Peça Rara Brechó leva à ABF Expo o conceito de moda circular

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Peça Rara Brechó leva à ABF Franchising Expo o conceito de moda circular

22/06/2023

A rede de franquias pretende fechar o ano com 140 lojas e faturamento de R$ 190 milhões

A rede de franquias Peça Rara Brechó, líder no segmento second hand (uso de segunda mão) chega à ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo com 100 lojas vendidas, espalhadas por quase todos os estados, mais de 158 mil fornecedores ativos (clientes que revendem seus itens na rede) e 2 milhões de peças cadastradas.

O faturamento da franquia saltou 124%, chegando a R$ 95 milhões, e o número de lojas em operação 76%, alcançando a marca de 72 unidades. Este desempenho foi bastante superior ao crescimento do mercado de franquias em 2022, que foi de 14,3%, e também do segmento de franquias de Moda (+7,1% no faturamento e de +8,2% em unidades), segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising.   A previsão é alcançar um faturamento de R$ 190 milhões e 140 lojas até o final de 2023. O plano de expansão da marca passa por todas as capitais do país que ainda não têm lojas da rede, como é o caso de Manaus, Florianópolis e Cuiabá, que serão inauguradas nos próximos meses, e cidades do interior, com população acima de 100 mil habitantes.

O sonho de dar vida nova a itens que vão desde roupas, a acessórios, brinquedos, coisas de casa e móveis nasceu há 16 anos em Brasília, com a inauguração da primeira loja Peça Rara. Um negócio de família que com seu potencial de mercado e o conceito de moda circular atraíram empresários e personalidades como a atriz Deborah Secco, que se tornou sócia da franquia e tem estrelado algumas campanhas da rede, e os “tubarões” José Carlos Semenzato, CEO e fundador do Grupo SMZTO do qual a rede faz parte, e João Appolinário, proprietário da Polishop, que adquiriu uma unidade da rede.

A ideia de que brechó é algo velho ou ultrapassado passa bem longe do conceito da rede. As lojas são amplas e organizadas setorialmente, de acordo com a metragem. As menores abrigam feminino e infantil, e as maiores incluem masculino e/ou casa. As peças são expostas de forma que, ao entrar na loja, seja possível imaginar a variedade de itens, o mobiliário é convidativo e os itens são exclusivos. Afinal, num brechó não há estoque, numeração ou cor. Cada peça é única!

 

Moda circular

O mercado de moda circular deve crescer de 15% a 20% até 2030 no país de acordo com as projeções do Boston Consulting Group (BCG). Já o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, estima que o mercado de roupas usadas deve ultrapassar o varejo de moda em 2024, assim como o valor do setor de fast fashion até 2030.

“Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica”, explica Bruna Vasconi, fundadora e CEO do Peça Rara Brechó. “Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, completa a executiva.

A Peça Rara é permeada pelos três eixos da sustentabilidade: econômico, que é próprio negócio e a expansão da rede, a sustentabilidade com a economia circular e consumo responsável, e o de responsabilidade social, que completa o propósito da marca, com a criação do Instituto Eu Sou Peça Rara.  O Instituto nasceu com o intuito de dar uma destinação estruturada às roupas que não foram selecionadas para serem comercializadas nas lojas. Já vendeu mais de 33 mil peças no período de abril de 2022 a março de 2023, arrecadando mais de R$ 286 mil e auxiliando mais de 15 mil pessoas e 30 instituições. Atualmente são duas unidades, a primeira em Brasília e a segunda em Cuiabá, com planos para abrir uma terceira unidade em São Paulo.

Em 2023, a rede de franquias Peça Rara Brechó recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.

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