Modelos de negócios atraem o empreendedor para o mercado de açaí

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Modelos de negócios atrativos e vantajosos atraem o empreendedor para o mercado de açaí

06/05/2022

A Cream Berry possui os modelos To Go, Express e Container, com investimento inicial a partir de R$ 89.950 e retorno previsto a partir de 18 meses

 Uma das primeiras escolhas após tomar a decisão de adquirir uma franquia é a definição pelo modelo de negócio, isso se a rede oferecer mais de uma opção. Essa escolha é de extrema importância, pois o modelo selecionado será aquele que irá definir como a sua unidade irá criar, entregar e capturar o valor. Dessa forma, o empreendedor conseguirá transformar a sua produção de receita em lucros e retorno para todos

Na maioria das vezes é a própria franqueadora que apresenta ou oferece o melhor modelo de negócio para a região definida pelo franqueado. Pois, afinal, é de interesse dela que o seus franqueados tenham o maior sucesso possível e, consequentemente, uma maior rentabilidade. Mas, é sempre interessante fazer algumas adaptações desses modelos à sua realidade e a como é o local em que será aberto a sua unidade.

Mesmo sendo uma escolha importante para o sucesso do franqueado, alguns acabam não se importando pelo modelo escolhido. Porém, definir o modelo de negócio da sua unidade é de alta necessidade pelo fato dele ajudar o empreendedor a guiar as ações de longo prazo, facilitar o entendimento do mercado, aumentar as chances de sucesso e manter a unidade com os padrões da franquia.

Dentro disso, a rede de açaí Cream Berry disponibiliza três modelos de negócio que possuem seus diferenciais e vantagens. O diretor executivo da franquia, Teddy Veras, afirma que possui modelos que contam com espaço de loja, de 6 a 10 m², e de 30 a 60 m² e o container de aproximadamente 40 pés. “Além disso, também está incluso toda a mobília, equipamentos e um projeto arquitetônico padronizado.”

Diferenciais e vantagens dos modelos de negócios

Cada modelo de negócio possui as suas características e os seus diferenciais. Alguns contam com um investimento inicial mais baixo, já outros têm o investimento inicial mais alto, porém com uma rentabilidade maior. Tudo isso deve ser observado atentamente pelo empreendedor, para que ele tome a melhor decisão na hora de definir o modelo da sua unidade.

A Cream Berry oferece aos possíveis franqueados o modelo To Go, Express e Container. Para quem deseja investir em uma rede de açaí, mas que quer um investimento inicial menor, o modelo To Go (onde a pessoa compra o seu produto para consumir na rua, não existe a necessidade de se sentar para consumir no local) tem como um de seus privilégios possuir um valor mais baixo para investir.

“O modelo To Go é o mais barato entre eles, pois solicita um investimento inicial de R$ 89.950, estando incluso a taxa de franquia, o capital de giro e o estoque inicial. Nesse formato, o faturamento bruto mensal tem a tendência de chegar a R$ 40 mil, com retorno previsto do investimento entre 18 e 24 meses. Já o lucro do negócio é em torno de 25%, com apenas um funcionário”, contou Veras.

No modelo de franquia Express o seu principal diferencial é o atendimento self-service, onde o próprio cliente monta o seu açaí, do seu jeito e com os ingredientes que mais gosta. Porém, por ter esse distintivo, o valor de investimento inicial dessa opção é um pouco maior do que a do modelo Convencional.

“É necessário ter uma estrutura capaz de comportar os equipamentos para o atendimento self-service, por isso o investimento inicial é de R$ 162.500, também incluso a taxa de franquia, capital de giro e as taxas para instalação. Apesar de ter um investimento inicial maior, nesse modelo o faturamento do franqueado também será mais alto, podendo chegar a R$ 60 mil por mês, com lucro líquido de 30% e prazo de retorno do investimento entre 18 e 24 meses”, explicou o diretor executivo da rede.

Outro modelo bem promissor e inovador oferecido pela rede de açaí é o Container. Esse formato oferece uma experiência ainda maior aos clientes. “O espaço da loja no modelo Container é de aproximadamente 40 pés, em um ambiente totalmente adequado para que o cliente tenha a melhor experiência possível. O investimento inicial para esse tipo de negócio é de R$ 186.450 (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxas para instalação). Nesse modelo o faturamento pode chegar a R$ 60 mil, tendo um lucro líquido de 25% e o prazo de retorno do investimento também entre 18 e 24 meses”, salienta Teddy.

Receita própria é aliada para o sucesso do negócio

A Cream Berry possui uma receita própria do seu açaí, sendo possível distribuir para os franqueados um açaí padronizado, com o mesmo sabor e textura em todas as unidades da franquia.

“A nossa receita é composta por uma maior concentração de açaí, fazendo com que o nosso produto seja bem mais cremoso, sem aqueles cristais de gelo, assim temos a possibilidade de trabalhar também com delivery, pois o açaí não derrete em menos de 1 hora e é entregue em perfeitas condições para o cliente”, comenta Teddy Veras.

Com a expansão da marca foi preciso terceirizar a produção do produto para conseguir expandir para todo o Brasil e exterior. “Através dessa terceirização, nós conseguimos chegar na padronização do produto. Por esse motivo, independentemente de onde seja a unidade de instalação, é entregue para o franqueado o nosso açaí de melhor qualidade. Isso também nos ajuda a gerar uma capacidade de crescimento maior em número de unidades”, explica o diretor executivo da rede.

Outra vantagem encontrada na Cream Berry é que eles possuem mais itens no seu cardápio além do açaí tradicional, conta Veras. “Também temos o açaí zero, açaí com morango e açaí com banana. Além disso, para aumentar o nosso mix de produtos temos o gelatto de maracujá, manga, cupuaçu, pitaya, tapioca com coco. Isso nos faz ter um diferencial dos concorrentes, que é a variedade de produtos e também os potes biodegradáveis.”

Segmento de alimentação segue em ritmo de alta

Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de food service segue em constante aumento, recuperando da crise econômica imposta pela pandemia de Covid-19.

De acordo com a ABF, o setor de alimentação alcançou um faturamento de R$ 32.776 bilhões no ano passado, sendo que em 2020 o valor arrecadado pelo segmento tinha sido de R$ 31.158 bilhões. Isso representa um aumento de 5,2% no setor.

Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), estima que no ano passado as vendas da indústria alimentícia para o setor de refeições fora do lar tiveram uma participação de 27% nas vendas totais no mercado interno, sendo R$ 173,3 bilhões em 2021.

Esse aumento representa 23,9% a mais do que o registrado no ano de 2020, precedendo a recuperação completa do setor de food service em 2022.

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