No Brasil, mercado de alimentação saudável movimenta R$ 180 bilhões, segundo a Euromonitor International
Muitos estudos mostram sobre a importância de ter uma alimentação saudável para a prevenção de doenças. Mais do que isso, ela ajuda na promoção da longevidade. De acordo com um estudo norueguês publicado na revista científica Plos Medicine, aderir a hábitos alimentares saudáveis pode aumentar a expectativa de vida em até 13 anos.
Essa preocupação cada vez maior com a saúde e o bem-estar promoveu um mercado de alimentação saudável forte no Brasil, que movimenta em média por ano R$ 180 bilhões, segundo pesquisa da Euromonitor International.
Ou seja, trata-se de um mercado sólido e que só tende a crescer. A seguir, confira cinco motivos para abrir uma franquia nesse ramo:
Mercado de alimentação saudável em alta
De acordo com um relatório realizado pelo Brasil Food Trends, o mercado de alimentação saudável do Brasil tem crescido, em média, 12,3% ao ano. Além disso, segundo estudo da consultoria Euromonitor International, o país é o quarto do mundo que mais vende alimentos e bebidas saudáveis. Dessa forma, existe um grande espaço de crescimento no setor.
“No ano passado, a Sucos S/A dobrou o faturamento. Esse segmento cresce todos os anos e permitiu à franquia, que tem a maioria de suas lojas em shopping, saltar de uma unidade para mais de 15”, comenta Gustavo Dinamarco, sócio fundador da Sucos S/A.
Brasileiros estão buscando um estilo de vida mais saudável
Segundo pesquisa realizada pela Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a alimentação. “Por conta disso, a Sucos S/A, todos os anos, adiciona novidades no cardápio, como caldos, sucos duplos e wraps. Hoje, a franquia oferece opções completas do almoço ao jantar”, explica Suzana Dinamarco, sócia fundadora da Sucos S/A.
Negócio rentável
64% dos brasileiros estão dispostos a pagar um valor acima da média por alimentos saudáveis, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e GlobeScan.
“Hoje as pessoas estão mais conscientes sobre a importância de comer de forma saudável. Esse movimento não tem marcha ré. Por exemplo: saímos de um faturamento de R$ 5 milhões em 2021 para R$ R$ 10 milhões em 2023”, completa Gustavo.
Franquias de alimentação estão em alta
De acordo com o relatório de 2022 da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor de Alimentação foi o segundo que teve o maior faturamento, com R$ 39,821 milhões, o que representou uma alta de 21,5% em relação a 2021.
“O franchising é uma excelente opção para aqueles que querem começar um negócio próprio, já estabelecido, principalmente ao se tratar do ramo de alimentação. No caso da Sucos S/A, oferecemos todo o suporte ao franqueado e um modelo de negócio já consagrado no mercado”, afirma Gustavo.
Negócio enxuto
Ao abrir um negócio, há sempre a preocupação com o custo. No caso da Sucos S/A, é possível abrir uma franquia em shoppings tendo um espaço de apenas 12 metros quadrados, o que exige uma operação menor e, consequentemente, menos gastos.
“O modelo de negócio da Sucos S/A é completo e se adapta a qualquer espaço, por isso conseguimos abrir unidades tanto na rua, quanto em praças de alimentação e shoppings”, afirma Gustavo.
Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 200 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.