Retail tech Yungas vai implementar Programa de Excelência

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Retail tech Yungas vai implementar Programa de Excelência em todas as redes do Grupo SMZTO

24/10/2022

Especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, Yungas usa a metodologia Customer Success e o sistema Health Score para analisar satisfação, engajamento, faturamento e padronização das unidades

A Yungas, empresa especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, vai implementar seu Programa de Excelência nas principais marcas do Grupo SMZTO, maior holding do franchising brasileiro: serão mais de dez redes – entre elas, OdontoCompany, Instituto Embelleze, Oakberry, Instituto Gourmet, Terça da Serra, Peça Rara, Nanica e OralSin -, somando mais de  cinco mil franquias. A implementação faz parte de um processo de modernização de ferramentas e reformulação de práticas pelo qual o SMZTO vem passando ao longo de 2022, com o objetivo de ajudar a melhorar os resultados  dos franqueados.

“Ao oferecer ferramentas úteis para os colaboradores das nossas investidas, otimizamos o tempo gasto em determinadas tarefas, reduzimos a fricção de comunicação com todas as redes e criamos novas oportunidades dentro do grupo”, aponta José Carlos Semenzato, Presidente do Conselho do SMZTO. “Algumas das iniciativas adotadas ao longo de 2022 foram a implementação de um ERP robusto e integrado com as nossas investidas; o ajuste de processos internos e governança, para nos aproximarmos dos fundadores das companhias; a implementação de uma plataforma para emissão, controle e assinatura eletrônica dos contratos e documentos das franqueadoras; e a contratação de executivos-chave para algumas investidas.”

A Yungas recebeu aporte do SMZTO ainda em dezembro de 2021, quando o grupo anunciou uma projeção de investimento de até R$ 50 milhões na aquisição de participações em novas startups. A ideia é que a Yungas, que tem uma plataforma focada na comunicação entre franqueadores e unidades, ajude o SMZTO no processo de se aproximar da ponta, ou seja, dos próprios franqueados.

“O objetivo é utilizar os recursos em tecnologia para fortalecer nosso stack atual e aproveitar eventuais oportunidades em operações financeiras, gestão e meios de pagamento”, explica Semenzato. “Estamos estruturando um modelo de análise completo que irá abordar quatro principais pilares: processos, engajamento dos franqueados, clientes e resultados. Por meio do módulo preparado pela Yungas, conseguiremos acessar os indicadores em um dashboard fácil de utilizar, além de fornecer aos franqueados a possibilidade de acompanhar sua colocação e números de maneira objetiva e transparente. Também teremos mais facilidade de ouvir dos franqueados suas maiores dores em relação às marcas, além de acesso a relatórios de satisfação da rede e SLA de atendimento do franqueado.”

Guilherme Reitz, CEO e co-fundador da Yungas, destaca que o principal diferencial da retail tech é trabalhar com o conceito de projetos estratégicos voltados a resultados: a empresa tem a única plataforma do mercado com foco no Programa de Excelência, ferramenta que acompanha a jornada e métricas consolidadas dos franqueados, alinhando unidades e franqueadores quanto aos indicadores mais relevantes para cada negócio. A empresa usa a metodologia Customer Success e, por meio do sistema Health Score, analisa pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização; apontando preventivamente quais franqueados estão em risco de repasse e quais representam oportunidades de crescimento – ou seja, de se tornarem multi-franqueados com novas unidades.

“Toda grande rede de franquias com certeza já identificou a dificuldade de padronizar e comunicar os conceitos relacionados ao sucesso do franqueado”, comenta Guilherme. “É aí que entra o Programa de Excelência, ferramenta que padroniza e metrifica o sucesso do franqueado e ajuda a apresentar o ‘caminho das pedras’ a quem está ingressando no negócio. Ter um bom Programa de Excelência é uma ótima forma de alinhar expectativas e orientar boas práticas e os melhores processos a seguir, além de recompensar as unidades que não somente atingem os resultados esperados, mas também alcançam metas seguindo processos definidos, mensuráveis e replicáveis.”

Recuperação no franchising

Os processos de modernização de ferramentas e de implementação do Programa de Excelência no Grupo SMZTO vêm em um momento em que o franchising começa a se recuperar dos impactos da pandemia, tendo faturado 16,8% a mais no segundo trimestre de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado – o próprio SMZTO projeta um sellout de R$ 6 bilhões até o final do ano. Segundo José Carlos Semenzato, as franquias também vêm sendo, nos últimos dois anos, uma das opções de negócios mais escolhidas pelos empreendedores brasileiros.

“Percebemos uma alteração cultural e social que levou as pessoas a querer se envolver com ideias e projetos com propósito e que estejam inseridos em uma comunidade, e o mercado de franquias traz esses conceitos em seu DNA”, aponta o executivo. “São modelos de negócio muitas vezes testados diversas vezes dentro e fora do Brasil, ao longo de anos. Elas oferecem um cenário de risco controlado, inserindo as pessoas em uma comunidade que se ajuda, e contam ainda com o auxílio de uma entidade diretamente interessada no sucesso dessas pessoas, que é a própria franqueadora. Apesar dos desafios, muitas redes foram e são vistas como uma forma de as pessoas acessarem o empreendedorismo assumindo um risco mais controlado do que aquele encontrado em uma aventura solitária.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS