Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Limpidus comemora 40 anos crescendo globalmente na pandemia

06/08/2020

  • Maior rede nacional do segmento de limpeza busca liderança global

 

  • Entre outras iniciativas, novos serviços de desinfecção de 90 e 365 dias são incorporados e ajudam rede a contornar crise

 

 

No último mês, a Limpidus completou 40 anos de história e, nesta trajetória, já passou por diversas crises. Todas elas contribuíram para um marco de fortalecimento da empresa e nesse cenário de pandemia não tem sido diferente.

 

“O que vislumbramos desde o início para passar por este momento foi estarmos preparados em rede. Em fevereiro, quando estava claro para nós que a coisa estava se alastrando mundialmente e ia mesmo chegar por aqui, passamos a conversar com parceiros da Ásia e entender como estavam encaminhando as coisas por lá. Neste momento, passamos a nos inteirar sobre os métodos, tecnologias de desinfecção, de produtos, equipamentos, roupas de proteção e EPI’s que estavam sendo usados por lá. Desta forma, conseguimos nos antecipar na compra desses itens, que logo depois sumiriam do mercado ou teriam seus preços aumentados. Quando a quarentena iniciou por aqui já estávamos operacionalmente prontos, com um vídeo de treinamento para mostrar aos franqueados os cuidados necessários e a metodologia de execução dos serviços. Daí para frente passamos a reproduzir este protocolo nos demais países da América Latina que estamos presentes”, conta Fernando Sodré, presidente da Limpidus.

 

 

Novas tecnologias em serviços de desinfecção são incorporados e ajudam rede a crescer na crise

 

“O serviço de desinfecção foi, em um primeiro momento, uma opção a mais para geração de caixa dos franqueados, seja para o atendimento de empresas que já eram clientes como também para abertura de novas oportunidades de negócios, em todos os lugares onde operamos e irá, sem dúvida, compor nosso portfólio de serviços daqui para frente. Trata-se de um serviço com grande diferencial e muita demanda.

 

Em primeiro lugar, porque utilizamos equipamentos de nebulização eletrostática, que geram uma nevoa com carga positiva e isso faz com que as partículas do produto busquem todas as superfícies com carga negativa garantindo uma cobertura de 100% das superfícies tratadas. Em segundo, porque temos a distribuição de um produto importado, que foi utilizado em Huwan, na China, à base de silano covalente, permitindo que o produto adira a superfície e fique ativo contra vírus, fungos e bactérias por até 90 ou 365 dias, conforme laudos técnicos, devidamente registrado na Anvisa e na EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos)”, completa Sodré.

 

10 anos em poucos meses: a limpeza é valorizada com a pandemia. Agora até os CEO’s estão cuidando da limpeza

 

Muita coisa mudou no último semestre, forma viver, pensar, se relacionar, mas, acima dos comportamentos sociais, o que com certeza mudou, foi a percepção da importância da prática de higiene e limpeza. Algo tão básico e valioso, de repente teve todos os holofotes voltados a ele. Uma necessidade básica e, nesse momento, a única munição contra um vírus que atinge o mundo.

 

Gerou-se uma crise e como no cenário das demais já enfrentadas, é preciso ter estratégia, solidez e criatividade para passar por isso. E nesse momento, todos os empresários se viram na obrigação de olhar com mais atenção e detalhe para esse aspecto necessário e importante. E quem ganhou com isso foi o setor de limpeza.

 

“Nós do setor de limpeza, conseguimos em poucos meses fazer um trabalho que talvez levasse anos. Que foi implantar a cultura da valorização à limpeza. Entender que não é uma questão estética e sim de saúde. Esse é nosso posicionamento estratégico há tempos, garantir saúde e segurança para as pessoas, mas foi necessário algo dessa magnitude para mudar a percepção, hábitos e costumes”, conta o presidente.

 

É nesse momento que se entende que é preciso ter critério, método e questionar cada ação dessa prestação de serviço. Se algo for realizado errado, pode contaminar e prejudicar pessoas em escala, ao invés de ajudar. E esse olhar mudou em nível mundial.

 

Grandes momentos marcaram a história da Limpidus, desde seu início em 1980 quando o termo Terceirização ainda não era utilizado no mercado

 

Demorou alguns anos até que o conceito de Outsourcing surgido no final da década de 70 fosse assimilado no mercado nacional e a expressão Terceirização fosse incorporada vocabulário diário. “Havia muita desconfiança e resistência das empresas em abandonar a estratégia de verticalização da produção e passar para terceiros a realização de atividades meio, que não eram o seu core-business”, afirma Sodré.

“A Inovação faz parte de nosso DNA. Isso ajudou a empresa a crescer e se desenvolver mesmo em épocas difíceis ao longo desses 40 anos. Nos anos 80 introduzimos o conceito de serviços em limpeza em detrimento da prática de locação de mão-de-obra, vigente na época e que ainda persiste até hoje em algumas empresas”, explica o executivo.

Em 1990 a empresa deu início às operações de franchising de forma pioneira, passando a adotar esse formato em 100% das operações.

Em 2008, lançou, também de forma pioneira, o Programa GreenClean de limpeza sustentável, quando o mercado ainda não falava nisso.

 

Em 2010 a rede deu início a uma forte expansão para todos os estados brasileiros com vistas a aumentar a capilaridade nacional e, assim, atrair empresas maiores.

 

Em 2015 iniciou a expansão internacional, com o objetivo de se tornar uma empresa global na área de limpeza.

 

A Limpidus hoje conta com mais de 200 franquias e está presente em 10 países: Brasil, EUA, México, Panamá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Argentina, Peru e Índia. “Não fosse a pandemia atual do novo coronavírus já teríamos iniciado também na Austrália e Nova Zelândia, o que deverá ocorrer até o final de 2020”, revela o Sodré.

 

“A história continua e o desafio daqui para frente será consolidar as operações em todas as regiões e países onde estamos presentes, na medida em que as coisas se normalizarem e retomar a expansão para novos territórios que já estão no radar”, conta Sodré sobre os próximos passos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS