Rede abre 14 lojas distribuídas por São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais
O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil e rede de óticas mais premiada do país, anuncia a inauguração de mais 14 unidades no mês de março: Caucaia (CE), Parque São Lucas (SP), Boituva (SP), Cafelândia (SP), Santo Amaro (SP), Sananduva (RS), Viamão (RS), Santa Rosa (RS), Passo Fundo (RS), Balsas (MA), Clevelândia (PR), Corumbá (MS), Jataí (GO), Viçosa (MG) .Em todo país, a rede conta com mais de 700 franquias.
A expansão envolve cidades de médio e grande porte. “O Mercadão dos Óculos está presente em todas as regiões do Brasil. Isso só é possível porque além do nosso modelo ser rentável e seguro, ele se adapta ao tamanho das cidades”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede.
Atualmente, o Mercadão dos Óculos oferece duas opções de investimentos: o modelo Fit, voltado para cidades de até 30 mil habitantes, e o tradicional, para municípios de pequeno e médio porte.
De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 21,5% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando o segundo maior crescimento no setor do franchising.
Segundo o último levantamento da entidade, o Mercadão dos Óculos subiu 12 posições entre as 50 maiores franquias do Brasil, pulando para 30ª posição. A rede foi a única, entre as franquias de óticas do ranking, que cresceu.
Franquia consagrada
Em 2022, o Mercadão dos Óculos recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.
Ao longo do ano passado, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez consecutiva, as cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Além disso, pela quinta vez consecutiva, ganhou o Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF.
Os dois prêmios são referências no franchising e reúnem as redes que chegaram à excelência. Com isso, a marca entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising por cinco vezes e de forma seguida.
O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.
Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.
Endereço das unidades:
Rua Joaquinha Liberata, 25 – Caucaia do Alto
Av. São Lucas, 19 – Parque São Lucas
Rua Coronel Eugênio Motta, 21, saa 25 – Centro
Rua Siqueira Campos, 81 – Centro
Rua Barão do Duprat, 250 – Santo Amaro
Av. Salzano da Cunha, 385 – Centro
Av. Liberdade, 1986 – Santa Isabel
Av. América, 336, sala 01 – Centro
Av. Brasil Leste, 15 – Centro
Rua Gomes de Sousa, 525 – Centro
Av. Nossa Senhora da Luz, 484, sala 2 – Centro
Rua Delamare, 1062 – Centro
Rua Capitão Francisco Joaquim Vilela, 795 – Centro
Travessa Cesar Santana, 38 – Centro
Ficha Técnica (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Capital de Giro: R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Ficha Técnica (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Número de unidades franqueadas: mais de 700
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses