Suporte de uma grande franqueadora à rede franqueada

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Como funciona o suporte de uma grande franqueadora à rede franqueada?

28/09/2022

Na Dr. Shape, o suporte é diário desde a assinatura do contrato, com programas especiais e consultoria personalizada para que o franqueado tenha todas as áreas operacionais atendidas com treinamentos e apoio especializado

A lei de franquias (número 13.966/19), no artigo 2º, inciso XIII, alínea a, diz que o franqueador deve colocar, na sua Circular de Oferta de Franquia (COF), a indicação do que é oferecido ao franqueado e em quais condições no que se refere ao suporte.

Portanto, conforme a lei, cada franqueadora pode determinar o nível de suporte prestado à rede franqueada e em quais condições esse suporte ocorrerá. Existe um consenso no mercado, entretanto, de que a transferência de know-how deve ser contínua para que o franqueado possa ter um bom desempenho e sua unidade performar dentro do previsto pela franqueadora.

Na Dr. Shape, uma das franqueadoras mais tradicionais do Brasil, que está completando 20 anos de mercado em 2022, o suporte é um dos pilares de sustentabilidade da marca.

“Essa questão do suporte é um compromisso que faço pessoalmente, como sócio da marca, com cada franqueado que assina o contrato com a Dr. Shape.

Eu sempre garanto e falo que da nossa parte ele pode contar 1.000%, porque o que for preciso fazer, nós faremos para a loja dar certo.

Mas nós também precisamos que o franqueado se esforce para isso, porque não existe mágica”, ressalta Felipe Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape que ocupa o cargo de Diretor de Operações.

Com mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros e considerada a maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, a Dr. Shape quer ir muito além dos números.

Para a marca, não basta apenas que os franqueados implantem suas unidades.

A ideia é que todas elas tenham sucesso e gerem retorno financeiro para quem aposta na franquia.

Por isso, a franqueadora garante um suporte completo, desde quando o contrato é assinado até a implantação e durante a operação da loja.

O suporte da Dr. Shape é dividido em programas de atividades diárias e consultoria especializada.

Na consultoria especializada, Felipe Kalaes explica que, para que o suporte seja realmente efetivo, ele passa por todos os setores da operação.

Tudo isso é feito por consultores especialistas em cada área do negócio, como a financeira, a de Tecnologia da Informação (TI), comercial, atendimento ao cliente e a de compras.

Para que o trabalho seja realizado de maneira única para cada empresário, os consultores possuem uma carteira restrita e atendem, no máximo, 20 franqueados cada um deles.

“Isso é feito para que seja possível dar uma atenção de qualidade para cada franqueado.

E acontece desde o momento em que o franqueado assinou o contrato, porque ele começa passando por um time que o auxiliará na busca por um ponto comercial.

Encontrando o ponto, ele vai para outro time na implantação da loja e, depois da inauguração, um terceiro time ficará responsável por acompanhar as demandas do dia a dia”.

Mas o suporte garantido não se limita às consultorias.

Mensalmente, a Dr. Shape fornece um calendário com programações diárias para ajudar os franqueados.

Em todas as segundas-feiras, por exemplo, é dia de Motivação, programa que tem como objetivo incentivar os franqueados já no início da semana.

Na quinta-feira, é dia de MBA em Vendas, programa que tem como foco o aumento das vendas das lojas.

Essa programação é toda feita em grupo, mas ainda existem outros suportes individuais.

Um deles é o PAM – Programa de Ações Mensais, que é realizado na última semana de cada mês para planejar o próximo mês.

Então, cada unidade tem uma meta estipulada e é possível calcular quantos clientes aquela loja precisará para bater essa meta, com base no ticket médio e na taxa de conversão de cada unidade.

Nas sextas-feiras, acontece o Sextou.

Nesta ação, os franqueados têm um levantamento mensal de como está indo sua loja, mostrando índices de faturamento e números de clientes, por exemplo.

Para que ele possa saber como está indo aquele mês, se basta continuar naquele patamar ou se precisa se recuperar.

“Desde o início da operação, o franqueado já foi treinado, já recebeu nossos manuais e nosso kwon-how.

Ou seja, nós já demos nossa receita do bolo.

O que fazemos é garantir com a nossa equipe o apoio e que tudo seja feito de uma maneira bem completa e profissional, para que possamos acompanhar as demandas diárias e individuais”, enfatiza Kalaes.

Além de toda a capacitação constante, ainda existe o apoio que o franqueado recebe quando surgem questões individuais, que são resolvidas na consultoria ou emergencialmente.

“Nossa meta é não deixar nenhum franqueado sem resposta, já que sempre pilotamos projetos antes de repassá-los a toda a rede e, assim, conseguimos reduzir erros e aparar arestas, podendo ajudá-los quando surgem questões mais difíceis”,

O resultado de todo esse suporte é uma rede mais saudável, que enfrentou a pandemia e continua crescendo com consistência.

Fonte: Uapê Comunicação

 


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