Microfranquias crescem e oferecem modelo de negócio enxuto

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
microfranquias crescem

Microfranquias crescem como opção para aumentar a renda

26/04/2023

O franchising brasileiro tem apresentado resiliência e se destacado no mercado, especialmente as microfranquias, que oferecem um modelo de investimento e operação mais enxuto.

De acordo com o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento de 49% das microfranquias, o que impactou significativamente o faturamento do franchising, que ultrapassou os R$ 210 bilhões em 2022.

As microfranquias possuem um investimento inicial de até R$ 105 mil e geralmente têm estrutura mais simples, como quiosques, unidades móveis, home based, onde o franqueado trabalha em casa, sem um ponto físico, e as franquias no modelo dark kitchens, onde o franqueado aluga uma cozinha que atende somente pedidos no delivery e/ou balcão.

Além disso, a maioria dos microfranqueados podem gerenciar toda a operação sozinho ou com poucos colaboradores, o que torna a manutenção da unidade mais barata.

– Podemos atribuir o sucesso das microfranquias ao fato de ser um modelo de negócios de investimento mais baixo, onde mais pessoas conseguem dispor do valor inicial e, por conta disso, conseguem vender suas operações em um volume maior.

É evidente que esse modelo de baixo investimento terá vida longa, até porque esse ciclo é retroalimentado à medida que elas se multiplicam.

Outras franqueadoras começam a aderir ao modelo de microfranquias, e empresas que ainda nem utilizavam o franchising como estratégia de expansão, passam a incluir o sistema nos seus planos de crescimento – explica o especialista em franchising, consultor associado à ABF, consultor de franquias credenciado pelo SEBRAE e administrador pela UFPR e Mestre em Eng. Industrial pela UTFPR, Erlon Labatut.

Confira abaixo algumas opções de microfranquias para investir em 2023:

Cuidare Brasil

A empresa é uma das principais redes de cuidadores de pessoas do país, especializada em cuidados domiciliares. Contando com profissionais altamente qualificados e treinados, a marca oferece serviços especializados para pessoas de todas as idades, incluindo crianças, idosos, convalescentes e pacientes no período pós-operatório.

Investimento inicial: de R$ 35 mil a R$ 50 mil (dependendo do tamanho da cidade) – estão compostos no valor: taxa de franquia, material gráfico/marketing e treinamentos.

Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil – SAIBA MAIS

 

Premyer Franchising

Com 33 anos de mercado, a marca curitibana é especializada em impermeabilização de tecidos, estofados, tapetes e carpetes, além de sanitização de ambientes.

Recém entrada para o franchising, a marca já possui 5 unidades nos estados do Paraná e Santa Catarina, e pretende expandir por todo o Brasil e exterior.

Investimento inicial: a partir de R$ 31.000,00 (estão inclusos a taxa de franquia, estoque inicial, máquinas e treinamento)

Prazo de retorno do investimento: 6 a 18 meses

Faturamento médio mensal: de R$ 7 a 27 mil – SAIBA MAIS

 

Dank Idiomas

É uma rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018.

O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores.

A rede tem unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai e Canadá.

Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil

Prazo de retorno: até 18 meses

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 9,5 mil. – SAIBA MAIS

 

Ginástica do Cérebro

É uma rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades.

O franqueado atua como instrutor dessas atividades. A empresa conta com 18 unidades em 10 estados.

Investimento inicial: R$ 65 mil

Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil – SAIBA MAIS

 

Fonte: Mercado da Comunicação


 

Veja também:

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS