var lazyload = new LazyLoad({ elements_selector: ".lazy" }); }
Oral Unic chega a 320 unidades em cinco anos de vida
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Oral Unic chega a 320 unidades em cinco anos de vida


16/09/2021


A rede de clínicas odontológicas premium Oral Unic nasceu em Santa Catarina e se espalhou pelo Brasil

Com sua certeira visão de mercado, Nadim Farid Nicolau Neto comemora um feito: levou sua Oral Unic de zero a mais de 320 unidades comercializadas em cinco anos.

Quando fundou a Oral Unic, rede de clínicas odontológicas premium, em 2016, o dentista Nadim, que já atuava há alguns anos no setor odontológico, teve a ideia de mudar sua atuação e começar uma nova rede, com um novo posicionamento de mercado, mais premium, já dentro do sistema de franquias, com manuais e processos definidos desde o começo. “Pensei: ‘eu tenho que fazer algo diferente, porque todo mundo está atuando no centro das cidades e cobrando barato”, lembra.

Com essa estratégia de negócio, a Oral Unic, que é especializada em implantes e também oferece aos pacientes os alinhadores transparentes Oral Unic Align, decolou. Com a primeira unidade, em Itajaí (SC), voltada para atendimento de clientes das classes C e B com a mais moderna tecnologia do mercado e serviços de qualidade, veio a consolidação do modelo de atuação. “Ficamos oito meses estudando o segmento para descobrir como poderíamos ser diferentes do que já existia no mercado odontológico”, explica Nadim.

Depois, veio a expansão. Em 2021, ano que completa cinco anos de vida, a Oral Unic tem 130 unidades em funcionamento e 320 franquias comercializadas. São três formatos de clínicas disponíveis: Platinum (a partir de 300 m2), Smart (a partir de 200 m2) e  Slim (a partir de 120 m2).

O investimento inicial em uma unidade Oral Unic varia de R$ 500 mil a R$ 1,2 milhão.

Em 2021, Oral Unic chega a São Paulo

Com mais de 130 unidades em operação pelo Brasil, a marca inaugurou em janeiro de 2021 sua primeira franquia na cidade de São Paulo. A Oral Unic Santana tem mil metros quadrados, conta com centro cirúrgico, e fica na zona norte da capital paulista. O dono da unidade é o Dr. Antonio Verrastro, multifranqueado da rede, que abriu sua primeira Oral Unic em Limeira, no interior de São Paulo, e depois investiu em mais duas clínicas: Americanas e Araras, ambas no interior do estado. A Oral Unic Santana teve investimento inicial de R$ 2 milhões. A capacidade da unidade é atender cerca de 300 pacientes por mês. 

Fundada em Santa Catarina, a Oral Unic consolidou seu modelo de negócios antes de ingressar na capital paulista, onde há mais concorrência e um mercado mais competitivo. A cidade tem capacidade para abrigar 23 clínicas da Oral Unic, segundo o mapeamento feito pela franqueadora. Em 2021, mais duas unidades devem ser inauguradas em São Paulo.

Assim como a capital paulista, a cidade do Rio de Janeiro também é outra grande capital no radar da rede. A capital fluminense tem espaço para 16 unidades.

Multifranqueados já são realidade na rede

O modelo de negócios da Oral Unic tem se mostrado eficiente em vários sentidos, e uma prova disso é o fato de que 80% dos franqueados da rede possuem mais de uma unidade. “Isso demonstra confiança e satisfação do franqueado”, diz Nadim, CEO da Oral Unic. Das 100 unidades vendidas ao longo de 2020, a maior parte foi comercializada dentro da própria rede, para quem já é franqueado.

Em 2020, a rede viu seu faturamento crescer 80%, alcançando a marca de R$ 370 milhões. O número de unidades abertas também saltou, de 57 em dezembro de 2019 para 93 em dezembro de 2020. Em dezembro de 2021 serão mais de 180 unidade em operação, mais uma vez dobrando a operação em um ano.

“Acredito que o resultado positivo é uma consequência do nosso modelo de negócio, que oferece um diferencial no mercado com clínicas premium”, afirma Nadim. “O paciente percebe o diferencial no atendimento, retorna para novos serviços e ainda indica a clínica para conhecidos, amigos e familiares.”

Para 2021, a expectativa é que o faturamento fique em R$ 700 milhões.

Para alcançar seu objetivo, a rede lançou um novo modelo de franquia, chamado de Oral Unic Slim. São clínicas com aproximadamente 120 metros quadrados desenhadas para cidades com menos de 50 mil habitantes. O investimento inicial é de R$ 550 mil, contra cerca de R$ 1,2 milhão do modelo padrão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS