SEF 2022: ABF volta a entregar presencialmente a chancela em cerimônia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

SEF 2022: ABF volta a entregar presencialmente a chancela em cerimônia de gala após dois anos

02/05/2022

  • Selo de Excelência em Franchising completa 31 anos com número recorde de marcas inscritas e selistas
  • Além das 256 chanceladas, foram premiadas as redes que alcançaram melhor desempenho na Pesquisa em cada uma das quatro categorias do SEF, as marcas que já conquistaram 10, 15, 20 e, uma novidade a partir desta edição, 30 selos
  • Cerimônia de Entrega da principal chancela do mercado de franquias brasileiro reuniu representantes das marcas condecoradas e líderes do setor em jantar de gala em São Paulo.

 

Após dois anos sem sua execução integral, a ABF voltou a realizar presencialmente a Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising, principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Representantes das marcas selistas e líderes do setor receberam os troféus pela conquista da chancela em um jantar de gala na noite dessa sexta-feira (29/4) no WTC Golden Hall, em São Paulo.

Em 2022, ao completar 31 anos de história, o SEF bateu recordes: foram 256 marcas chanceladas – 84% do total de 305 inscritas, ante 68% das 200 redes selistas em 2020 num total de 300 participantes, evidenciando que a chancela da ABF está ainda mais forte. A entidade registrou nesta edição especial 59 marcas estreantes.

André Friedheim, presidente da ABF, em seu discurso de abertura

 

“O Selo e o Prêmio ABF Destaque Franchising 2022 têm a marca da superação. Vimos neste período tão desafiador o quanto vocês, empresas franqueadoras, ressignificaram seus negócios, avançaram na transformação digital, intensificaram seu relacionamento com os franqueados, entre outras importantes ações”, declarou André Friedheim, presidente da ABF, em seu discurso de abertura.

Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da entidade, destacou as principais iniciativas e os resultados alcançados pela ABF em prol dos seus associados nestes dois anos de incidência da Covid-19. “Conquistamos, por exemplo, a aprovação e implantação do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – e do Peac (Programa Emergencial de Acesso a Crédito). Conquistamos também uma interação maior com os shoppings, por meio de reuniões com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), melhores condições comerciais nos aeroportos, em encontros com representantes da Infraero, e buscamos avanços na reforma tributária”, disse. O executivo aproveitou a oportunidade para se despedir da presidência do colegiado após quatro anos no cargo, conforme determina o Estatuto da entidade. “Este é meu último ano à frente do Conselho da ABF, de acordo com nossa governança. Me despeço da honrosa função de presidente, desejando todo sucesso a esse colegiado, à diretoria e a todos vocês associados. Que possamos seguir juntos, consolidando cada vez mais o franchising brasileiro como um setor forte, próspero e ético”, concluiu.

Marcas em destaque por categoria e com 10, 15, 20 e 30 selos

O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.

A Associação premiou com um troféu especial as franquias que se destacaram pelo melhor desempenho em cada uma das quatro categorias do Selo. A rede Pizza Crek foi a premiada na categoria Pleno. Na Sênior projetou-se a Evidente. A Croasonho destacou-se na Máster. Já a Casa do Construtor alcançou o melhor desempenho na categoria Mega.

Foram homenageadas também de forma especial as redes que conquistaram até esta 31ª edição, números expressivos da chancela: 10, 15, 20 e, uma novidade a partir deste ano, 30 Selos. São elas: Bella Gula, Capodarte, First Class, II Intercâmbio No Exterior, Pelo Zero Depilação, People Computação, Spedini Trattoria Expressa e Supera – Ginástica para o Cérebro com 10 selos; Divino Fogão e Yes!, com 15 chancelas; Fisk Centro de Ensinos e Jin Jin, com 20 Selos. E por conquistarem 30 SEFs, foram homenageadas as redes CNA e Yázigi.

Pesquisa do SEF com franqueados

O SEF é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na Pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

Para levar em consideração os reais impactos da Covid-19, alguns pontos da Pesquisa do SEF 2022 foram revisitados. O questionário foi composto por perguntas que visaram a avaliar os períodos “Pandemia x Não Pandemia”. Os pesos dos blocos de perguntas foram equacionados de modo a diminuir a relevância dos impactos dos cenários Global e Econômico, e aumentar a das questões relacionadas às performances Operacional e de Relacionamento com o Franqueado. E, ainda, foi utilizado um indexador que equalizou as notas dos franqueadores que atuam em segmentos impactados negativamente pela pandemia.

Entre as áreas melhor avaliadas pelos franqueados na Pesquisa estão os blocos de performances de Relacionamento e Global. Como esperado, em razão dos impactos da pandemia no período analisado, a Performance Econômica obteve as notas mais baixas.

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising deste ano tem a marca da superação. Vimos neste período tão desafiador o quanto as franqueadoras ressignificaram seus negócios, avançaram na transformação digital, intensificaram seu relacionamento com os franqueados, entre outras ações. O fato de termos um número recorde de marcas inscritas e chanceladas reflete a capacidade de reação, de reinvenção, a força e a maturidade das franquias brasileiras, muito bem representadas pelas chanceladas. Todas as 305 redes inscritas merecem nosso reconhecimento e parabéns, e as chanceladas merecem ser exaltadas e celebrar muito tamanha conquista”.

Realizado pela Nielsen, o estudo do Selo da ABF é um valioso instrumento para auxiliar na tomada de decisão, na gestão do dia a dia das redes e, consequentemente, melhorar seus resultados. As entrevistas são virtuais, reafirmando a intensificação da transformação digital implantada pela ABF.

Para Bruno Arena, presidente da Comissão de Ética da entidade, responsável pelo SEF, “a chancela da ABF evidencia ainda mais as redes que se destacaram pelas melhores práticas do setor, na máxima valorização do relacionamento com seus franqueados, e no enfrentamento deste período de pandemia. As marcas que se inscrevem têm no Relatório da Pesquisa um instrumento rico, real e verdadeiro do que está acontecendo na rede, que vejo também como um legítimo feedback que recebem da ABF.  Vimos ao longo dos anos marcas que não conquistaram o Selo, colocarem em prática estratégias formuladas a partir dos resultados da Pesquisa e comemorarem a conquista posteriormente”, observa.

Nesta 31ª edição, o SEF ABF condecorou 71 redes na categoria Pleno, 93 na Sênior, 65 na Máster e 27 na Mega.

Prêmio ABF Selo Excelência em Franchising 2022

 

Veja a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2022:

(*) Ordem alfabética
(**Marcas sinalizadas por receberem o SEF pela primeira vez)

 

MARCA * SEGMENTO CATEGORIA
10 PASTÉIS Alimentação Máster
5ÀSEC Limpeza e Conservação Mega
A FÓRMULA Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
ABC DA CONSTRUÇÃO Casa e Construção Sênior
ACADEMIA DE INGLÊS WASHINGTON Serviços Educacionais Sênior
AÇAÍ DA BARRA** Alimentação Sênior
AÇAÍ NO KILO** Alimentação Pleno
ACESSO SAÚDE Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
ACTIONCOACH BRASIL Serviços Educacionais Pleno
ADCOS** Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
ÁGUA DOCE CACHAÇARIA Alimentação Máster
ALPHABETO Moda Máster
ALPHAGRAPHICS Comunicação, Informática e Eletrônicos Pleno
AMBEV – CHOPP BRAHMA EXPRESS Alimentação Máster
ANJOS COLCHÕES Casa e Construção Máster
APOLAR IMÓVEIS Casa e Construção Sênior
AREZZO Moda Mega
ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS Comunicação, Informática e Eletrônicos Sênior
ARTWALK Moda Sênior
ASTRAL Casa e Construção Sênior
AUTHENTIC FEET Moda Sênior
AUXILIADORA PREDIAL Casa e Construção Sênior
BABY GYM ACADEMIA PARA BEBÊS** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
BEBELU SANDUÍCHES Alimentação Sênior
BELLA CAPRI PIZZARIA Alimentação Sênior
BELLA GULA Alimentação Sênior
BIBI Moda Máster
BILLY THE GRILL Alimentação Sênior
BIO MUNDO** Alimentação Pleno
BOALI Alimentação Sênior
BOB´S Alimentação Mega
BOLO DA MADRE** Alimentação Sênior
BRITISH AND AMERICAN Serviços Educacionais Pleno
BUBBLE MIX TEA Alimentação Pleno
BUDDHA SPA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
CAFÉ CULTURA** Alimentação Pleno
CAFÉ DO FEIRANTE Alimentação Pleno
CAFÉ DO PONTO Alimentação Sênior
CAMARÃO & CIA Alimentação Sênior
CAPODARTE Moda Máster
CARMEN STEFFENS Moda Mega
CAROL COXINHAS** Alimentação Sênior
CASA BAUDUCCO Alimentação Sênior
CASA DAS CUECAS Moda Pleno
CASA DE BOLOS Alimentação Sênior
CASA DO CONSTRUTOR Casa e Construção Mega
CASA PILÃO Alimentação Pleno
CCAA Serviços Educacionais Mega
CEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS Serviços Educacionais Máster
CENTER PANOS** Casa e Construção Sênior
CF CONTABILIDADE Serviços e Outros Negócios Sênior
CHILLI BEANS Moda Mega
CHINA IN BOX Alimentação Máster
CHIQUINHO SORVETES Alimentação Máster
CI Hotelaria e Turismo Máster
CIA MARITIMA Moda Sênior
CLEANNEW** Limpeza e Conservação Sênior
CLÍNICA DA CIDADE** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
CLUBE DE PERMUTA** Serviços e Outros Negócios Pleno
CLUBE MELISSA Moda Máster
CNA Serviços Educacionais Mega
COIFE ODONTO Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
COLCCI Moda Sênior
CONSTANCE Moda Sênior
CRIAMIGOS OFICINA DE URSOS** Entretenimento e Lazer Pleno
CROASONHO Alimentação Máster
CULTURA INGLESA Serviços Educacionais Sênior
CVC BRASIL** Hotelaria e Turismo Sênior
DENTAL ARTE Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
DÍDIO PIZZA Alimentação Pleno
DIOLASER Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
DIVINO FOGÃO – COMIDA DA FAZENDA Alimentação Máster
DOCCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAR Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
DOUTOR HERNIA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
DOUTOR RESOLVE Casa e Construção Sênior
DOUTOR SOFÁ** Limpeza e Conservação Sênior
DROGARIAS MAX Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
DROGARIAS ÓTIMA FARMA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
DUMOND Moda Pleno
ECHOSIS** Comunicação, Informática e Eletrônicos Pleno
EMAGRECENTRO Saúde, Beleza e Bem-Estar Mega
EMPÓRIO MINEIRO CHEIRIN BÃO** Alimentação Sênior
ENERGY BRASIL** Serviços e Outros Negócios Pleno
ENSINA MAIS Serviços Educacionais Máster
ESCOLA GUGA TENIS Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
ESPAÇOLASER Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
ESPETTO CARIOCA Alimentação Pleno
EURO COLCHÕES Casa e Construção Pleno
EVIDENTE Serviços Educacionais Sênior
FABRICA DI CHOCOLATE** Alimentação Sênior
FACE DOCTOR** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
FARMA & FARMA Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
FARMÁCIA ROVAL Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
FARMACIAS BRASIL POUPA LAR** Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
FARMÁCIAS SÃO RAFAEL** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
FARMELHOR Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
FASTFRAME – MOLDURA NA HORA Casa e Construção Sênior
FIADORWEB** Casa e Construção Pleno
FICHIPS FOOD** Alimentação Pleno
FINI Alimentação Sênior
FIOLASER SPA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
FIRST CLASS Casa e Construção Máster
FISK CENTRO DE ENSINO Serviços Educacionais Mega
FLASH COURIER Serviços e Outros Negócios Mega
FLYTOUR FRANCHISING Hotelaria e Turismo Máster
FÓRMULA ANIMAL** Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
FORUM Moda Pleno
FRANGO NO POTE** Alimentação Sênior
FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
FUEL THE EYEWEAR COMPANY Moda Sênior
GELA BOCA SORVETES Alimentação Máster
GENDAI JAPANESE FAST FOOD Alimentação Sênior
GIOLASER Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
GIRAFFAS Alimentação Mega
GOU Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
GRAND CRU** Alimentação Máster
GRAU T – CENTRO DE ENSINO TÉCNICO Serviços Educacionais Sênior
GRILETTO Alimentação Máster
GUIA-SE Comunicação, Informática e Eletrônicos Máster
HAPPY HUB EDUCACIONAL Serviços Educacionais Sênior
HELP! LOJA DE CRÉDITO Serviços e Outros Negócios Sênior
HERING STORE Moda Mega
HEY PEPPERS** Serviços Educacionais Pleno
HINODE Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
HIPERFESTA** Serviços e Outros Negócios Máster
HOME ANGELS Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
HOPE LINGERIE Moda Máster
HOT N’ TENDER Alimentação Sênior
IE INTERCÂMBIO NO EXTERIOR Serviços Educacionais Sênior
IGA Serviços Educacionais Máster
IGUI Casa e Construção Máster
INFLUX ENGLISH SCHOOL Serviços Educacionais Máster
INSPIRAR Serviços Educacionais Pleno
INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS Serviços Educacionais Pleno
INSTITUTO DOS ÓCULOS Saúde, Beleza e Bem Estar Pleno
INSTITUTO GOURMET FORMAÇÃO PROFISSIONAL Serviços Educacionais Pleno
JAH** Alimentação Sênior
JIN JIN Alimentação Máster
JOHNNY ROCKETS Alimentação Pleno
JORGE BISCHOFF Moda Máster
JUMPER PROFISSÕES E IDIOMAS LTDA.** Serviços Educacionais Sênior
KNN IDIOMAS Serviços Educacionais Sênior
KOPENHAGEN Alimentação Mega
KUMON Serviços Educacionais Mega
LEZ A LEZ Moda Pleno
LIEN** Serviços e Outros Negócios Pleno
LIG LIG DELIVERY Alimentação Pleno
LINK MONITORAMENTO Serviços Automotivos Sênior
LIZ LINGERIE Moda Pleno
LOCALIZA Serviços Automotivos Máster
LOPES** Casa e Construção Sênior
LOUCOS POR COXINHA Alimentação Sênior
MAGIC FEET Moda Sênior
MAGRASS Saúde, Beleza e Bem Estar Máster
MAIS1** Alimentação Pleno
MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSE Alimentação Sênior
MARIA BRASILEIRA Limpeza e Conservação Sênior
MARY HELP Limpeza e Conservação Sênior
MEGAMATTE Alimentação Máster
MERCADÃO DOS ÓCULOS Saúde, Beleza e Bem Estar Sênior
MICROLINS Serviços Educacionais Mega
MILON** Moda Sênior
MINDS ENGLISH SCHOOL Serviços Educacionais Máster
MINI KALZONE Alimentação Máster
MONTANA GRILL Alimentação Máster
MORANA Moda Mega
MR. CAT Moda Máster
MR. MIX – MILK SHAKES Alimentação Máster
MUNDO A PARTE** Serviços e Outros Negócios Pleno
MYLASH** Saúde, Beleza e Bem Estar Pleno
NIVEL A** Serviços Educacionais Pleno
NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL Serviços e Outros Negócios Máster
NUTTY BAVARIAN Alimentação Máster
O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem Estar Mega
O BURGUÊS** Alimentação Pleno
OCA DE SAVÓIA** Alimentação Pleno
