Rede de Franquia Gigatron conta como dribla o déficit de profissionais

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Rede de franquia em tecnologia conta como dribla o déficit de profissionais neste setor enfrentado no País

14/08/2017

Com o mercado de tecnologia cada vez mais competitivo, rede Gigatron Franchising tem investido em treinamentos específicos de novos profissionais para assim, suprir a carência que se encontra esta área

O mundo todo está cada vez mais conectado e os profissionais de tecnologia tornam-se cada dia mais requisitados e indispensáveis para qualquer empresa, seja ela do setor de tecnologia ou de qualquer outro segmento, já que é uma área que cresce a cada dia. Mas engana-se aquele que pensa que basta apenas gostar de computadores, pelo contrário, o principal passo para se dar bem na área é ter habilidades e atitudes que serão avaliadas como diferencial pelo mercado.

É o que confirma Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, rede de serviços em tecnologia, com mais de 160 unidades espalhadas pelo Brasil afora, além de quatro unidades internacionais. “Acreditamos que o maior diferencial de um profissional, independente da área, é possuir habilidade e atitude. O conhecimento não é tão priorizado, cada um tem uma curva de conhecimento diferente que pode ser aplicado em várias áreas, isso faz com que tenhamos profissionais polivalentes e possa estar presente em vários projetos de diversas áreas na empresa”, avalia o empresário sobre o perfil do profissional na área da tecnologia.

No entanto, a falta de mão de obra qualificada no Brasil é preocupante e também não é um problema dos dias atuais, pelo contrário esse cenário que vem se arrastando há anos gera preocupação para o setor de tecnologia.

O Brasil é o segundo país da América Latina que mais enfrenta dificuldade para contratar profissionais nesse setor, apenas atrás do México. Salomão acredita que um dos principais motivos é porque a profissão ainda não é regulamentada como, por exemplo, engenheiros, médicos, contadores, enfim, profissões que faz com que logo após a formação é possível ingressar no mercado de trabalho com um salário base da categoria que é relativamente bom. Já na área de tecnologia isso não acontece na maioria das vezes.

Déficit de profissionais
Assim como marcas voltadas ao setor de tecnologia, a Gigatron também vem sentido esse impacto, principalmente através do modelo de negócio de Softwares. “A contratação de profissionais especializados não é rápida. É recorrente o número de vezes que efetivamos a contratação de profissionais que moram em outras regiões do país para suprir nossa demanda. Em alguns períodos ficamos com a vaga em aberto por meses devido à falta de profissional capacitado”, ressalta Salomão sobre a preocupação do impacto que isso causa até mesmo para a economia, pois sem esses profissionais a rede não consegue crescer na velocidade que gostaria.

Entre os profissionais que a franquia mais sente falta na hora de contratar estão os Desenvolvedores de Software. O motivo é muito simples: o mercado está tão aquecido, que a demanda é bem maior que o volume de profissionais que se formam nesta área.

Para tentar driblar essa carência de trabalhadores capacitados e que consequentemente atrasa o lançamento e andamento de novos serviços, o empresário explica que tem dado foco em projetos específicos e que possam ser altamente escalado para não ter que ficar construindo novos produtos, assim, é possível replicar várias vezes o que a empresa possui pronto ao invés de construir algo novo.

Outra saída que a rede encontrou e que vem surtindo efeito foi investir em processos seletivos aprimorados que despertam os perfis de cada candidato, além de também contar com treinamentos específicos para cada modalidade de atuação. A execução desse processo seletivo é feito de maneira padrão e segue em média 15 dias para finalização e preenchimento da vaga.

“Normalmente após todo o processo seletivo e de treinamento, conseguimos manter o funcionário por um bom período de tempo na empresa. Em seguida, conseguimos aplicar o perfil e personalidade do colaborador dentro da organização”, diz Marcelo Salomão.

Hoje em dia, apenas uma graduação não está sendo mais suficiente para chamar a atenção das empresas. Aliás, ter uma graduação não é assim tão imprescindível para trabalhar numa das maiores redes de tecnologia: a Gigatron. O diretor executivo conta que sempre busca olhar para capacidade de entrega e comprometimento da pessoa. “Temos vários funcionários na empresa sem graduação, mas com uma curva de conhecimento alto”, diz.

Área em constante atualização
Trabalhar com tecnologia é fascinante, mas também exige constante atualização dos profissionais. As novidades são quase diárias, o que faz a rotatividade do mercado ser grande: todo dia surgem novos processos que desencadeiam novas especialidades e demanda por colaboradores a par dessas novidades, por isso a necessidade de estar sempre se reinventado e mantendo conectado com toda informação nova que surge no mercado voltado a esta área.

Atualmente, todos os investimentos da Gigatron estão direcionados para o mercado SaaS (Software as a Service) e aplicativos para celular, seguindo assim a tendência e oportunidades do mercado.

Sobre a Gigatron Franchising
Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, oferecendo duas modalidades de negócios. Uma delas é o Certificado Digital, que atua com a venda de certificados para pessoas físicas e jurídicas e representa quase 70% da rede. Com ela, o franqueado atua com o modelo AGR (Agente de Validação Externa). A outra modalidade é a de Softwares, segmento que oferece a implantação de mais de 20 soluções em softwares para empresas de varejo e prestadores de serviços, que faturam até 3,6 milhões por ano, em diversas áreas de atuação. Atualmente, a rede possui 162 unidades, sendo quatro dessas internacionais (Portugal, Argentina, Reino Unido e Estados Unidos).

www.gigatron.com.br

Informações para a imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –[email protected]
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]
Elaine Rodrigues – [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS