Até o final de março, franqueadora vendeu 11 novas franquias que devem ser inauguradas ao longo do ano
A rede Ice Creamy – maior rede de sorvete na pedra do Brasil, com 100 franquias em todo o país – iniciou 2022 com uma meta: registrar um faturamento de R$ 100 milhões.
Para atingir a cifra, o presidente fundador da rede Émmerson Serandin sabe que é preciso inovar. Este é o caminho para tornar a marca cada vez mais conhecida, conquistar mais clientes e, consequentemente, fazer com que o franqueado fature cada vez mais. “Hoje, trabalhamos com o modelo chamado 3 em 1, que combina as operações sorveteria, cafeteria, o Ice Café, e a revenda de sorvete para comerciantes locais”, detalha. “A operação tripla potencializa o faturamento dos franqueados”.
Recentemente, a rede também lançou uma nova formatação, a franquia “Chave na Mão”. É mais uma ação para trazer novos empreendedores à rede. “Oferecemos uma operação com investimento menor – a partir de R$ 59,9 mil – e entregamos a loja pronta para operar”, explica o franqueador. “O valor do investimento contempla, basicamente, a taxa de franquia, os equipamentos e os produtos. Mensalmente, o franqueado pagará um aluguel pelo uso da infraestrutura. Além da comodidade, o negócio é lucrativo: 28% em média”.
Neste primeiro semestre, a rede abrirá dez novas lojas – todas comercializadas até dezembro de 2021. Já neste ano, até março, a Ice Creamy já comercializou 11 novas franquias que serão inauguradas ao longo do ano. A expansão segue aberta para todo o Brasil.
Produtos
A inovação também contempla o desenvolvimento de novos produtos. Em fevereiro, a rede lançou o Ice Fruit, um gelato de iogurte, cremoso, que pode ser misturado a cinco opções de topping: frutas vermelhas, morango, amarena, torta de limão e maracujá. Os novos sorvetes vêm na opção petit (copos pequenos) e Smothies (milkshakes). “O Ice Fruit, no mês de março, respondeu por 15% do nosso faturamento, o que muito nos anima para investir, cada vez mais, em novidades”, avalia Serandin que também é mestre sorveteiro.
O próximo lançamento já está em fase final de desenvolvimento: trata-se de uma linha especial para inverno – que trará waffles, petit gateau, brownies e foundue, entre outros produtos. “O mix é bem amplo, com variações, para agradar todos os gostos”, garante o franqueador.
Perfil
Tipo de negócio: Sorveteria Premium
Ano da fundação: 2014
Início da franquia no Brasil: 2015
Total de unidades no Brasil: 100
Investimento inicial: A partir de R$ 99 mil (quiosque e container)
A partir de R$ 160 mil (Loja de rua e shopping)
Taxa de franquia: R$ 49,9 mil
Capital de giro: R$ 15 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Área mínima: Quiosque e container a partir de 8 metros quadrados
Loja de shopping e rua a partir de 30 metros quadrados
Nº de funcionários: a partir de 2 funcionários
Faturamento bruto: média de R$ 55 mil reais
Lucro líquido: de 20% a 25%
Prazo de retorno: quiosque e container de 12 a18 meses
Lojas de Shopping e Rua de 18 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Apoio ao franqueado: Escolha do ponto, treinamento presencial, manuais, treinamentos on-line, canal Ice Creamy, consultoria, implantação 100% monitorada, projeto arquitetônico (premiação ouro na ABF), ações em parceria com a franqueadora, suporte para marketing local, logística própria.