Mercadão dos Óculos 500 franquias: um marco para a rede

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquias de óculos

Mercadão dos Óculos atinge a marca de 500 franquias

10/02/2021

Em janeiro, o Mercadão dos Óculos alcançou a marca de 500 franquias em todo Brasil entre unidades em operação e em implantação. Agora, a rede de óticas mais premiada e uma das maiores do país, faz parte de um seleto grupo de franqueadoras que realizou tal feito em menos de dez anos de franchising.

“Entre as mais de 3 mil marcas, mostramos que é possível crescer com qualidade, apoiando o franqueado e oferecendo um modelo de negócio rentável mesmo em tempos de crise”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.

Para este ano, o Mercadão dos Óculos planeja inaugurar 200 unidades e comercializar outras 250.

De acordo com Freitas, a rede atuará em diferentes frentes, por exemplo, ampliar a presença nas capitais, mas também em cidades com até 30 mil habitantes – para qual a franquia possui um modelo de negócio específico.

Além disso, um dos trunfos do Mercadão dos Óculos são seus multifranqueados, hoje representam 50% das franquias da rede.

“Muitos deles conquistaram resultados tão bons com a primeira unidade que, em menos de um ano ou mesmo no mês da inauguração, garantiram a segunda”, diz Fábio Nadruz, diretor de operações da rede.

Gustavo Freitas, diretor-executivo: “Entre as mais de 3 mil marcas, mostramos que é possível crescer com qualidade, apoiando o franqueado e oferecendo um modelo de negócio rentável mesmo em tempos de crise”

 

Assim aconteceu com o franqueado de Capão da Canoa (RS). “Nos três primeiros dias de inauguração, faturamos R$ 17,5 mil e, em uma semana, batemos a meta do mês”. O investidor abriu a unidade em agosto do ano passado e, no mesmo mês, comprou outra, que será inaugurada na cidade de Tramandaí em agosto deste ano.

 

Desempenho 2020: acima da média

O Mercadão dos Óculos nadou na contramão da pandemia e terminou 2020 com 127 lojas inauguradas e 225 novas unidades comercializadas. Destas últimas, 54 foram para cidades pequenas e 101 compradas por multifranqueados.

“O franqueado é nossa maior ‘propaganda’. Se ele está comprando outras unidades, significa que está satisfeito com o modelo de negócio e as ações da franqueadora”, destaca Freitas.

Não à toa, no ano passado o Mercadão dos Óculos recebeu pela quarta vez consecutiva (2017-2020) os dois principais prêmios do setor, o Selo de Excelência em Franchising, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e o Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, neste caso, sendo a única ótica a receber o Selo 5 Estrelas.

“No ranking da PEGN, ficamos em primeiro lugar entre as óticas no segmento de Saúde e Bem-Estar”, acrescenta o diretor-executivo.

De acordo com Nadruz, uma das explicações para o sucesso da rede em 2020 foi a agilidade em lidar com a pandemia.

“Promovemos treinamentos, criamos condições especiais, investimos em tecnologia e construímos novos negócios”, destaca.

Foram mais de 4 mil horas de treinamentos em toda rede.

“Eles aconteceram logo na primeira semana da pandemia. Isso fortaleceu o conteúdo das equipes e dos franqueados, potencializando o ganho na reabertura das franquias”, relembra Nadruz.

Fábio Nadruz, diretor de operações: “Promovemos treinamentos, criamos condições especiais, investimos em tecnologia e construímos novos negócios”

 

Novidades: tecnologia e produtos

Em maio do ano passado, o Mercadão dos Óculos lançou uma nova tecnologia de venda, o VisioLens. Por meio de um tablet, o cliente tem à disposição todas as opções de armação e lentes disponíveis pela rede.

Com a ajuda do vendedor, ele consegue ver em tempo real os efeitos do tratamento das lentes, por exemplo. Para isso, basta escolher o produto e apontar a câmera do tablet para qualquer ponto. O resultado é instantâneo.

“Existem muitos tratamentos para lentes, por exemplo, antirreflexo, filtro de luz azul, dentre outros. Com essa ferramenta, o cliente tem uma visão mais ampla e em tempo real de todas as opções”, comenta Nadruz.

Para o cliente, a vantagem são as possibilidades de fazer a combinação de produto ideal, entendendo de forma mais didática, e menos técnica, a função de cada lente e tratamento oferecido.

Para o franqueado, ajuda a aumentar o número de vendas e do lucro em cima delas, já que a nova ferramenta trouxe também como novidade a inclusão de lentes próprias do Mercadão dos Óculos, que oferecem qualidade igual às opções internacionais, porém, com uma margem de mark-up maior.

“Este será o futuro das óticas, em que o cliente enxerga e entende as possibilidades de produtos que ele tem à disposição. A venda com a tradicional tabelinha, apesar de útil, será cada vez menos utilizada”, completa Nadruz.

Em setembro do ano passado, o Mercadão dos Óculos anunciou ainda uma parceria com a Marcolin – uma das maiores empresas do mundo no ramo óptico – para a venda exclusiva no Brasil das marcas Gant e Skechers.

 

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede com 500 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012.

A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional.

Em 2017, 2018, 2019 e 2020 recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 

Ficha Técnica (cidades com até 30 mil habitantes)

Investimento: até R$ 120 mil
Taxa de franquia: de R$ 35mil
Capital de Giro: de R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses

Ficha Técnica (cidades acima de R$ 30 mil habitantes)

Investimento: a partir de R$ 170 mil
Taxa de franquia: de R$ 45 mil a R$ 65 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 3
Número de unidades franqueadas: 500
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio da unidade: R$ 58 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses

NOTÍCIAS RELACIONADAS