Apostar em uma marca já consolidada traz mais confiança e estabilidade para os empreendedores
Empreender não é uma tarefa fácil, mas com apoio e segurança, esse caminho pode ser mais tranquilo.
Quando falamos sobre investir em franquias, consiste em apostar em marcas já consolidadas e planos de ações já estabelecidos e testados, configurando um cenário mais próspero e de rápido retorno para quem investe.
Pensando nisso, a Ótica Center, uma das melhores e mais completas franquias óticas do país, destacou quatro dicas de sucesso para quem pensa em investir e porque escolher a franquia certa pode ser o fator determinante da prosperidade do negócio.
1. Escolha do ponto
A escolha do ponto, por exemplo, é um gargalo muito grande quando pensamos em abrir um novo negócio.
“Na Ótica Center realizamos esse passo em total união com o franqueado, sabemos que um local estratégico fará toda a diferença e, por isso, prezamos muito em ajudar nosso novo parceiro a encontrar o lugar ideal.
A região e o endereço estão totalmente ligados ao sucesso do negócio”, conta Laerte Yoshio, diretor de expansão da franquia Ótica Center.
Com 16 unidades em operação, a Ótica Center é uma excelente oportunidade para quem deseja investir.
“A nossa dificuldade de encontrar pontos estratégicos é, consideravelmente, menor, visto que começamos a aumentar nossa capilaridade no último ano e ainda temos muitas cidades e estados para serem explorados com a marca.
Ou seja, temos excelentes oportunidades de expansão, pois diversas regiões ainda não contam com a nossa presença, o que potencializa ainda mais o negócio de novos entrantes”, comenta o executivo.
2. Modelo de negócios claro e alinhado aos seus propósitos
Outro ponto importante e de grande valia para quem opta por investir em franquias, é escolher uma marca já consolidada, com um plano de ação claro.
Sendo líder de vendas em todas as regiões em que atua, a Ótica Center tem missões e valores muito bem estabelecidos.
A marca foi desenvolvida com um objetivo claro e todo seu modelo de negócios foi traçado para ter sinergia com seus propósitos.
“Apostar em um negócio com modelo adequado e testado faz toda a diferença e, na Ótica Center, temos um portfólio de produtos amplo e próprio, que foi desenhado para atender o público-alvo da marca.
E, ainda contamos com um know-how de mais de 40 anos no mercado óptico, que oferece segurança e conhecimento para novos investidores no segmento”, ressalta Yohio.
3. Comunicação da marca é tudo
Ter uma marca consolidada, que comunique corretamente as novidades, inaugurações e diferenciais faz toda a diferença.
“Pensando nisso, temos um time completo que cria e desenvolve nossa comunicação visual e escrita.
Sabemos que não basta oferecer um produto ideal, mas apresentá-lo corretamente para o público-alvo é imprescindível”, explica o executivo.
4. Treinamento, essencial para o bom desempenho da unidade
No caso da Ótica Center, existe um forte investimento no apoio prestado aos seus franqueados.
Estando presente em tomadas de decisões estratégicas e importantes, a franqueadora oferece suporte e dedicação para aqueles que estão interessados em abrir uma unidade da ótica.
Além disso, a Ótica Center tem um treinamento dedicado e totalmente customizado.
“Quando falamos de negócios, estamos falando sobre pessoas.
Os franqueados, colaboradores e clientes são peças-chave e mais que essenciais para o sucesso do investimento.
Por isso, dedicamos tempo e atenção para treinamentos, que fazem toda a diferença”, conta o diretor.
Empreender nunca é fácil, mas com suporte, atenção, valores alinhados e determinação, o caminho fica menos desafiador e possível.
Fonte: Hill + Knowlton Brasil