá.
Segundo Renato, o Rio de Janeiro está no foco da empresa há algum tempo, e inaugurar a 100ª unidade na capital fluminense é muito emblemático.
Com a certeza da potencialidade do Estado, o CEO destaca o consumo de tintas imobiliárias no Rio de Janeiro, que hoje está em torno de 100 milhões de litros/ano.
A meta da Tintas MC é abocanhar 20% desse montante em cinco anos.
Essa é a segunda unidade da marca no Rio.
A primeira foi inaugurada em julho no bairro de Campo Grande.
Agora, a meta da empresa é finalizar 2023 com cinco unidades no estado.
Em 2022, a rede faturou R$ 420 milhões e espera crescer 40% até o final de 2023.
No total, a Tintas MC gera mais de 570 empregos diretos e 5.900 indiretos.
Franqueados experientes
Os novos franqueados Cynthia Ract, João Carlos Pereira e Antônio Serra são os franqueados que assumirão a 100ª unidade.
Atuantes no segmento da construção civil há mais de 35 anos, eles já possuem uma casa de material de construção muito tradicional no bairro e perceberam que uma loja de revenda de tintas seria perfeita para complementar o negócio.
“A franquia fica ao lado da casa de material de construção e com ela vamos atender todas as necessidades dos nossos clientes”, explica a sócia Cynthia.
“Estávamos em busca de um novo empreendimento para investir e quando tivemos contato com a MC percebemos que era o negócio certo”, completa.
O modelo de negócio escolhido pelos franqueados foi o “Tradicional”, que inicia a operação do zero.
O investimento na loja ficou na ordem de R$ 410 mil e a nova unidade tem 100 m².
“Queremos ter o retorno desse valor em no máximo 24 meses”, afirma Cynthia.
As franquias da Tintas MC faturam uma média de R$ 3 milhões por ano após 24 meses de operação.
Para a franqueada de Copacabana a meta de faturamento mensal, no primeiro ano, é de R$ 200 mil.
“Acreditamos no potencial do negócio e na franqueadora que está por trás.
A Tintas MC nos passa segurança e muito conhecimento.
Por isso, investimos com tranquilidade na marca”, finaliza Cynthia.
Além de uma gama completa de tintas, produtos relacionados à pintura e acessórios, a nova loja já chega com um dois importantes diferenciais: o sistema tintométrico, equipamento que mistura tintas e dá vida a cores personalizadas, e também a entrega rápida, buscando atender as necessidades dos consumidores mais exigentes.
Marca própria
Para potencializar ainda mais as vendas dentro de suas unidades.
A Tintas MC acaba de colocar no mercado a sua marca própria de tintas, a “Tintas MC”.
A iniciativa nasce com 19 produtos no portfólio, sendo oito tipos de tintas, quatro tipos de complementos e texturas, além dos sprays.
O CEO da rede, Renato Sá, explica que esse lançamento era uma demanda dos franqueados que pediam uma marca para compor o portfólio com as maiores do mercado como: Suvinil, Coral, Sherwin Williams e Eucatex.
“A marca própria é importante para melhorar ainda mais os resultados de toda nossa cadeia”, exalta Renato.
Nesses primeiros meses, o volume de produção ultrapassou 150 mil galões de tinta para atender aos pedidos iniciais de lojas próprias e franquias.
A expectativa é que, no primeiro ano, a comercialização de tintas próprias já represente os 10% dos negócios gerados pela rede, trazendo um volume de vendas acima de R$ 50 milhões.
Fonte: Tintas MC