Opções de investimento: aposte nas microfranquias

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Microfranquias são opções de investimento lucrativo para quem busca empreender

13/07/2021

Em meio à pandemia, franquias com investimento baixo tem sido a preferência dos brasileiros para retornar ao mercado de trabalho ou como forma de renda extra; Conheça 7 redes de franquias, em segmentos distintos, com baixo investimento 

O atual cenário econômico ainda afeta o bolso de muitos brasileiros. Para aqueles que buscam por opções seguras para abrir o próprio negócio o franchising continua sendo a opção certa para empreender, principalmente os negócios de baixo investimento intitulados como microfranquias – negócios até R$ 105 mil e ainda as nanofranquias, com investimentos até R$ 25 mil.

Investir nesse setor se torna algo mais seguro por começar empreendendo em algo já testado no mercado, ou seja, já verificado os erros e acertos, proporcionando menores chances de risco no novo negócio.

Mesmo sendo algo barato recebe respaldo da franqueadora, assim como os grandes empreendimentos, com auxílio do franqueado na condução da operação, suporte, marketing, entre outros. Os empreendimentos baratos são ideais para quem nunca teve o próprio negócio e dispõe de pouco capital.

Muitas das microfranquias podem ser conduzidas diretamente da própria casa, o tradicional home office, o que acaba barateando os custos, sem a necessidade de espaço físico e estruturas maiores, e até mesmo, reduzindo o stress do trabalho. Elas ainda possibilitam o payback rápido, outro atrativo para quem está começando no mercado.

Em busca de empreender

Por solicitar baixo investimento, muitos investidores começam empreendendo através do dinheiro do Fundo de Garantia, 13º salário, e inclusive, as franqueadoras estão cada vez mais oferecendo possibilidades de parcelamento do investimento para atender maior número de interessados em entrar na operação.

Conheça agora redes que atuam como nano e microfranquia:

1 – Gigatron

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares.

Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. No ano passado, a rede criou o modelo Plano Habitacional para cidades de até 100 mil habitantes, com a redução da taxa de franquia em 80%. Esse valor ainda é possível parcelar no boleto em até 5 vezes sem juros e 12 vezes no cartão com acréscimo.

Nesse modelo o franqueado tem total autonomia de visitar seu cliente proporcionando um suporte presencial rápido e eficaz. “Quase 50% das empresas adotaram o home office como modalidade de trabalho durante a pandemia, e essa ação vem se tornando cada vez mais comum.

Estamos surfando essa onda com nosso modelo de franquia, levando um leque de soluções onde nosso franqueado pode oferecer e fazer a venda 100% remota e até mesmo em todo Brasil, levando canais de vendas e gestão para o empreendedor brasileiro. Estamos com um expectativa de crescimento de 20% esse ano onde acreditamos que 70% das novas unidades abertas vão seguir para modalidade home office”, diz Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron.

Investimento inicial: a partir de R$ 2.500,00 (modelo Plano Habitacional)
Faturamento: R$ 5 mil
Prazo de retorno: 1 a 12 meses

2 – Orgânica Body&Spa

O Grupo Orgânica está no mercado há mais de 30 anos e tem o maior portfólio de acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos com base 100% vegetal. Em 2016 nasceu a Orgânica Body&Spa com quiosques nos principais shoppings de São Paulo e em 2019 a marca entrou para o franchising.

No ano passado, em meio à pandemia, a marca lançou o modelo Orgânica Body&Spa Express que vai de encontro ao momento que o país está vivendo, onde o negócio pode ser conduzido de forma híbrida, atuando home office e por meio de e-commerce. A franquia Express permite atuar em várias frentes, com destaque para o carrinho que pode ser levado a qualquer ponto com menos risco.

“A franquia Express nada mais é do que um ponto de venda móvel que permite fazer ações em supermercados, venda em casa, em eventos ou in Company e ainda fazer parcerias com outras marcas para agregar valor. Além disso, permite tanto a venda on-line através do nosso site como também permite que o franqueado crie um site próprio.

O investimento para essa modalidade é a partir de R$ 34.400 já incluso taxa de franquia, carrinho e estoque inicial de produtos. Há também o modelo totalmente on-line. Nesse modelo, o franqueado terá um site com centenas de produtos cadastrados sem precisar se preocupar com estoque, como se fosse um dropshipping.

O franqueado tem o seu site produzido e customizado, o estoque dele fica coligado ao da franqueadora, como se fosse um espelhamento. Portanto quando o consumidor final compra, este pedido chega para o site da marca que faz a entrega do produto. O franqueado recebe comissões em cima das vendas que realiza. “Para facilitar o investidor na hora da compra da franquia, aceitamos a taxa de franquia (R$ 7 mil) à vista e parcelamos o restante do investimento em até quatro vezes”, afirma João Galhardi, diretor comercial da franquia. 

Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil modelo totalmente on-line ou R$ 34.400 modelo Express
Faturamento: No modelo Express em torno de R$ 9.200
Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

3 – Via Certa Educação Profissional

A rede de franquias Via Certa Educação Profissional – com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – lançou recentemente um modelo de negócio nanofranquia voltada para cidades pequenas. O novo formato funcionará exclusivamente on-line, sem a necessidade de espaço físico.

Para isso, o aluno fará as aulas diretamente da própria casa, de forma remota. Cidades até 15 mil habitantes o franqueado terá exclusividade de atuação, a partir disso é possível conduzir o negócio, porém sem a exclusividade. O curso é ministrado pela própria equipe de professores da franqueadora.