ODONTOCLINIC Saúde, Beleza e Bem-Estar Mega
ODONTOCOMPANY Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
OGGI SORVETES** Alimentação Sênior
OMIE** Serviços e Outros Negócios Sênior
ON BYTE Serviços Educacionais Sênior
ONODERA ESTÉTICA Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
ORAL SIN IMPLANTES Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
ORAL UNIC IMPLANTES Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
ORGÂNICA BODY SPA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
ORTHODONTIC Saúde, Beleza e Bem-Estar Mega
ORTHOPRIDE Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
ÓTICAS MERCADÓTICA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
OUTLET LINGERIE Moda Máster
PARK EDUCATION Serviços Educacionais Máster
PELO ZERO DEPILAÇÃO Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
PEOPLE COMPUTAÇÃO Serviços Educacionais Sênior
PEZINHO E CIA Moda Pleno
PHARMAPELE Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
PIZZA CREK Alimentação Pleno
PIZZA DO RÃO** Alimentação Pleno
PORTER ACESSO SEGURO Serviços e Outros Negócios Sênior
PORTO DO SABOR Alimentação Pleno
PORTOBELLO SHOP Casa e Construção Máster
POSÉ Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
PREMIAPÃO Comunicação, Informática e Eletrônicos Sênior
PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES Serviços Educacionais Mega
PUKET Moda Máster
QÓCULOS** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
QUIERO CAFÉ** Alimentação Pleno
REDE CARTÓRIO FÁCIL Serviços e Outros Negócios Sênior
REDEORTO Saúde, Beleza e Bem-Estar Máster
REI DO MATE Alimentação Mega
REMAX Casa e Construção Máster
RESERVA** Moda Sênior
RESTAURA JEANS Limpeza e Conservação Máster
ROASTED POTATO Alimentação Sênior
ROCKFELLER LANGUAGE CENTER Serviços Educacionais Máster
SANTA LOLLA Moda Mega
SCHOOL OF ROCK** Serviços Educacionais Pleno
SCHUTZ Moda Sênior
SESTINI Moda Sênior
SORRIDENTS Saúde, Beleza e Bem-Estar Mega
SORRIFÁCIL CLÍNICA DENTÁRIA Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
SPÉ O SPA DO PÉ Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
SPEDINI TRATTORIA EXPRESSA Alimentação Pleno
SPLASH Casa e Construção Máster
SPOLETO Alimentação Mega
STALKER Moda Pleno
STONIA ICE CREAMLAND Alimentação Pleno
STOP&GO** Entretenimento e Lazer Pleno
SUCÃO Alimentação Pleno
SUCO BAGAÇO Alimentação Máster
SUPER ESTÁGIOS Serviços Educacionais Sênior
SUPER VISÃO PERÍCIAS AUTOMOTIVAS** Serviços Automotivos Pleno
SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO Serviços Educacionais Mega
SUSHIRÃO Serviços e Outros Negócios Sênior
TERÇA DA SERRA CASA DE REPOUSO Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS Serviços Educacionais Sênior
TINTAS MC** Casa e Construção Pleno
TIP TOP Moda Máster
TRADICIONAL BOLOS & TORTAS Alimentação Sênior
TRATABEM Casa e Construção Sênior
TZ VIAGENS Hotelaria e Turismo Sênior
UNHAS CARIOCAS** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
UNITED INSTITUTE Serviços Educacionais Pleno
URBAN ARTS Casa e Construção Pleno
USAFLEX Moda Sênior
VALISERE Moda Sênior
VAZOLI Serviços e Outros Negócios Máster
VIA CERTA EDUCAÇAO PROFISSIONAL** Serviços Educacionais Pleno
VIA MIA Moda Máster
VIRTUOSA CLÍNICA ESTÉTICA** Saúde, Beleza e Bem-Estar Pleno
VIVA EVENTOS Entretenimento e Lazer Sênior
VIVENDA DO CAMARÃO Alimentação Sênior
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR Alimentação Pleno
WERNER COIFFEUR Saúde, Beleza e Bem-Estar Sênior
WIZARD BY PEARSON Serviços Educacionais Mega
WORLD TENNIS Moda Máster
YÁZIGI Serviços Educacionais Máster
YES! Serviços Educacionais Máster

 

Metodologia do SEF

A ABF promove há 31 anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

As perguntas do questionário são agrupadas em 4 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.

Fotos: Keiny Andrade

NOTÍCIAS RELACIONADAS