A única responsabilidade do franqueado é fazer a divulgação dos cursos, fechar matrículas e ter a retenção dos alunos. Para ser um franqueado é necessário ter duas características principais: perfil comercial e noções básicas como gestor.

“Estamos recebendo muitos investidores interessados nesse novo modelo, principalmente porque depois é possível com que o fraqueado migre para franquia física, pagando apenas a diferença da taxa de franquia e a taxa para instalação do empreendimento”, explica Jilo Shimada, diretor comercial da marca.

Investimento inicial: A partir de R$ 15 mil
Faturamento líquido: Após 6 meses em torno de R$ 4 mil
Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses

4 – Acquazero

No mercado de franchising desde 2010 a Acquazero é a maior rede especializada em lavagem ecológica automotiva do Brasil com cerca de 460 unidades, e trabalha com a proposta do uso mínimo de água (300 ml), além do uso de produtos biodegradáveis em mais de 15 tipos de serviços.

A rede possui quatro modalidades de negócio. O modelo delivery possibilita com que o franqueado vá até o cliente para executar o serviço, seja o de limpeza em veículos ou residencial (limpeza em sofá, colchões, tapetes e cadeiras). Durante a pandemia a rede criou o primeiro aplicativo do segmento para atender a população que está em casa.

A ferramenta possibilitou aumentar o ticket-médio dos franqueados durante esse período em cerca de 200%. “Para captar o investidor estamos trabalhando assiduamente a divulgação do negócio em mídias digitais, como Facebook Ads, Google Ads, e estratégias de SEO. Focando bastante no modelo de negócio que temos de baixo investimento.

Já tivemos um aumento na procura destes negócios, devido à atual conjuntura econômica, mas acreditamos que no segundo semestre e, em 2022, a procura será ainda maior por negócios baratos”, conta Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero.

Investimento: A partir de R$ 18 mil (modelo delivery)
Faturamento: R$ 20 mil
Prazo de retorno: De 6 a 12 meses

5 – Aggro Nutrição Inteligente no Campo

Com menos de um ano no mercado, a Aggro Nutrição Inteligente no Campo já soma 50 unidades presentes em 18 estados brasileiros. A rede oferece um mix completo de soluções para a pecuária: Nutrição Animal, Nutrição Foliar e Projetos Agropecuários.

Os produtos desenvolvidos pela Aggro são exclusivos e produzidos por uma fábrica homologada com mais de 15 anos de mercado levando ao campo desenvolvimento e solução no que tange a nutrição animal.

A franquia atua na modalidade Flex, onde o franqueado pode atuar em três frentes: Home (trabalha de sua própria casa); Sala Comercial (para quem irá montar uma equipe de vendas (televenda); ou Ponto Comercial (para receber o cliente em sua loja).

Na modalidade flex o franqueado pode fazer upgrade no modelo de atuação de acordo com a evolução do seu negócio sem qualquer custo adicional.

O franqueado poderá atuar em todo território nacional, visitando o produtor rural no campo, atuando com vendas por telefone, em parceria com lojas agropecuárias e e-commerce.

“O home office está no caminho inverso da crise. Com a pandemia muitos profissionais foram enviados para trabalhar de suas casas e acabaram descobrindo que pode render muito bem, gastando muito pouco. Com isso eles foram em buscar de microfranquias, além de poder aumentar sua renda, pode ser um ótimo plano B para muitos profissionais”, avalia Marcus Alonso, CEO da franquia Aggro.

Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
Faturamento líquido mensal: R$ 6 mil
Prazo de retorno: a partir de 6 meses

6 – Monitorias Reforço Escolar

Nascida em 2014, na cidade de São Paulo, a Monitorias iniciou sua expansão em 2020 por meio do franchising. Hoje a rede oferece reforço escolar e aulas particulares por meio de uma plataforma on-line que reúne mais de 7 mil professores parceiros cadastrados em sua base e atua hoje com 31 unidades em 26 cidades atendidas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Ceará, Amazonas e Distrito Federal.

Associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising, a franqueadora oferece treinamentos constantes e proporciona suporte diário em todas as áreas da gestão da microfranquia, como operacional, administrativa, financeira, vendas, marketing e divulgação. O investimento inicial para ser um franqueado é a partir de R$ 5.990 e pode ser operada por meio de home based.

Investimento: a partir de R$ 5.990
Faturamento bruto: R$ 16 mil
Faturamento líquido: de 30 a 50%
Prazo de retorno: 5 a 7 meses

7 – KAZ

Lançada no mercado em janeiro de 2021, o Kaz é uma franquia de permuta multilateral que, por meio de uma plataforma, tem como objetivo conectar empresários de todo o Brasil.

Por fomentar as permutas, a franquia permite que o   empresário preserve o fluxo de caixa da empresa e aumente suas vendas. O investimento inicial é a partir de R$ 41 mil com retorno do investimento entre 9 a 12 meses, tendo um faturamento médio de R$ 60 mil por mês após o primeiro ano, com uma margem de lucro de 29 a 34% sobre o faturamento.

A rede possui 7 unidades ao todo, sendo uma unidade própria em Montes Claros/MG, 1 recém inaugurada em Patos de Minas/MG e outras 5 espalhadas pelos estados de Minas Gerais e Bahia.

Investimento: A partir de R$ 41 mil.
Faturamento bruto: R$60 mil
Faturamento líquido: De 30 a 35%
Prazo de retorno: De 9 a 12 meses

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